Tudo Sobre Cervejas Artesanais

No final do ano passado, durante o Mondial de La Biére, festival mundial de cerveja, realizado no Rio de Janeiro, ficou comprovado a descoberta de uma nova paixão nacional, a cerveja artesanal. E os números comprovam isso: somente entre 2008 e 2011, a venda de cervejas artesanais no Brasil cresceu 79%.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Brasil está entre os três maiores fabricantes de cerveja do planeta. Além das grandes empresas, o país possui mais de 200 micro cervejarias, que distribuem suas cervejas artesanais de todos os tipos.

O 6ª Festival Brasileiro da Cerveja, realizado em março de 2014, em Blumenau – SC, reuniu mais de 100 expositores no Parque da Vila Germânica, somando 414 cervejas inscritas, sendo 118 premiadas. O maior encontro de cervejeiros do país tem como objetivo reunir amantes da bebida e difundir a diversidade de tipos, aromas, sabores e texturas. Lá são eleitas as melhores cervejas, estilos e cervejarias do país, valorizando os melhores mestres cervejeiros – já fizemos um post sobre essa profissão aqui no Cultura Mix.

Festival Brasileiro da Cerveja

Festival Brasileiro da Cerveja

O gosto por esse tipo de bebida ficou tão em evidência, que até mesmo pessoas sozinhas passaram a arriscar na fabricação de suas próprias cervejas, muitas vezes por diversão e consumo próprio e nem tanto pelo lado comercial.

Cervejas Artesanais

Cervejas Artesanais

Produção: Apesar de parecer simples, a cerveja artesanal exige muito cuidado durante sua fabricação, então é necessário seguir com atenção e cuidado os seguintes passos: seleção dos ingredientes – água mineral filtrada, malte, lúpulo, açúcar cristal, cereais não maltados (trigo, cevada, centeio) e levedura -, brassagem – que consiste no cozimento do malte moído em diferentes temperaturas -, filtração e clarificação do mosto – para separar o mosto líquido do bagaço de malte -, a fervura e a adição do lúpulo, resfriamento e aeração, fermentação, maturação e, por fim, o envase.

Produção da Cerveja Artesanal

Produção da Cerveja Artesanal

A principal diferença da cerveja artesanal está no cuidado na fabricação, mais restrita – não necessariamente pequena – onde se obtém produtos finais mais interessantes e feitos com cuidado. Além disso, os conservantes finais devem ser sempre naturais e não químicos.

Harmonização: Após todo esse processo, quando a bebida fica pronta, vale a pena ainda investir na harmonização da cerveja artesanal. Aliás, combinar cerveja e alimentos é mais fácil que o processo com vinhos. A dica, segundo o blog Sonoma, é harmonizar a cerveja por contraste ou semelhança. Contraste quando o alimento é doce e a cerveja ácida ou amarga, e Semelhança quando a combinação se iguala, como cerveja amarga e alimento amargo.

Harmonização da Cerveja Artesanal

Harmonização da Cerveja Artesanal

Lembre-se de que o princípio básico da harmonização é o equilíbrio. Por exemplo: pratos leves exigem cervejas leves e pratos mais intensos pedem cervejas mais fortes ou intensas.

Outra dica é seguir a linha de combinações a partir dos ingredientes da cerveja. O tipo de malte influencia na intensidade do sabor, a quantidade de lúpulo vai influenciar o amargor e quanto maior o teor alcoólico mais intensa a cerveja será. Por isso, fique atento ao rótulo da cerveja na hora de harmonizá-la.

No entanto, não deixe de tentar e brincar com as suas próprias harmonizações. A melhor combinação é a que você mais gostar.

Regulamentação: Desde 2013 tramita na Câmara um Projeto de Lei que busca regulamentar a produção de cervejas artesanais no Brasil. O PL 5191/13, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça, limita a produção em 30 mil litros por ano. A medida busca estimular os pequenos produtores. O deputado defende que “de acordo com as diversas entidades representativas desse segmento cervejeiro, a ausência de normas e regulamentos para a produção e a comercialização da cerveja artesanal é o principal entrave para a difusão da produção e o crescimento do segmento”.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.