A História dos Filmes de Terror

Como os cineastas nos assustam desde 1896

Os filmes de terror são um gênero extremamente popular no cinema. Feitos com baixo orçamento, as vezes conseguem uma boa bilheteria, sucesso duradouro e ainda deixam produtos rentáveis em sua trilha.

Um exemplo disso é a trilogia “Pânico”, que virou referência de filme de terror, originou uma série de sátira a filmes do gênero (Todo mundo em Pânico) e ainda lançou a fantasia que se tornaria popular em festas e eventos a fantasia.

O primeiro filme de terror foi filmado por Georges Mèliès em 1896, e dura cerca de dois minutos. Parece pouco, mas foi tempo suficiente para contar a história de um homem que entra na casa do diabo e sofre com ilusões. O nome do filme é sugestivo: “A Mansão do Diabo”.

Depois disso, os filmes de terror acabaram virando oficinas para que cineastas inexperientes aprendessem técnicas novas. Os filmes eram adaptados de clássicos da literatura, como Frankstein e Drácula.

Os tipos de terror

Existem tipos básicos de filmes de terror, como se fossem “escolas” de cinema. Neles existem elementos definidos que sempre estão presentes, caracterizando a obra como de um ou outro estilo.

O terror trash geralmente conta a história de zumbis que por algum motivo saem comendo meio mundo. Este tipo raramente é exibido no cinema, e é também conhecido como “terrir” – um filme que de tão ruim, faz a pessoa rir mais do que ter medo. Animais sobrenaturais ou mutantes (aí vai uma longa lista de jacarés, cobras e outros bichos alterados geneticamente ou devido à produtos químicos) também estão presentes.

O sobrenatural é um tema freqüentemente abordado nos filmes. Fatos como vida após a morte, espíritos do mal e interação entre homens e seres do além são reproduzidos em filmes como “Carrie, a Estranha” (filme em que uma adolescente possui poderes paranormais).

Monstros e psicopatas

Falando de terror, não há como esquecer os monstros e psicopatas. Resumindo, qualquer ser que saia matando indiscriminadamente nas telinhas. “Tubarão”, “O Massacre da Serra Elétrica” e “Sexta-Feira 13” são exemplos deste tipo de filme.
O sucesso de “Sexta-Feira 13” foi tanto que o filme ganhou várias continuações, completando uma coleção com mais de 10 filmes!

A tortura também se tornou um tema recorrente nos filmes de terror – longas como “Jogos Mortais” mostram como as pessoas gostam de ver seus semelhantes serem torturados por seres sem nenhuma sanidade mental.

E por fim temos o gênero asiático, bem diferente dos filmes de terror filmados nos Estados Unidos. Nos filmes asiáticos, não tem muito sangue jorrando ou monstros assustadores: o que interessa é o terror psicológico, que faz com que a pessoa sinta um terrível frio na espinha toda vez que vai passar por um corredor escuro.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.