Dicas de Boas Maneiras à Mesa

Existem momentos na vida em que não há como fugir da necessidade de boas maneiras à mesa. Saber como agir em jantares luxuosos representa trabalho do anfitrião e dos convidados. Para a imagem pode ser ótimo. Existem alguns conselhos práticos que quando colocados em prática podem adicionar de forma positiva. Confira algumas dicas sobre como se comportar na mesa.

01: Cuidado com a Degustação

Aceitar a oferta de outra pessoa para saborear um pedaço de seu prato – ou oferecer uma mordida do seu – são maneiras aceitáveis de mesa, desde que discretamente. Existem ocasiões em que a atividade se torna inviável, principalmente nos jantares luxuoso.

02: Usado Adequado das Desculpas

Ao se levantar para ir ao banheiro não é necessário dizer para onde está indo, um simples “Desculpe-me, por favor, eu vou estar de volta” é suficiente. Em outros momentos, uma breve explicação está em ordem: “Por favor, desculpe-me, vou me ausentar por instantes para verificar com a babá”.

03: Postura Adequada

Você não precisa ficar rígida como um trilho na mesa de jantar, mas curvar os ombros sobre a cadeira é contraindicado. Da mesma forma, curvar-se para trás da cadeira (o que faz com que pareça que você não está interessado na refeição) representa maus modos mesa ao comer com os outros.

04: Cuidado com os Cotovelos

Quanto a não colocar os cotovelos sobre a mesa, esse tabu se aplica somente durante as refeições. É uma história diferente quando os talheres foram retirados. Ha verdade, colocar os cotovelos sobre a mesa enquanto se inclina à frente durante a conversa demostra que atenção por parte do receptor da mensagem. Fato que pode funcionar de maneira positiva, em grosso modo nos jantares de trabalho ou junto com executivos à realização de negócios.

04: Cuidado com os Cotovelos

04: Cuidado com os Cotovelos

05: Cuidado com o Remelexo

Quando espera a comida chegar ou depois da refeição, você pode querer manter suas mãos em seu colo, apenas para resistir à tentação de brincar com os utensílios ou outros itens. Abstenha de tambores dos dedos. Não sacuda o joelho, ou cometa hábitos inquietos. Mantenha as mãos longe de seu cabelo.

06: Mantenha o Alinhamento nos Cortes

Corte os alimentos em apenas um ou dois pedaços de tamanho em um momento. Fazendo isso faz sentido, já que um prato cheio de comida não é somente apenas pouco atraente, como também esfria mais rápido do que o alimento que está quase intacto. Manter poucos alimentos no prato representa ponto que evidencia educação à mesa por parte do convidado.

07: Tempero nos Alimentos

Boas maneiras à mesa ditam que se saboreie a comida antes de temperarar. Apressadamente cobrindo um prato com sal ou afogando em ketchup implica que você acha que a criação do cozinheiro precisa melhorar. Fato considerado indelicado por qualquer convidado, ou mesmo pelo anfitrião do jantar.

08: Mastigue os Alimentos

Não coloque na boca mais comida do que se pode mastigar: Pegue um pedaço gerenciável, mastigue bem antes de engolir. Quando você tem um bocado de comida na boca são considerados maus modos à mesa para fazer duas coisas: Tomar bebida e conversar. Se alimente com tranquilidade, espere a boca estar vazia para continuar a conversa o fazer algum comentário.

09: Momento de Pedir Ajuda

As circunstâncias determinam se é ou não aceitável pedir uma ajuda extra. Não é boa maneiras à mesa em um jantar formal, mas é permitido em um informal. Se não houver ajudantes, o anfitrião mesmo poder servir o prato principal. Para fazer isso, deixe a prata na placa, certificando-se que está bem posicionado. Nunca segure recipiente em sua mão ou colocá-la na toalha da mesa quando você passa o seu prato.

09: Momento de Pedir Ajuda

09: Momento de Pedir Ajuda

10: Alimentos Desconhecidos

De repente o jantar traz alimentos desconhecidos! Se representar alimento que você não tem certeza de como comer – um tipo de sushi, talvez, ou caranguejo na concha – necessário escolher uma entre três opções sobre como proceder: (1) Espere até que alguém começa a comer e seguir o exemplo. (2) Pergunte como o alimento deve ser consumido (dedos ou garfo, por exemplo). (3) Evitar a comida completamente.

11: Usando Bacia Dedo e Toalhas Quentes

Mergulhe os dedos na água e depois seque os com o guardanapo. Em alguns restaurantes de luxo, toalhas de mão no vapor são apresentadas a clientes no final da refeição. Use para limpar as mãos e, se necessário, a área ao redor de sua boca. (Limpando a parte de trás do seu pescoço ou atrás das orelhas não é o melhor a se fazer em um restaurante.) A maioria dos garçons traz a toalha assim que terminar. Se não usar, deixe a toalha, à esquerda do seu prato, em cima de seu guardanapo dobrado livremente.

12: Silêncio

A essência de boas maneiras à mesa é discrição, uma cortesia perfeita inclui comer calmamente. Ruído impede conversa. Raspagem de uma placa de gelo ou barulho alto na hora de mastigar é desagradável; considerado falta de educação.

13: Bom Uso do Guardanapo

Lembre-se de fazer bom uso de seu guardanapo, limpando os dedos, se necessário. Também é necessário usar pequena área do guardanapo para secar os lábios com bastante frequência.

13: Bom Uso do Guardanapo

13: Bom Uso do Guardanapo

14: Pequenas Mordidas

Leve apenas comida suficiente para mastigar e engolir em uma mordida fácil. Além disso, torna mais fácil conversação. Colocar excesso de alimento dentro da boca pode fazer com que o silencio seja interrompido na mesa de forma desagradável, como escrito na dica de número 13. Tenha em mente que também não pode existir excesso de bebida dentro da boca.

15: Bebidas Quentes

Para testar a temperatura de uma bebida quente, um gole único a partir do lado da colher representa a indicação perfeita. Quando o gole provado é muito quente se faz necessário esperar algum tempo para que aconteça o resfriamento antes de levantar o copo à boca. Interessante notar que quando a bebida está quente às vezes é necessário tomar com um gole rápido para diminuir os efeitos da queimadura.

16: Tossir ou Espirrar

Quando espirrar ou tossir na mesa é inevitável cobrir o nariz ou a boca com um guardanapo e proceder de forma silenciosa. Exceto em uma emergência! Não use um guardanapo para assuar o nariz, escolhe um lenço vez e vire a cabeça para o lado.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.