Stevia – Uma Alternativa Natural ao Açúcar

Boa notícia para quem gosta de comer doces: agora você pode ceder a seus desejos, porque há realmente algo doce, mas menos nocivo do que o açúcar que está disponível para diabéticos e pessoas em dieta. Não é uma nova forma de adoçantes artificiais como o aspartame e o Splenda. É algo totalmente natural e 100% seguro.

A Planta

Stevia - Uma Alternativa Natural ao Açúcar

Stevia - Uma Alternativa Natural ao Açúcar

A Stevia Rebaudiana, ou simplesmente estévia é uma erva encontrada na América do Sul que tem sido utilizada como adoçante pelos índios guaranis do Paraguai por séculos. As folhas deste arbusto pequeno, verde tem um sabor delicioso e refrescante, que pode ser 300 vezes mais doce que o açúcar. Além disso, ao contrário do açúcar, a estévia contém zero calorias e não aumenta seus níveis de açúcar no sangue.

Os índios guaranis desfrutavam as vantagens únicas de usar o kaa he-he (termo nativo para estévia, que significa “erva doce”), muito antes da chegada dos espanhóis. Os nativos da terra usavam muitas destas folhas de estévia para adoçar o gosto da erva-mate (uma bebida amarga para o chá) e poções medicinais ou simplesmente para mastigar, como alimento. Esse uso generalizado pelos nativos da estévia foi registrado pelos espanhóis em documentos históricos preservados no Arquivo Nacional paraguaio.

O Caminho Científico

Adoçante

Adoçante

O crédito para a “descoberta” de estévia no final de 1800, foi para um botânico italiano, Dr. Moises Santiago Bertoni, diretor da Faculdade de Agricultura, em Assunção, Paraguai. Os esforços de Bertoni prepararam o caminho para a introdução de estévia fora do Paraguai e para além da América Latina. Até 1900, a estévia tinha crescido apenas na natureza, e apenas aqueles que tinham acesso ao seu habitat natural foram capazes de consumir.

A Stevia foi levada para os Estados Unidos em 1918 por um botânico do Departamento de Agricultura dos EUA, que havia aprendido sobre a erva, quanto ao modo de beber erva mate já adoçada. No entanto, apesar do interesse inicial, a estévia permaneceu quase que desconhecida na América do Norte.

A Composição Química Dando Popularidade da Stevia

Benefícios

Benefícios

Em 1931, dois químicos franceses isolaram o esteviosídeo, o composto que dá a estévia seu gosto doce, mas não foi até algumas décadas mais tarde que o potencial da estévia como um edulcorante foi utilizado no Japão. Os cientistas japoneses conseguiram determinar exatamente como a estévia foi útil e descobriu que o extrato refinado da stevia era o substituto ideal para o açúcar e para os adoçantes artificiais.

Em 1988, os produtos baseados no extrato da stevia eram responsáveis por quase 41% da quota de mercado de adoçantes alternativos consumidos no Japão. Os japoneses também começaram a usar stevia para adoçar uma grande variedade de produtos alimentícios como sorvetes, pães, doces, conservas, frutos do mar, verduras e refrigerantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.