Pedra Sabão

Como Esta Pedra Diferente Pode Ser Usada na Arte

A Pedra-sabão é uma rocha com característica metamórfica, composta de este atite e bastante compacta. Contém muitos minerais, dentre eles a clorita, tremolia, magnesita e quartzo. Como tem muito esteatita de natureza porosa, é uma rocha leve e pouca dura, sendo por isso bastante empregada para fazer peças artesanais e decorativas. Pode ser encontrada na natureza em diversas cores que variam do verde até o acinzentado. Quem pega tem a impressão de que a pedra está oleosa ou escorregadia, e por isso é chamada de pedra sabão. O maior produtor do Brasil é o estado de Minas Gerais, que possui vários depósitos comerciais com essa rocha.

Ecologia

Características da Pedra

A rocha da qual é feita a pedra-sabão é impermeável, e não é afetada por substâncias de teor alcalino ou ácido. Outro aspecto que pode ser notado nesta pedra e a faz um dos materiais preferidos de alguns escultores é a baixa variação térmica: esta pedra não é muito afetada por intensas variações de temperatura, e consegue suportar muito graus abaixo de zero ou então até 1000 ºC. Essa resistência às variações atmosféricas a torna perfeita para artesanatos ou trabalhos que fiquem expostos ao ar livre, por exemplo. Um exemplo de monumento famoso que foi construído com camadas pedra-sabão é o Cristo Redentor, que está situada a 709 metros e é revestida com a pedra para evitar a corrosão devido à maresia e as variações de temperatura constantes na região. A pedra também ajudou o monumento a resistir à poluição atmosférica.

Brindes

Utilizações da Pedra Sabão

Devido à facilidade de uso da pedra-sabão ela é muito utilizada por artesãos e decoradores: até Aleijadinho utilizou a pedra em suas obras primas. Churrasqueiras e outras superfícies que precisem ficar em contato direto com calor excessivo, como lareiras, também costumam ser construídos com pedra-sabão, pois ela agüenta altas temperaturas sem se deformar ou alterar suas características. Outro fator que colabora para que lareiras e churrasqueiras sejam feitas com a pedra é que ela ajuda a absorver o calor e a distribuí-lo de forma igual pela superfície.

Pedra Sabão

No entanto, mesmo mantendo o calor durante certo tempo mesmo quando o fogo já está apagado, a pedra-sabão não oferece riscos de acidentes com queimadura, pois absorve o calor. Para manter um trabalho com pedra-sabão sempre bonito é necessário tratá-la, usando óleo mineral ou qualquer outro tipo de óleo hidrocarbônico. O óleo deve ser esfregado na pedra, mas não devem sobrar excessos para que ela não fique com uma aparência molhada. Seladores geralmente utilizados em outros tipos de pedra, como a ardósia não funcionam muito bem com a pedra-sabão. Se o procedimento não for realizado, a pedra ficará com um aspecto ressecado e com pó.  O tratamento com óleo deve ser realizado periodicamente.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.