Turmalina

A pedra de turmalina é uma das pedras preciosas mais coloridas na Terra. A turmalina é uma pedra preciosa de grande valor no mercado de jóias, pois é a pedra de outubro, é a pedra que representa o oitavo aniversário de casamento e a pedra oficial do signo de Leão. O nome “Turmalina” vem do cingalês (Sri Lanka) e traduz-se em Inglês como pedra de cores misturadas. A Turmalina é também conhecida no folclore para fins medicinais, por causa das suas propriedades químicas. Em 1912, a turmalina foi oficialmente registrada na Associação Americana de Joalheiros.

Pedras

História

A Turmalina foi muito desejada pela realeza do Extremo Oriente. A última imperatriz da China, a imperatriz Tzu era apaixonada por uma turmalina rosa. A Turmalina tornou-se valorizada na Europa, quando os holandeses começaram a importá-la do Sri Lanka no início de 1700.

Cores

A lenda que a Turmalina é a pedra de várias cores, por conta de que elas surgiram quando de uma explosão ocorrida ao longo arco-íris, onde as pedras surgidas capturaram muitas das belas cores do arco-íris. As cores mais valiosas são a indicolite (azuis e azul misturadas com verde), verdelite (tom esverdeado) e Rubelita (vermelhas e rosas). As cores mais comuns são o cromo (verde), olho de gato (com listras marrons), schorl (preto), dravita (amarelos e pardos) e melancia (verde por fora e cor de rosa no interior).

Cores

Propriedades Curativas

Conhecido para fortalecer a mente e o espírito, a Turmalina tem sido uma parte valiosa da antiga medicina e de medicina do Extremo Oriente. Os egípcios usavam remédios para distúrbios físicos e emocionais. Eles acreditavam firmemente que a turmalina poderia curar doenças do sistema nervoso, doenças do sangue e gânglios linfáticos. A turmalina ainda tem os seus poderes curativos utilizados na medicina alternativa moderna. É também utilizado para promover a expressão artística e criativa.

Propriedades Químicas

A Turmalina mais suave registra 7,0-7,5 na escala Mohs de dureza. A escala Mohs de dureza vai de 1 a 10. A escala de Mohs dá uma classificação de 10 para as mais duras pedras, como os diamantes e dá uma classificação de 1 a minerais mais suaves como o talco. A Turmalina é também uma pedra dicróica. Pode mudar de cor quando vistas de diferentes ângulos e luzes diferentes. Tem alta infração com a luz, onde esta pode entrar no cristal e se dividir em duas direções diferentes. O índice de refração é 1,615 por 1,655 e sua densidade é 3,02 por 3,26. Em um laboratório químico, a Turmalina pode tornar-se eletricamente carregada através de um processo de aquecimento e resfriamento. Com o aquecimento, a Turmalina azul e a verde podem realçar a cor e fazer pedras mais valiosas no mercado de jóias.

Turmalina

Formas

O sistema de cristal da turmalina é hexagonal. A turmalina cresce em longas paralelas unidas a um eixo principal. Vários prismas podem crescer juntos, seria conveniente para a beleza das mesmas, gerando pedras preciosas de maior valor. A maior turmalina já encontrada tem cerca de 192 quilates e está avaliada em mais de US$ 25 milhões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.