Como os cineastas nos assustam desde 1896
Os filmes de terror são um gênero extremamente popular no cinema. Feitos com baixo orçamento, as vezes conseguem uma boa bilheteria, sucesso duradouro e ainda deixam produtos rentáveis em sua trilha.
Um exemplo disso é a trilogia “Pânico”, que virou referência de filme de terror, originou uma série de sátira a filmes do gênero (Todo mundo em Pânico) e ainda lançou a fantasia que se tornaria popular em festas e eventos a fantasia.
O primeiro filme de terror foi filmado por Georges Mèliès em 1896, e dura cerca de dois minutos. Parece pouco, mas foi tempo suficiente para contar a história de um homem que entra na casa do diabo e sofre com ilusões. O nome do filme é sugestivo: “A Mansão do Diabo”.
Depois disso, os filmes de terror acabaram virando oficinas para que cineastas inexperientes aprendessem técnicas novas. Os filmes eram adaptados de clássicos da literatura, como Frankstein e Drácula.
Os tipos de terror
Existem tipos básicos de filmes de terror, como se fossem “escolas” de cinema. Neles existem elementos definidos que sempre estão presentes, caracterizando a obra como de um ou outro estilo.
O terror trash geralmente conta a história de zumbis que por algum motivo saem comendo meio mundo. Este tipo raramente é exibido no cinema, e é também conhecido como “terrir” – um filme que de tão ruim, faz a pessoa rir mais do que ter medo. Animais sobrenaturais ou mutantes (aí vai uma longa lista de jacarés, cobras e outros bichos alterados geneticamente ou devido à produtos químicos) também estão presentes.
O sobrenatural é um tema freqüentemente abordado nos filmes. Fatos como vida após a morte, espíritos do mal e interação entre homens e seres do além são reproduzidos em filmes como “Carrie, a Estranha” (filme em que uma adolescente possui poderes paranormais).
Monstros e psicopatas
Falando de terror, não há como esquecer os monstros e psicopatas. Resumindo, qualquer ser que saia matando indiscriminadamente nas telinhas. “Tubarão”, “O Massacre da Serra Elétrica” e “Sexta-Feira 13” são exemplos deste tipo de filme.
O sucesso de “Sexta-Feira 13” foi tanto que o filme ganhou várias continuações, completando uma coleção com mais de 10 filmes!
A tortura também se tornou um tema recorrente nos filmes de terror – longas como “Jogos Mortais” mostram como as pessoas gostam de ver seus semelhantes serem torturados por seres sem nenhuma sanidade mental.
E por fim temos o gênero asiático, bem diferente dos filmes de terror filmados nos Estados Unidos. Nos filmes asiáticos, não tem muito sangue jorrando ou monstros assustadores: o que interessa é o terror psicológico, que faz com que a pessoa sinta um terrível frio na espinha toda vez que vai passar por um corredor escuro.
Neto