O Que o Nome Significa?

Já parou para pensar a importância que tem o seu nome para você e para sua vida? Pode ser até que diante dessa “revelação” você passe a não gostar nem um pouco quando alguém decidir chamá-lo pelo apelido.

Falando em apelidos, algumas pessoas “perdem”o nome ainda quando bebês e por “culpa” dos próprios pais. Eles dão o nome ao filho e depois, eles mesmo, começam a chamá-lo por um apelido. Isso é comum quando os pais escolhem nomes complicados ou muito grandes, de difícil pronúncia.

Tem também aqueles nomes, que os pais colocam nos filhos, os chamam por apelido e só pronunciam o nome quando estão zangados e prestes a dar uma bronca na menina ou no menino. O diminutivo ou nome curta dá lugar ao nome de verdade da criança ou adolescente.

A Importância Do Sobrenome Em Algumas Culturas

No Brasil, há muito tempo atrás, as pessoas de um certo nível financeiro eram chamadas pelo sobrenome da família. Não era a senhora fulana, nome de batismo, mas o sobrenome dela, que a colocava dentro de um grupo de pessoas importantes. Enquanto, somente os pobres eram tratados pelos seus nomes de batismo e seus sobrenomes, nomes de família, não tinha a menor importância.

Nos dias de atuais e já faz algum tempo, sim, ainda existem as famílias “A” ou “B” e fazer parte delas garante um determinado estatus, porém, é bem verdade que os nomes, até os que já foram nobres, se popularizaram. As pessoas passaram a ser tratadas pelos seus nomes e o sobrenome só tem importância quando fazemos algum documento, ou para qualquer tipo de ação profissional.

Porém, em outros países fora do Brasil, principalmente na Europa, ainda é comum que as pessoas se chamem entre elas com os seus devidos sobrenomes. Um hábito que não tem a ver com a posição social, pois isso acontece até mesmo entre amigos.

No Brasil, com a quantidade de pessoas e sobrenomes que se repetem, acabaria sendo uma grande confusão chamar as pessoas pelos seus sobrenomes e não usando os nomes.

A Importância Do Nome

Quando uma pessoa fala da importância de “ manter o nome”, não é simplesmente uma referência a fonética e a escolha dos pais, mas entra uma questão de ética, integridade. Ter um nome do qual se pode orgulhar, pois ligado a ele não existe absolutamente nada que deponha contra essa pessoa.

Falando em fonética, vamos falar também da grafia que é de extrema importância, principalmente, quando o seu nome será escrito em documentos oficiais. Os nomes devem ser escritos exatamente como estão registrados em cartório, na certidão de nascimento. Um “S” a mais ou um “R” fora de lugar que seja, automaticamente, faz com que você não seja aquela pessoa. O que conta em termos burocráticos é o que foi escrito e registrado na certidão de nascimento.

Então, de brincadeira, em documentos não oficiais você pode até brincar com a assinatura, mas na hora de colocar o nome em qualquer coisa séria, o nome deve ser escrito assim como foi registrado.

Considere o seu nome como o seu primeiro patrimônio, porque é sim, uma herança dada pelos seus pais e é de extrema importância.

Escolha Dos Nomes

Na hora de escolher esse e não aquele nome vários fatores são levados em consideração. Tem também quem se deixa levar pelo nome da moda, que normalmente, no Brasil, é de uma celebridade que está se destacando ou de um personagem de novela.

Há quem busque na árvore genealógica da família ou faça homenagem aos familiares, tem também aquelas junções de nomes, pai e mãe, que nem sempre dão muito certo.

Entre as possibilidades para escolher o nome do filho, muitos pais buscam saber o que o nome significa. Veja a seguir, os 10 nomes mais populares no momento, femininos e os 10 masculinos e o significado de cada um deles!

O Que O Nome Significa: Meninas

1- Sofia, que muitas vezes é escrito com “ph” no lugar do “f” tem origem grega e significa “cheia de sabedoria”. Se quiser uma personagem como referência desse nome, que tal a linda atriz italiana Sophia Loren, vencedora do Oscar de melhor atriz em 1962.

2- Alice cuja origem é germânica tem o significado “origem nobre” e a inspiração dessa escolha pode ser a história de Lewis Carrol, “Alice no País das Maravilhas”. Um variação moderna desse nome é “Alícia”.

3- De origem latina, o nome Júlia também está bem popular no Brasil, pelo menos por enquanto. O significado é “cheia de juventude”. No Brasil, é comum que se use a versão do nome em italiano “Giulia”.

4- Isabela também é um nome bem popular no momento, escrito com um único “l” ou com dois, o que não muda nada na pronúncia. De origem hebraica, o seu significado é religioso “consagrada a Deus”.

5- Outro nome de origem hebraica é Manuela e também tem o significado religioso “Deus está conosco”. No Brasil, existe a variação Manoela, com o “o” substituindo o “u”.

6- Laura, outro nome de origem latina, também está sendo muito adotado no momento e seu significado é “vitoriosa”.

7- Luiza de origem germânica também é um nome para meninas que caiu no gosto das mamães de agora. Seu significado é “guerreira gloriosa”.

8- Valentina de origem latina, muito comum na Itália, significa “cheia de disposição”.

9- Giovana, que normalmente é registrado com dois “n” também é muito comum hoje em dia. O nome é de origem italiana cuja a pronúncia não é a mesma que no Brasil. Seu significado é “agraciada por Deus”.

10- Para fechar os nomes femininos temos Maria Eduarda, que é muito comum que se torne um apelido como “Duda”. A origem é metade hebraica por conta de Maria e anglo-saxã pela parte Eduarda. A primeira tem significado “soberana” e a segunda, “protetora da riqueza”.

O Que O Nome Significa: Meninos

Veja os nomes mais populares para meninos e o seu significado!

1- Miguel, “semelhante a Deus”, esse é o nome de origem hebraica.

2- Davi, também de origem hebraica, cujo significado é “amado”.

3- De origem celta temos o nome Arthur cujo significado é “Rei Urso”.

4- Em quarto lugar de popularidade, Pedro, cuja origem é grega e significa “rocha”.

5- Gabriel, “homem forte de Deus”, que tem origem hebraica.

6- De origem germânica, Bernardo, e o significado é “forte como um urso”.

7- Lucas que é de origem grega e o significado é “luminoso”.

8- Matheus é de origem hebraica e o seu significado é “presente de Deus”.

9- Rafael que também é de origem hebraica tem o significado “curado por Deus”.

10- Para fechar a lista com dez nomes, Heitor, de origem grega e cujo significado é o que se mantém firme.

Interessante notar que a maioria dos nomes do mundo possui um significado, e acredite, pois normalmente as descrições possuem extrema relação com a nossa própria perspectiva de vida, anseios, entre outros aspectos que somente os horóscopos conseguem explicar com as suas sabedorias sublimes.

Veja por exemplo o nome Renato / Renata: Conhecido por ser o renascido, que consegue resolver os problemas dos outros com extrema tranquilidade, enquanto que cativa os problemas internos. Como conselho vale a dica em controlar a ansiedade e não ter medo de errar.

O Que o Nome Significa?

O Que o Nome Significa?

Guilherme: De origem teutônica, significa aquele que protege e que é a força protetora. Está relacionado também com seriedade e honestidade, principalmente em trabalhos ou negociações. Costuma refletir muito antes de agir, e por isso é dotado de muita sabedoria e senso de espaço. Algumas vezes a impaciência pode trazer o estresse, que deve sempre ser evitado nos dias de hoje por ser uma das doenças que mais matam as pessoas no mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.