Feriado Independência

O feriado da Independência é um dos importantes do Brasil sendo também chamado de Dia da Pátria. Trata-se do feriado que celebra o dia 7 de setembro de 1822 em que o príncipe regente Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil do Reino de Portugal. Todos os anos esse dia é feriado nacional.

Feriado Independência

Feriado Independência

Porém, é válido destacar que antes dessa data marcante já existia um processo de emancipação do Brasil da corte portuguesa sendo que o “Grito do Ipiranga” foi apenas o ponto final. Conheça um pouco melhor a história por trás do feriado da Independência brasileira e entenda a celebração anual da data.

A História por Trás do Feriado da Independência

Fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil

O grito da independência foi dado somente em 1822, mas sua história começou em 1808 quando a família real de Portugal fugiu de seu país de origem para o Brasil. Napoleão Bonaparte ameaçava invadir Portugal por sua colaboração mercantil com a Inglaterra. A realeza portuguesa viu na vinda para o Brasil a sua oportunidade de fugir e então em 1808 o príncipe regente Dom João VI desembarcou por aqui com sua família.

Os portos brasileiros então foram abertos para o comércio mercantil dando a colônia uma força muito maior. Dom João se tornou rei e a sede do governo passou a ser o Brasil. Portugal ficou sob o comando de alguns representantes ingleses e logo as posições se inverteram sendo o reino passou a figurar como colônia. O nome do reino passou a ser Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A economia portuguesa foi bastante prejudicada com essa mudança e logo os portugueses se tornaram impacientes. A revolta popular deu origem a chamada Revolução Liberal do Porto.

O Retorno de Dom João VI a Portugal

O movimento constitucionalista cresceu em Portugal e promoveu a união dos revolucionários de Porto e Lisboa. Nesse contexto foi então criada a chamada Junta Provisional do Supremo Governo do Reino em que se estabeleceram as Cortes Constituintes que elaboravam as novas leis e com isso reduziam o poder da monarquia. As duas principais frentes desse movimento eram que Dom João VI retornasse a Portugal e que o Brasil voltasse a ser uma simples colônia.

Finalmente em 1821 Dom João VI cedeu as pressões de Portugal e voltou para seu país de origem. Porém, para evitar pressões no Brasil deixou seu filho Dom Pedro I como príncipe regente. O príncipe durante algum tempo agiu exatamente como a corte portuguesa esperava, mas com o tempo ele percebeu que as medidas apenas prejudicavam o país e objetivavam transformá-lo novamente em colônia.

A Importância do Príncipe Regente

Dom Pedro com o tempo passou a tomar decisões que eram favoráveis para o Brasil evitando assim que o país fosse explorado demasiadamente por seu país natal. Obviamente medidas como redução de impostos e incentivos para a economia local agradaram os brasileiros, mas geraram descontentamento entre os portugueses. Logo começou a pressão para que Dom Pedro retornasse a Portugal e cedesse o governo para uma junta da corte.

Apoio a Dom Pedro I

Dom Pedro estava sendo pressionado por Portugal, mas tinha apoio no Brasil. Os militares do país o apoiavam por ele ter lhes dado o mesmo status dos militares portugueses. Devido às medidas positivas para a economia nacional os fazendeiros e comerciantes também apoiavam o príncipe regente. Quando o ano de 1821 estava chegando ao fim o povo demonstrou apoio a Dom Pedro também realizando um abaixo-assinado para que ele não retornasse a Portugal.

Diga ao Povo que Fico

Um dia tão importante quanto o 7 de setembro para a emancipação do Brasil de Portugal foi o chamado “Dia do Fico” em 9 de janeiro de 1822. Após receber apoio para ficar Dom Pedro deu a seguinte declaração: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico”. Com essa decisão tomada o príncipe tratou de se cercar de pessoas de confiança como José Bonifácio que era a favor da libertação de Portugal, mas sem tirar o poder da monarquia.

Além disso, o príncipe ainda determinou que qualquer lei vinda de Portugal deveria ser aprovada por ele antes de entrar em vigor. A resposta das Cortes Portuguesas foi de que se o príncipe não retornasse ao seu país seria realizada uma invasão militar no Brasil para retomada do poder. Foi essa pressão que deu origem ao famoso grito as margens do Rio Ipiranga.

O Grito da Independência do Brasil

Durante uma viagem entre Minas Gerais e São Paulo Dom Pedro I recebeu um comunicado a respeito do ultimato da corte exigindo seu retorno com a possibilidade de uma guerra iminente. A esposa do príncipe o aconselhou a declarar a independência engrossando o coro daqueles que apoiavam a decisão.  Entendendo que aquele aviso era a gota d’água o príncipe fez o gesto que entrou para a história como sendo o grito da independência, ele sacou sua espada e bradou “Independência ou Morte!”. Isso aconteceu as margens do Rio Ipiranga no caminho entre Santos e São Paulo.

O Reconhecimento da Independência do Brasil

Após travar algumas disputas com Portugal finalmente o Brasil se emancipou do reino. Dom Pedro I foi declarado imperador do país e precisou tomar um empréstimo de 2 milhões de libras esterlinas junto ao governo inglês para pagar a indenização exigida por Portugal. O primeiro país no mundo a reconhecer a emancipação brasileira foi os Estados Unidos. Logo em seguida foi a vez do México.

A população brasileira quase não percebeu mudanças, pois a base da economia do país ainda era a agricultura e a escravidão ainda persistia. Como a informação não era bem difundida nessa época boa parte das pessoas nem mesmo sabia o que havia acontecido acreditando que nada tinha mudado. Contudo, a data de 7 de setembro entrou para o calendário oficial de comemorações.

Festas de 7 de Setembro

Nesse dia o país todo assiste a desfiles patrióticos sendo que o realizado em Brasília é o mais famoso uma vez que o presidente da república participa. A data também é celebrada como o Brazilian Day que é um dia para que brasileiros que vivem em outros países comemorem o seu país. A festa mais conhecida é a realizada em Nova York, Estados Unidos.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.