Dicas Sobre Abrasivos

Abrasivo é material mineral ou sintético utilizado para moldar ou terminar uma peça de trabalho através de atrito. Utilizados do modo extenso para ampla variedade de aplicações industriais, domésticas e tecnológicas por causa da origem à variação na composição física e química de produtos abrasivos, bem como pela forma de produção.

Os usos comuns do gênero incluem modalidades como moagem, polimento, corte, perfuração, afiação, polimento e lixa.

Trabalho Dos Abrasivos

Abrasivos em geral dependem de diferença de dureza no material a ser trabalhado. De modo típico, os materiais utilizados como abrasivos são de minerais ou pedras sintéticas, alguns dos quais podem ser químicos e idênticos de modo físico aos minerais que ocorrem de modo natural.

Diamante, abrasivo comum, por exemplo, ocorre de modo natural, embora seja produzido de maneira industrial. Os minerais ainda mais suaves também podem ser usados como abrasivos no formato de “agentes de polimento” dentro do creme dental.

Estes minerais são esmagados, desde que já não tenham tamanho suficiente pequeno, a fim de permitir o uso como abrasivo. Força aplicada através dos grãos provoca fragmentos do material trabalhado para romper de modo simultâneo, alisando ou fazendo trabalho solto.

Degradação Do Abrasivo

Alguns Fatores Que Afetam a Rapidez Com Que a Substância Seja Desgastada Incluem:

  1. Diferença de dureza entre as duas substâncias: um abrasivo irá cortar mais rápido e profundo;
  2. Tamanho de grão: Unidades maiores cortam de modo rápido e profundo;
  3. Aderência entre os grãos determina a rapidez com que eles são perdidos a partir dos abrasivos;
  4. Força de contato: Mais força irá aumentar a abrasão;
  5. O uso de lubrificante / fluido pode impedir carregamento, transporte de calor (o que pode afetar as propriedades físicas da peça de trabalho ou do abrasivo) ou diminuição de atrito (com o substrato ou matriz).

Minerais Abrasivos

Abrasivos podem ser classificados como naturais ou sintéticos. As pedras naturais são consideradas superiores, mas os avanços na tecnologia de materiais estão vendo a distinção se tornar menos distinta.

Sintéticos são idênticos ao mineral natural, diferindo apenas na medida em que foram fabricados, em vez de extraídos. Impurezas no mineral natural podem se tornar menos eficazes. Alguns produtos abrasivos que ocorrem de maneira natural são: Calcita (carbonato de cálcio), pó de diamante (diamantes sintéticos são usados de forma extensiva) e areia.

Alguns minerais abrasivos (tais como alumínio zircônio) ocorrem com naturalidade, mas são suficientes raros e caros, tal que uma pedra sintética pode ser utilizada de modo industrial. Estes e outros abrasivos artificiais incluem: Cerâmico, óxido de alumínio cerâmico, óxido de ferro cerâmico, vidro em pó, aço abrasivo e carboneto de silício.

Abrasivos Manufaturados

Abrasivos são moldados para vários fins. Naturais podem ser vendidos como pedras revestidas, em geral sob a forma de bloco retangular. Ambos, naturais e sintéticos, estão disponíveis com grande variedade de formas, coladas ou revestidas, incluindo blocos, cintos, discos, rodas, folhas, barras e grãos soltos. Abrasivo ligado é composto por material contido dentro da matriz, apesar de que óxido de alumínio fino pode compreender material sintetizado.

A matriz é denominada aglutinante, caso da argila, resina e borracha. A mistura do abrasivo está moldada em blocos, bastões ou rodas. O abrasivo comum usado tem óxido de alumínio.

Também são comuns carbonetos de silício, tungstênio e granada. Por vezes as pedras artificiais possuem abrasivos ligados e disponíveis como bloco de dois lados, sendo cada parte uma classe diferente de grão.

Cilindros são rodados com alta velocidade. Durante a história da tecnologia se tornou necessária a construção da roda para suportar maior tensão radial a impedir explosão à medida que gira. Questões similares surgem com o corte de rodas reforçadas com fibras.

Velocidade relativa elevada entre o abrasivo e a peça de trabalho torna necessário o uso de um lubrificante de algum tipo. De maneira tradicional, eles foram usados para evitar que o calor de atrito danifique a peça de trabalho (como temperamento de lâmina, por exemplo).

Alguns estudos sugerem que a propriedade de transporte de calor do lubrificante é menos importante quando se lida com metais. Mais importantes são os efeitos sobre diminuir tensões de tração enquanto aumenta a compressão e se reduz as tensões térmicas e mecânicas durante a formação. Várias formas também são usadas como cabeças em ferramentas rotativas utilizadas em trabalhos de precisão, tais como modelagem de escala, por exemplo.

Retificação

A retificação consiste em método empregado para restaurar o abrasivo à forma superficial original. Rodas e pedras tendem a serem usadas de modo desigual, deixando a superfície de corte longe de estar plana. Isto conduzirá à abrasão irregular e outras dificuldades.

Abrasivos Revestidos

Lixa representa abrasivo revestido comum. Um agente de ligação é aplicado ao elemento de base para proporcionar superfície plana para a qual a areia está então aderida em posterior. Suporte de tecido pode também utilizar agente de enchimento.

Abrasivos revestidos podem ser moldados para uso em lixadeiras rotativas e orbitais para envolver em torno de blocos de lixa, como circuitos fechados de uso no cinto de moinhos e aço de diamante.

Outros Abrasivos e Usos

Areia, esferas de vidro, metal, cobre e gelo seco, todos são usados por um processo chamado de jato de areia (ou semelhante, tais como o uso de pérolas de vidro. Gelo seco vai sublimar deixando para trás não abrasivos residuais).

Corte composto utilizado na pintura de automóveis é um exemplo de abrasivo na suspensão em líquido, pasta ou cera, como certos líquidos de polimento para talheres e suportes ópticos.

O líquido, pasta ou cera atua como agente de ligação que mantém o abrasivo ligado ao tecido usado ao suporte para deslocar o outro lado da peça de trabalho do sistema de abrasão.

Nos automóveis, em particular, a cera pode servir tanto como agente de proteção, impedindo a exposição da tinta do metal ao ar, como também na forma de enchimento ótico para fazer arranhões menos perceptíveis.

Dentifrício contém carbonato de cálcio ou sílica como um “agente de polimento” para remover placas e outras matérias de dentes como a dureza do carbonato de cálcio, por exemplo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.