Por Que O Sol É Amarelo?

Se você pedir para uma criança desenhar um sol com certeza ela fará um círculo e pintará com amarelo, assim como os raios que saem dele. Não é de hoje que alguns fenômenos são estudados e o sol é um deles, incluindo o questionamento sobre a sua cor. Alguns estudiosos defendem por completo a teoria que o sol não é amarelo, enquanto outros defendem totalmente o contrário. Mas e você, saberia dizer se o sol é amarelo e por que ele tem essa cor?

Sol

Sol

Muitas vezes a gente acaba enxergando o que não é realidade e a maior prova disso são as ilusões de óticas que achamos tão divertidas algumas vezes. Se você, a olho nu, chegar na janela da sua casa e olhar para o céu em pleno meio dia, irá afirmar como 2 + 2 são quatro, que o sol é sim amarelo.

O amarelo que usamos para pintar o sol, é devido a variável de cor que observamos aqui da Terra. Se o sol for observado do espaço, você com certeza pintaria o nosso maior astro de branco. Então vamos saber realmente se o sol é ou não amarelo e porque ele apresenta essa cor.

O Sol Realmente É Amarelo?

Não! O sol não é amarelo. A cor natural dele, como citamos mais acima, é branca. De acordo com o complexo de cores, quando um objeto é branco, significa que todas as cores estão presentes nele, então na verdade ele não é nulo de cor, como muitas pessoas pensam.

Quando observamos o sol, que aparece todos os dias no nosso céu, ele passa todo o período desse dia posicionado em diferentes ângulos do horizonte, sendo assim, a luz presente nele viaja de forma diferente por toda a atmosfera.

Por exemplo, quando o sol está no alto do seu céu, que é justamente quando comparamos a posição com o horário de meio dia, as luzes na cor azul, anil e violeta, que são as de menor comprimento, se espalham por toda a atmosfera e isso faz com que as outras cores, que são o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho, permaneçam totalmente concentradas em torno do sol. Esse é o motivo de vermos sempre a cor amarela em torno do sol.

O Caso do Céu Avermelhado

Quando entardece o sol já fica mais próximo à linha do horizonte e consequentemente vamos conseguir observar com mais clareza as ondas de maior comprimento do astro já que a luz solar precisa de um espaço maior para poder gerar luz suficiente para ele. É por esse motivo que nesse período do dia, quando olhamos para o sol sempre o vemos na cor mais alaranjadas ou vermelha no céu. É justamente o que chamamos de sol do pôr-do-sol.

Por Que O Sol Muda de Cor Durante O Dia?

O sol muda de cor por causa da atmosfera. Com certeza você já observou dias em que a cor do sol é mais clara ou mais escura, e isso se dá devido o fator que citamos no início da nossa conversa, quando falamos um pouco sobre o complexo de core. O arco íris é a base de cores da nossa atmosfera e ele é composto por sete diferentes tonalidades de cores, que são: o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Todas essas cores somadas vai resultar no branco, por isso a mudança constante de cores do nosso astro rei durante o mesmo dia ou em dias diferentes.

Quando a camada de que envolve o nosso planeta, a atmosfera, sofre alguma alteração essa irregularidade vai influenciar diretamente na tonalidade de cor apresentada no seu céu. Levando em conta a distância que a luz percorre a atmosfera o efeito da mudança de cor do sol ainda vai ser maior.

Isso se dá porque a nossa atmosfera sofre constantemente com inúmeros tipos de fenômenos, incluindo a poluição que interferem totalmente nesse resultado. Por exemplo, partículas de poeiras, gotas de água que ficam infiltradas entre as moléculas de gás que estão presentes na atmosfera e muito mais contribuem para essa irregularidade comum no ar.

Trajeto do Sol e De Suas Cores

Então deu para entender direitinho como é que funciona as cores do seu céu durante o dia? Já sabemos que o sol não é amarelo, laranja ou vermelho como pensamos e sim, possui todas essas cores e por isso muda constantemente de cor durante o dia. Isso se dá devido a mudança do ângulo entre a luz do sol e a Terra que acontece nesse período.

http://www.youtube.com/watch?v=pMi1yPcreK0

Então Vamos Resumidamente Entender Exatamente O Que Citamos Mais Acima.

1 – Quando o sol chega ao ponto mais alto do céu o que geralmente acontece ao meio dia, a luz do sol passa por um ângulo menor na atmosfera. Devido a isso, o violeta, o azul e o anil se espalham totalmente pelo céu e isso faz com que os raios do astro rei fiquem amarelados. Isso se dá porque as outras cores do complexo se misturam e geram essa tonalidade.

Ensolarado

Ensolarado

2 – Quando o final da tarde chega e o sol ocupa um outro ângulo e consequentemente, outras cores passarão a agir diretamente sobre ele. Nesse período a luz já passa inclinada e por um espaçamento muito maior do que o anterior e entra em atrito com as partículas que se encontram soltas no ar. Com esse atrito, as cores verde e amarela também se espalham e somente o laranja e o vermelho que chegam até os nossos olhos. Assim o sol fica com a sua cor alaranjada ou avermelhada durante o dia.

3 – A presença do vermelho no final do dia se dá porque ondas compridas e com essa tonalidade, acabam contornando todos as partículas que ficam espalhadas no ar.

4 – Enquanto isso, as ondas mais curtas que são as que estão presentes nas cores violetas, anis e azuis, não conseguem ultrapassar essas partículas que se tornam verdadeiros obstáculos na nossa atmosfera e se espalham pelo céu, fazendo com que o sol reflita essas paletas ao olho nu.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.