Como Parar de Fazer Xixi na Cama

Um dos problemas mais comuns na infância é o ato de urinar enquanto dorme. Dor de cabeça para as mães, as crianças aprendem, com o tempo, “segurar” o xixi para evitar que ele seja feito na cama, dando tempo de a criança ir ao banheiro.

No entanto, não são somente os garotos e garotas que sofrem com esse mal. Há muitos casos de jovens e adultos que sofrem com os problemas de urinar enquanto dorme, causando transtornos e constrangimentos para a pessoa com o tal problema.

Não podemos nos esquecer de que os idosos também são uma grande parcela das pessoas que convivem com o problema, muitas vezes, precisando até mesmo usar fraldas, assim como os recém-nascidos e os bebês.

Mas porque isso acontece? E quais são as formas mais corretas de combater esse problema? São essas dúvidas que o nosso artigo de hoje vai sanar. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o problema, e maneiras de trata-lo, garantido, assim, mais qualidade de vida. Vamos lá?

Por Que Algumas Pessoas Urinam na Cama?

Como já dito anteriormente, as crianças e os idosos são os gêneros que mais sofrem com o ato de fazer xixi na cama, e são muitos os motivos. No entanto, para os médicos, é normal que a criança apresente a incontinência urinária, pois entendem que o sistema urinário das crianças ainda não está completamente formado, sendo normal também que as crianças aprendem a segurar seus instintos fisiológicos a partir dos três anos de idade. Quando a criança tem mais idade e ainda não consegue segurar o xixi naturalmente, o problema é chamado de enurese noturna, quando as crianças, mesmo não apresentando nenhuma doença na bexiga ou no canal urinário, não consegue controlar a urina. Essa disfunção é mais frequente nos meninos.

Além da enurese noturna, citada anteriormente, várias outras causas podem estar associadas com o xixi durante o sono. Na infância, a criança pode não ter consciência de quando a sua bexiga pode estar cheia, e, por consequência, pode acabar urinando sem perceber.

As contrações que ocorrem involuntariamente na bexiga também pode ser um grande responsável pelo problema do xixi na cama. Como já dito, o sistema urinário das crianças está em pleno desenvolvimento, e, por conta disso, é normal que tais contrações aconteçam. Em idosos, pode acontecer o que se chama de “relaxamento” do músculo. Por causa da idade, os músculos da bexiga vão perdendo a elasticidade natural, fazendo com que a urina escape involuntariamente.

Questões hormonais podem também estar ligadas no problema de incontinência urinária. O defeito na produção de um hormônio pode fazer com que a produção de urina noturna seja aumentada, e, por consequência, fazendo crescer o risco de a pessoa urinar enquanto dorme.

A genética também pode ter a sua ponta de culpa nesse processo, já que, se o pai ou a mãe da criança tiverem apresentado a enurese noturna quando crianças, o risco de a criança também vir a apresentar o distúrbio é maior. Isso não quer dizer, entretanto, que a criança vira a desenvolver a doença.

Uma doença bastante conhecida dos brasileiros pode, também, estar ligada com os casos de xixi na cama: O diabetes, que acomete um número significativo de brasileiros e que, apesar de grave, muitas vezes, é silenciosa, o que faz muitas pessoas nem desconfiarem que seja portadora da doença. O diabetes se caracteriza na deficiência do organismo em produzir insulina, que é responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo que ela é produzida pelo pâncreas. Caso não seja tratada, a diabetes pode causar amputações e até a morte de quem a porta.

A constipação intestinal, que é uma deficiência do intestino em eliminar as fezes, também pode contribuir para o quadro de incontinência urinária.  O intestino de pessoas com o problema fica “preso”, fazendo com que ela passa dias sem evacuar, causando problemas fisiológicos.

Esses são apenas alguns dos casos que mais fazem com que a incontinência urinária apareça. Mas existem outros fatores, alguns mais graves, que pode fazer com que o distúrbio aconteça: câncer na bexiga, pedra nos rins, etc. Outros fatores, porém, não são graves, mas precisam, assim como as outras, de acompanhamento médico. Causas psicológicas, ansiedade, além de baixa autoestima, podem ser alguns dos motivos para a incontinência urinária aparecer.

Como Evitar Urinar na Cama?

Como já dito, o melhor em alguns casos é buscar uma ajuda especializada, a fim de apurar quais são os motivos que estão causando o problema urinário. No entanto, você pode agir para que isso não aconteça com você ou com seus familiares. Veja algumas dicas para evitar o xixi na cama:

– Evite ministrar a crianças e idosos com esse problema, altas quantidades de líquido durante a noite. Até mesmo pequenas quantidades podem ser suficientes para desencadear o processo de urina durante o sono. Faça com que eles bebam líquidos uma hora ou mais antes de ir dormir, e os faça ir ao banheiro antes de irem dormir. Assim, pode evitar ou, ao menos, amenizar o distúrbio.

– Ao invés de ingerir altas quantidades de água á noite, incentive seus familiares que possuem esse mal a beberem água durante o dia. Além de ser melhor para o organismo, ajuda a evitar que essas pessoas acabem urinando na cama por terem tomado altas doses de água.

-O consumo de alimentos que contenham cafeína, além da ingestão de refrigerantes e alimentos que tenham muita presença do sal contribuem para que a aparição da enurese noturna aconteça. Por isso, incentive os seus familiares a ingerirem alimentos que não sejam prejudiciais ao trato urinário, como os citados acima.  Mostre para eles alternativas mais saudáveis, que possam ajudar a resolver o problema da incontinência urinária.

-Problemas psicológicos podem estar relacionados ao xixi na cama. Se você perceber isso em algum de seus familiares, o leve para uma consulta ao psicólogo, que irá achar o tratamento ideal para tratar esse problema. E, em hipótese nenhuma, medique um familiar seu sem recomendação médica. Essa precaução é essencial para evitar transtornos maiores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.