Diferenças Entre os Tipos de Açúcar

Açúcar não é tudo igual. Ao entrar em um supermercado, você vai comumente encontrar em maior quantidade o açucará branco em sacos de 1 quilo, usado em bolos e no dia a dia em chás e cafés, por exemplo. Mas este não é o único tipo deste doce no mercado, essencial na culinária e na nossa dieta também.  Existem muitos tipos de açúcares disponíveis que podem adoçar qualquer coisa de sua dieta, mas cada um tem uma particularidade a ser avaliada para o melhor aproveitamento do produto. Nos supermercados há uma grande variedade de açúcares que podem brilhar em receitas utilizadas pelos padeiros ou os nada profissionais, mas entusiastas. Para saber a diferença, confira a seguir cada tipo de açúcar e suas particularidades.

Diferenças Entre os Tipos de Açúcar

Diferenças Entre os Tipos de Açúcar

Açúcar Granulado

O açúcar granulado é o mais comum, aquele branco de grão mais grosso vendido em preço mais em conta no supermercado. É um açúcar de grão fino, um dos produtos de açúcar mais versáteis disponíveis. Este tipo de doce pode ser usado em casa, em cafés, chás e cereais. É sempre indicado em ​​boas receitas e pode ser usado para a indústria conserveira e preservação de alimentos. A matéria prima do produto é a cana. Mas existe uma regra clara quanto ao seu valor nutricional: quanto mais escuro e o açúcar, mais nutrientes ele tem. Por isso o do tipo granulado é considerado o menos nutritivo, o mais doce e o mais nocivo para dietas com baixo teor de glicose.

O Açúcar Granulado de Fruta 

Semelhante ao açúcar granulado regular, o açúcar granulado de fruta em uma textura de grão mais fina, tornando-se muito útil e bem mais indicado para fazer pudins, gelatina e usar em sucos e chás. Assim como o açúcar granulado comum, pode ser usado para adoçar o café e o chá e pode ser usado para a indústria conserveira e preservação de alimentos. Por ser mais fino, ele se dissolve mais rápido ao bater, por isso é mais indicado para fazer bolos e coberturas. É tão doce quanto o primeiro tipo e não menos saudável ou mais que o granulado comum.

Açúcar Refinado

Também conhecido como açúcar de confeiteiro, é um tipo de açúcar granulado também encontrado nos supermercados que foi moído até se formar um pó suave. O pó é então peneirado e refinado com uma pequena quantidade de amido de milho para evitar a formação dos conhecidos grânulos. Os tipos mais comuns de açúcar em pó são de 10x , o qual a maioria dos usuários domésticos incorpora em receitas de assados. Outro tipo de açúcar refinado é conhecido como 6x , tem um grão maior do que o açúcar de 10x. Além de produtos de panificação, o açúcar de confeiteiro pode ser usada para fazer doces, coberturas decorativas tanto de bolos como de cupcakes e doces de festas.

Açúcar Mascavo

Famoso por ser considerado o mais saudáveis das opções de culinária, o açúcar mascavo contém melaço e xarope e pode ser encontrado no mercado na cor castanho claro ao castanho dourado. Todos os açúcares marrons se agregam por causa do teor de umidade nos grânulos. Costuma ter como diferencial a sua textura macia e úmida, com uma pitada de sabor de melaço mais intensa. É comumente utilizado em produtos de panificação, mas também pode ser usado como um adoçante para cereais quentes, frutas e bebidas. O mascavo mais escuro tem uma textura macia e úmida, com um sabor forte e por isso é indicada uma menor dosagem para bebidas e receitas caseiras.

Açúcar Mascavo

Açúcar Mascavo

Açúcar Bruto 

Este é o tipo de açúcar minimamente processado, resultando em um produto com um teor elevado de melaço que dá ao açúcar um sabor rico e complexo. O açúcar bruto pode ser usado como uma cobertura para bolos, sobremesas e outros produtos assados.

Frutose

Fruta tem açúcar, por isso o consumo de tais alimentos deve ser moderado pelos diabéticos. A frutose é doce que ocorre naturalmente em frutas, vegetais e mel, bem como sucos de frutas e vegetais. É o que dar aos alimentos um sabor doce. A frutose cristalizada é excelente para utilização em uma grande variedade de alimentos e bebidas para diminuir seu teor de glicose, sem perder o sabor adocicado.

Açúcar Demerara

Este açúcar não refinado é feita a partir da primeira cristalização do sumo da cana-de açúcar. Seus grandes cristais dourados e textura crocante torna-o bem apreciado para bebidas, molhos e coberturas.

Açúcar Demerara

Açúcar Demerara

Sucanat

Sucanat é o açúcar de cana todo feito a partir de caldo de cana. Ele contém 100% de melaço natural da cana em cada grânulo. Este é bem apreciado pelos cozinheiros, pois tem um sabor rico e é dissolvido rapidamente em receitas. Pode ser usado como um substituto para o açúcar mascavo ou como adoçante no café.

Caldo de Cana Evaporado

Mais doce que este tipo de açúcar você não vai encontrar no mercado. O caldo de cana evaporado é feito diretamente da cana-de-açúcar moída. O suco é evaporado em xarope, e em seguida, cristalizado e curado. O produto final é um cristal de tamanho médio com uma cor loira e distinta do melaço do sabor que pode ser usado no lugar do açúcar granulado normal em tudo, desde bebidas para assados.

Qual o Melhor Tipo de Açúcar Para Alimentação?

Uma das formas de medir o valor nutricional já mencionamos no texto: a cor. O açúcar mais claro passou por um processo maior de purificação, e por isso ele é mais industrializado e menos nutritivo. Já o mais escuro, é considerado mais puro, e por isso ele é mais nutritivo e indicado para dietas ricas em glicose e baixo teor de gordura. Para quem quiser controlar a quantidade de gordura no corpo, uma boa pedida é eliminar uma boa parte dos nutrientes doces da dieta. A glicose, quando não usada, torna-se gordura e por isso acaba causando a temida gordurinha localizada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.