Um engenheiro japonês estabeleceu o recorde mundial para o vôo mais longo para um avião de papel, mantendo o seu desenho aloft no ar por 27,9 segundos. Depois de gravar o seu vôo, Takuo Toda disse que a sua realização foi apenas o passo seguinte na sua ambição de lançar um avião de papel no espaço. Senhor Toda que é presidente da Associação do Japão Origami Aéreo, realizou sua proeza em uma competição em Hiroshima Prefeitura em abril e que foi agora confirmada pelo Guinness World Records no Livro dos Records como o maior vôo com avião de papel já realizado. Isso até parece historia de programas de TV, pois é muito difícil de acreditar que um avião de papel voe tanto tempo assim, mas é a pura realidade e o recorde por enquanto fica com dele.
“Eu tinha pensado que o recorde mundial era impossível de quebrar, mas a chave para quebrar o recorde é como voar alto”, disse o Senhor Toda The Daily Telegraph. Feita de uma única folha de papel dobrado, sem cortes, o seu desenho mede 10 cm de ponta a cauda. Ele planeja usar a mesma forma para tentar quebrar seu próprio recorde esquisito e bizarro em outro evento de vôo de avião de papel em entusiastas em Setembro. O seu objetivo final, no entanto, continua tendo um dos seus aviões lançados a partir do vaivém espacial. “Trinta anos atrás, eu vi um ônibus espacial com uma forma semelhante a um avião de papel retornando à Terra,” disse o Sr. Toda, que traça o seu hobby de volta ao convalescentes, pois ele passou dois anos após um acidente enquanto escalada na universidade.
Ele afirma que tinha feito um avião com um papel quase idêntico a configuração triangular três ou quatro anos antes da NASA pesquisa espacial revelar seu vaivém. “Eu pensei que seria possível para uma aeronave de papel fazer a mesma coisa, mas naquela época, ninguém iria ouvir seriamente minhas idéias”, disse ele. Na verdade um avião de papel voando por tanto tempo é de causar pânico na TV. O fundador da associação em 1980 pressionou cientistas e professores para tomar a sério a sua proposta e foram finalmente recompensados no ano passado, quando o Japão Aerospace Exploration Agency anunciou que iria financiar um prazo de três anos, 90 milhões de ienes (£ 617.000) estudo sobre a viabilidade do lançamento de dardos papel a partir da Estação Espacial Internacional e, esperemos, recuperando-los quando voltar para a Terra cerca de uma semana mais tarde.
“Se for provado que um papel plano pode re-entrar na atmosfera mágica da Terra e deslizar para baixo, em seguida, segura a comunidade científica poderia ganhar muito valiosos dados sobre aerodinâmica,” disse o Senhor Toda disse. “Esse conhecimento poderia mesmo levar a melhorias na concepção do veículo espacial no futuro, como ele iria provar que, mesmo ultra-light materiais são capazes de suportar as demandas da atmosfera superior.” Os avanços tecnológicos podem fazer a diferença em estudos como esse.