Tratamento para Espinhas

As espinhas são um grande problema para adolescentes e também para adultos que podem ser acometidos por essas indesejáveis erupções na pele. Muitos acreditam que a espinha é um problema corriqueiro e com uma pomada da farmácia vai desaparecer. Em alguns casos até pode ser assim, mas quando o problema é mais sério e generalizado, é importante procurar um verdadeiro tratamento para espinhas.

Vamos começar do início, ou seja, como elas se formam.

Como as espinhas aparecem

A forma mais comum de as espinhas aparecerem é através da produção em excesso das Glândulas Sebáceas, que pode acontecer devido a ação dos hormônios andrógenos e testosterona. Entretanto, também podem resultar da proliferação de bactérias que ficam na região do folículo piloso, a região interna da pele que está ao redor dos pelos.

As bactérias que se localizam nessa região acabam irritando a parede do folículo e assim causam a sua obstrução que resulta nas espinhas. A acne também tem predisposição genética.

Prevenindo o aparecimento de espinhas

Como é sempre melhor prevenir do que remediar, vamos dar algumas dicas para que você evite o surgimento das espinhas.

O ponto mais importante é evitar o acúmulo de oleosidade na sua pele, ou seja, esteja sempre com a pele bem limpa e higienizada. Caso a sua pele seja oleosa é necessário lavá-la com produtos adequados para que a limpeza seja mais efetiva. Atualmente é possível encontrar linhas inteiras de produtos para fazer essa limpeza corretamente com sabonetes, loções, higienizantes e também adstringentes.

Tratamento para Espinhas

Tratamento para Espinhas

Fazer uma boa esfoliação mesmo que seja em casa é importante para limpar a sua pele das células mortas que se acumulam e geram os óleos naturais. Para realizar corretamente esse tipo de tratamento, você deverá usar produtos que sejam desenvolvidos para esse tipo de tratamento. Os produtos industriais vêm com a adição ácido salicílico e glicólico. Assim você evita a obstrução dos poros.

Tratamento das espinhas

Se mesmo fazendo tudo certinho o problema já estiver instalado na sua pele, é importante procurar um médico dermatologista para realizar o tratamento correto.

Existem duas formas distintas de fazer o tratamento do problema: pode ser feito através do uso de medicamentos de uso local que agem na desobstrução dos folículos e também numa ação de controle da proliferação da ação bacteriana, até mesmo os medicamentos de via oral, que em geral são usados em casos mais graves que necessitam de um controle da infecção.

Tratamento Hormonal

No caso de mulheres que sofrem com a acne existem tratamentos hormonais que podem dar um bom resultado como, por exemplo, o uso da pílula anticoncepcional. Procure um médico para te orientar nesse tipo de tratamento.

O papel do médico

O médico é muito importante nesse período de recuperação da pele, pois os remédios podem acarretar alguns efeitos colaterais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.