Política Na Internet: Brasil, Barack Obama e WIKILEAKS

Os políticos brasileiros estão aos poucos compreendendo todo o poder que a internet pode proporcionar nas campanhas políticas. Governantes da situação também utilizam rede mundial de computadores para divulgar dados oficiais para o público em geral. O mundo online evidencia aspectos positivos à política, exceto aos corruptos, que podem ser expostos de forma negativa para a opinião pública.

Política Na Internet

Política Na Internet

Porém, dependendo do teor da crítica podem acontecer fatos negativos aos comunicadores. Como aconteceu no caso WIKILEAKS, em que organizador do site sofre até os dias de hoje com processos e perseguições do governo norte-americano.

Internet e Política

Teoricamente a internet serve para favorecer na liberdade de expressão. O Congresso Nacional libera o uso da internet para melhoras as discussões dos candidatos que podem conversar online com o eleitorado, respondendo dúvidas que podem surgir do eleitorado.

Quem está na internet possui maiores chances de conquistar a confiança dos cidadãos nas próximas eleições. As propostas podem ser acompanhadas com calma, não ficando estrito aos horários políticos que somente concedem maior tempo aos partidos mais conhecidos. Na web, siglas menores podem ter chances com maior nível de igualdade.

A mobilização social pode ser acionada facilmente. Nas redes sociais existem grupos reservados apenas para pessoas que seguem a mesma luta. Os ideais podem ser compartilhados com pessoas não somente no Brasil como em todo globo terrestre.

Participação Política na Sociedade Brasileira

Com tanta corrupção envolvendo a política brasileira existe uma grande crise na crença da população com relação à temática. De qualquer forma, a internet pode ajudar com que a política volte a fazer parte da rotina da população com maior participação.

Alguns especialistas apontam que a política na internet brasileira pode ampliar a qualidade do processo democrático. Os brasileiros têm acesso à rede mundial de computadores e pode receber diversas formas de denúncias sobre atos cometidos por candidatos que poderiam ser votados, caso não existisse a comunicação cibernética.

Barack Obama Venceu as Eleições com Apoio das Redes Sociais

As eleições presidenciais dos EUA em 2008 foi marca por outros aspectos além da eleição do primeiro presidente negro norte-americano, Barack Obama, nome que nunca esteve ligado aos conhecidos movimentos afrodescendentes do país.

John McCain, adversário republicano pela presidência daquele ano, estava na frente das pesquisas iniciais. Porém, após diversos planos implantados pelo Barack Obama o cenário mudou de forma considerável. Entre as modificações nas ações da campanha estava a relação direta que o atual presidente teve com os eleitores nas redes sociais.

Barak Obama

Barak Obama

A maioria das respostas era feita pelos agentes de campanhas. Entretanto, de acordo com palavras de Obama, ele mesmo respondia alguma parte, escolhendo perguntas ou sugestões aleatoriamente. Muitos críticos apontam que esta iniciativa representou uma das responsáveis principais pelas viradas nas pesquisas e por consequência pela eleição.

Depois do evento os republicanos passaram a olhar com outra ótica para o poder que a internet pode trazer aos ideais políticos em busca da cadeira principal na Casa Branca.

Caso WIKILEAKS: Censura Versus Liberdade de Expressão

A internet representa também canal no qual a liberdade de expressão acontece em alto nível. Ninguém pode impedir alguém de realizar críticas, principalmente nos países considerados democráticos. No caso WIKILEAKS, alguns pensadores acreditam que começou a primeira guerra entre censura política e liberdade de expressão em níveis globais.

Julian Assange, jornalista australiano, criou o WIKILEAKS no intuito de divulgar documentos reveladores de escândalos omitidos por governantes e pela imprensa, omissa frente às questões que podem prejudicar os poderosos. O site chamou a atenção do mundo pela primeira vez quando divulgou vídeo que demonstra helicópteros norte-americanos metralhando civis iraquianos, entre eles, dois profissionais da agência Reuters.

Na sequência, provocou o mundo a políticos dos poderosos quando publicou documentos exclusivos trocados entre embaixadas norte-americanas e a Casa Branca. O conteúdo data de 1966 até o início de 2010 e foram divulgados aos poucos no WIKILEAKS. Considerado como maior vazamento de informações secretas de um país em toda a história da humanidade.

Guerra Cibernética: Hackers Lutam Pela Liberdade de Expressão

Apesar da informação colhida não ter relevância por não serem assuntos estratégicos, o governo Americano não ficou parado e aproveitou sua forte influência para derrubar o site. A ação causou pouco efeito, com as facilidades da internet, os comunicadores ligados ao WIKILEAKS criaram milhares de sites-espelhos copiando o conteúdo utilizando outros servidores.

Entretanto, Julian Assange não escapou da mira do governo norte-americano. Foi acusado por assédio sexual na Suécia por ter feito sexo causal sem camisinha, ato punível por estrupo leve em terras suecas. Existem a desconfianças que o governo armou os processos para punir o jornalista australiano.

Foi criado um fundo financeiro para defender Assange. Porém, MASTER CARD e PAYPAL cancelaram as assistências financeiras, provocando a ira da comunidade virtual que defende a existência do WIKILEAKS. Hackers se organizam para realizar ataques nos portais das duas empresas de forma constante. Políticos que se demonstram contrários ao WIKILEAKS também têm os seus sites invadidos na chamada “Operação Vingança”.

O governo estadunidense se defende dizendo que a informação foi colhida de maneira ilegal e podem servir para auxiliar em futuros ataques terroristas. De certa forma, nunca os dados oficiais da Casa Branca estiveram ameaçados como na atualidade.

Muitos políticos dos EUA podem cair com a divulgação de maiores informações. A internet foi inventada baseada em um sistema que servia para assegura o conteúdo informativo da terra do Tio San. Algumas décadas se passaram e o canal de comunicação se torna grande ameaça do presente.

Vídeos Sobre Política na Internet

Assista a filmagem do helicóptero americano que atiram contra civis iraquianos, no ano de 2007.  Um grupo desarmado de crianças e adultos aparecem para ajudar as pessoas que foram feridas com os disparos.

Lula já afirmou sua opinião a favor do WIKILEAKS. Disse que se sente abismado por não existir nenhum movimento em massa no mundo lutando pela liberdade de expressão que pode estar sendo colocada em cheque. A democracia que tinha imagem de ser limpa e modelo do mundo estava sendo desmascaradas por Assange, segundo palavras do ex-presidente da República.

Vídeo em espanhol sobre a relação entre política e redes sociais.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.