Origem do Sorvete: Um dos Doces Mais Populares do Mundo

Uma das Histórias da Origem do Sorvete…

Registros narram, na Inglaterra que em uma banquete realizado por Charles I, toda nobreza e seus amigos se impressionaram com as iguarias servidas, simplesmente tinha sido fantástico, porém o “golpe de misericórdia” estava para acontecer. Após muita preparação, o chef do rei francês aparentemente tinha criado um prato novo. Era uma sobremesa gelada, mas diferente de qualquer outra que já haviam experimentado, pois essa era mais cremosa e doce. Então Charles I convocou o cozinheiro e exigiu que ele não divulgasse a receita do creme gelado para ninguém.

O rei queria ter o privilégio de ser servido em sua mesa sozinho e para isso ofereceu 500 libras por ano ao cozinheiro, para mantê-lo dessa forma. No entanto, em 1649, Charles I em uma revolta popular seria decapitado. Porém, nessa altura, o segredo da sobremesa gelada, “nata congelada”, não estava mais guardado. Após a morte do rei, o cozinheiro DeMirco, quebrou a sua promessa.

Há várias versões para a origem do sorvete. Essa é apenas uma de muitas historias fascinantes. É provável que essa sobremesa não tenha sido inventada em apenas um dia, e sim passou por um processo de anos em diferentes culturas orientais e europeias. Muitos acreditam que a origem do sorvete se deve ao imperador romano Nero Claudius Caesar. Caesar mandava escravos para as montanhas com a finalidade de trazer gelo e neve para congelar e esfriar as bebidas e frutas. Séculos depois, Marco Polo um italiano regressou da sua famosa viagem para o Extremo Oriente com uma receita de como fazer gelados comestíveis parecidos com os já conhecidos, porém com adição de mel e de suco de frutas.

Segundo a coleção de cartões da cidade de Washington Magalhães, no Brasil, começou a produção de picolé  em Cataquases, Minas Gerais, por volta do final do século XIX. Porém, outras histórias contam que o sorvete começou a ser produzido no ano de 1934, no Rio de Janeiro, quando chegou um navio com um carregamento de pêssego natural, vindo de Boston.

O que é Sorvete?

Conhecido também por gelado, o sorvete é uma sobremesa gelada à base de lacticínios como nata ou leite, a qual é acrescentada fruta ou outros ingredientes, dado origem aos sabores diferentes. Embora alguns sejam feitos com adoçantes, a maioria contém açúcar. São acrescentados, em alguns casos, aromatizantes ou corantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais. Durante o arrefecimento, é batida a emulsão lentamente, de forma a incorporar ar na prevenção de formação de grandes gelos e cristais. O produto final é uma espuma semissólida consistente e suave, maleável facilmente, e podendo ser retirada com uma colher.

O significado da expressão “gelado” ou “sorvete” varia de país para país. Os produtos alimentares que possuam uma base e uma emulsão de gorduras lácteas são designados normalmente no Brasil, por sorvetes, enquanto em Portugal é usado o termo gelado. Nos dois países, são usados os mesmos termos para designar uma variedade imensa de produtos gelados também, mesmo que não sejam feitos a base de leite e sim de água.

Sorvete em Portugal, designa um tipo de gelado alimentar específico, confeccionado a partir de xarope de açúcar e puré de frutas, ao qual não são acrescentadas quaisquer gorduras lácteas. O mesmo tipo de produto, no Brasil é designado por sorbet. O termo é usado igual em diversos países para diferenciar os produtos gelados de fruta sem ovos ou leite, como o italiano sorbetto ou o francês sorbet.

Composição e Fabricação

A mistura é agitada e é injetado ar nela, o que da mais volume final e uma aspecto muito mais cremoso a essa mistura. “Esse processo é conhecido como aeração e é por isso que o gelado comestível e também um coloide”. Na fase final da produção, é mantida arrefecida a mistura dos ingredientes, para que se evite a formação de gelo e cristais.

Composição Calórica e Nutricional

O valor nutricional e calórico de um sorvete, gelado comestível à base de água, é diferente do sorvete produzido com leite.  Ambos os casos do sorvete, seja à base de agua ou leite, eles possuem composição nutricional e calórica a qual pode ser vista na tabela calórico-nutricional de cada embalagem ou pode também ser consultada nosit da Associação Brasileira das Industrias de Sorvete.

Baunilha X Creme

Há uma grande confusão na diferença entre o sorvete de baunilha e o sorvete de creme. Apesar de serem aceitos como o mesmo tipo de sorvete popularmente, o sorvete de baunilha e o de creme, na realidade possuem formulações diferentes.

O sorvete de creme é formulado com aromatizantes (inclusive o de baunilha) e de manteiga de leite. Já o sorvete de baunilha não possui manteiga de leite, e recebe uma dose de baunilha maior, tendo assim um sabor mais característico. Devido a essa diferença na produção, é possível que uma diferença visual possa ser vista entre esses dois tipos de sorvete. Comparando os dois sorvetes, o de creme costuma ser mais amarelado ou amarelo, enquanto o de baunilha é branco, como de costume. Porém, como a receita dos dois sabores de sorvete não é fixa, nem sempre é possível observar essa diferença na coloração, podendo ser invertido, o sorvete de creme branco e o de baunilha amarelado.

O sabor de baunilha é mais encontrado na massa branca, geralmente no sorvete napolitano, o qual possui 3 sabores, morango, chocolate e baunilha, e também pode ser encontrado nas máquinas de sorvete de casquinha estilo “fast food”, as quais costumam ter os sabores chocolate, baunilha e misto (chocolate + baunilha).

Dia Internacional do Sorvete

Em 2002, no Brasil, a ABIS declarou o “Dia Internacional do Sorvete”. Essa data é comemorada dia 23 de setembro de todo ano, e foi criada com a finalidade de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é justo nessa época que a temperatura aumenta.

Complemento Alimentar

O sorvete, vem sendo usado, nos hospitais, especialmente por crianças que são submetidas à quimioterapia para combater o câncer, as quais tem dificuldade de se alimentarem. O sorvete, além do valor nutritivo, por ser gelado, é um ótimo analgésico e ajuda a evitar as náuseas, dores de cabeça, causadas pelo tratamento, declara a chefe do setor de Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba-PR, a oncologista Flora Watanave.

Vamos combinar que o sorvete foi uma das melhores sobremesas já inventadas em todos os tempos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.