Vergonha na Fórmula 1

Um dos esportes de maior sucesso no mundo, a Fórmula 1 teve alguns momentos que causaram certa vergonha para os corredores e frustração para os seus fãs. Casos como o que aconteceu na última corrida, por exemplo, mancham a imagem do evento e levantam a idéia de que a cada corrida o pensamento no dinheiro e não no esporte.

O fato

Vergonha na Fórmula 1

Vergonha na Fórmula 1

Na corrida de Hockenheim, na Alemanha, o brasileiro Felipe Massa, mesmo largando em terceiro, assumiu a ponta logo nas primeiras voltas. Seu companheiro, o espanhol Fernando Alonso, que está na frente dele na classificação, veio em segundo. Faltando 15 voltas para o final, o piloto brasileiro recebeu uma ordem da equipe para deixar o outro piloto ultrapassá-lo. Ao fazer isso, toda a imprensa e ex-corredores criticaram a posição da escuderia italiana, que infringiu o regulamento da Fórmula 1.

Outros casos

Polêmicas

Polêmicas

Vale lembrar que tanto a Ferrari como o espanhol Fernando Alonso já estiveram envolvidos em polêmicas que colocaram em prova a credibilidade do esporte. A escuderia, em 2002, foi punida por mandar o piloto Rubens Barrichello a ceder o primeiro lugar ao companheiro Michael Schumacher, que estava na segunda posição. Após esse fato, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), instituição que comanda a Fórmula 1, estabeleceu uma nova regra que pune essas trocas de posições.

Já o piloto espanhol esteve presente na maior vergonha que o esporte já sofreu. Em 2008, quando ele corria pela equipe Renault, seu companheiro de equipe, o brasileiro Nelsinho Piquet, bateu o carro de propósito em um local da pista para obrigar a entrada dos safety car e assim, obrigar todos a ficarem próximos e proibir, por um determinado período, a entrada dos carros no Box. Contudo, isso ajudou o espanhol, que assumiu a liderança e conseguiu vencer a corrida.

Alonso também esteve envolvido em outro caso que manchou a Fórmula 1, porém, desta vezes, ele ajudou com a FIA. Em 2007, o piloto, por estar insatisfeito com o tratamento diferente que recebia em relação ao seu companheiro, o inglês Lewis Hamilton, levantou provas que mostraram que a McLaren, por meio do projetista Mike Coughlan, conseguiu projetos confidenciais da rival Ferrari, arrumados pelo chefe da escuderia italiana Nigel Stepney. A equipe inglesa, além de perder os pontos da temporada em disputa, correu o risco de ser banida do esporte.

Michael Schumacher

Casos

Casos

O alemão que mais vezes venceu na Fórmula 1 também esteve envolvido em vários casos. O pior deles foi em 1997, quando, na última corrida, precisava apenas chegar à frente do canadense Jacques Villeneuve. O alemão, quando ia ser ultrapassado, bateu no rival para tentar tirá-lo da corrida. Contudo, o canadense conseguiu voltar e pontuou, ganhando o título. Schumacher foi punido com a perda dos pontos da temporada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.