De Onde Vem o Petróleo?

Desde a sua descoberta surgem diversas explicações sobre como surgiu o petróleo, além dos países que disputam a patente a primeira exploração. Grande parte das teorias aceitas de forma acadêmica traz como explicação que a substância consiste no fruto do trabalho natural com restos de organismos que com o tempo ficam nos fundos de oceanos e rios.

De acordo com esse ponto de vista o processo demorar centena de milhares de anos para se formado. Vale ressaltar que também existem outras explicações sobre a origem do petróleo. Conheça as principais explicações que se referem às origens de como surgiu o petróleo no mundo.

Fósseis: De Onde Vem o Petróleo?

Grande parte dos especialistas aponta a origem do petróleo sob a ótica do tipo fóssil no qual os restos de animais a vegetais são engolidos por oceanos e ficam milhares de anos da superfície até se formarem do estado sólido para o líquido e por consequência formando o óleo de origem rara com o nome de petróleo. Como se forma no subsolo se pode considerar que na maioria dos causa se explora em locais que camadas em níveis profundos nos quais perfuradores precisam perfurar centenas de metros no sentido de achar o recurso natural fossilizado.

Conforme a teoria da origem do petróleo como fóssil leva em conta que os restos de animais e vegetais são cobertos por sedimentos com o tempo. Em consequência surgem novas camadas por cima no local com o conteúdo solo e por ação da pressão e calor as reações químicas ocorrem em nível avançado no sentido tornar o petróleo como realidade a ser explorada para abastecer a demanda mundial que apenas crescer por causa do aumento desproporcional das populações.

Por causa das constantes camadas de superfície que se formam com o tempo o petróleo se encontra nas partes profundas do subsolo e requer de maquinário especializado no sentido de fazer a exploração. Mesmo com o nível de tecnologia dos dias atuais o conteúdo vem junto com água com sal, momento no qual as refinarias trabalham no sentido de aumentar o nível de pureza.

Espécies que Começaram a Vida no Mundo e Fóssil ao Petróleo

Por volta de meio bilhão de anos no globo terrestres apenas existe organismo simples e que morriam de forma simples por causa da falta de condições climáticas para conseguir sobreviver. Após flutuarem nas águas dos oceanos os organismos entraram em processo de óbito e seguiam as profundezas até formar conjuntos de gases ou fontes de óleo.

O processo da natureza em compor o petróleo traz a incrível capacidade de gerar calor que pode ultrapassar a casa dos setenta graus célsius no subsolo dos mares e rios. O cozimento acontece por longos anos até que o sólido se forme como óleo depois de trabalhar com os restos de animais e vegetais que iniciaram o processo de decomposição há milhões de anos.

Continentes e Origem do Solo

Existem doutrinas que apontam origem do petróleo no mundo ao levar em conta as ações que acontecem por causa das placas tectônicas que se movimento de forma principal em consequência do aumente da temperatura no globo terrestre. Por causa da forma de trabelho acontecem ações que formam terreno nos a matéria orgânica se estabelece para decompor e iniciar a produção do recurso natural fóssil. Ao levar em conta a teria existe a consideração da queda do mar do norte, movimento que explica constantes aumentos e quedas nos níveis marítimos.

Inorgânico: De Onde Vem o Petróleo?

Não se pode ignorar o fato de que existem outras teorias que explicam o surgimento de petróleo no globo terrestre, como no caso da origem de fonte inorgânica, por exemplo. De acordo com a doutrina durante o processo que formou o globo terrestre surgiram conjuntos de carbono. Ao levar em conta essa lógica se pode considerar o petróleo como recurso fóssil não renovado.

Mundo Jurássico: De Onde Vem o Petróleo?

A discussão de onde vem o petróleo consiste em outra dúvida de humanidade que não consegue ser explicada no sentido da comunidade científica aponta apenas para um lado.

Entre as explicações existem pensadores que apontam a origem do recurso fóssil por causa de corpos esqueléticos de dinossauros que depois de milhões de anos entraram no processo de decomposição até que por ação natural fique de forma líquida ao ponto de formar diversos tipos de óleos, entre eles o petróleo, considerado raro por causa do valor que existem em nível mercadológico e que aumenta de forma pontual desde a revolução que os árabes fizeram ao aumentar os preços na segunda metade da década de setenta do século XX.

Petróleo no Brasil

Em terras nacionais a primeira exploração em busca de petróleo aconteceu na última década do século XIX. O responsável por fazer o primeiro tipo de perfuração foi Ferreira Camargo que conseguiu perfurar por causa quinhentos metros de pais do solo. Interessante notar que apesar dos esforços do empresário não foi retirada quantidade além do que água sulfurosa.

Começarem inúmeros esforços pra poder retirar petróleo nos limites brasileiros e por consequência satisfazer a demanda industrial do povo de forma principal porque os carros populares eram abastecidos com gasolina feita com base no recurso natural. Apenas no último ano da década de trinta do século XX foram retirados os primeiros baldes em território baiano. Com a descoberta o poder público não demorou em iniciar a Petrobrás no ano de 1954 ao sentido de organizar o monopólio petrolífero no Brasil.

A empresa que nos anos noventa do século XX quase foi privatizada nos dias de hoje consiste em um dos empreendimentos com maior respeito no globo terrestre em termos de atividades petroleiras. O trabalho acontece em todo o vapor ao levar em conta que Brasil está entre os países com maior valor de commodities do gênero que serve também para sustentar o consumo de inúmeros países do mundo. Por exemplo, com a descoberta do pré-sal o preço nos postos nacionais não vai diminuir ao consumidor brasileiro porque o conteúdo já está vendido para o mundo internacional.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.