O Que Leva uma Pessoa a Consumir Drogas?

As drogas nada mais são do que um meio de “fuga”, uma forma de se “fugir” de uma realidade inerente à pessoa e com a qual ela não sabe como lidar.
Embora muitos ingressem nas drogas “para se enturmar” ou “para ser aceito” em determinado grupo social, a dura realidade, porém, é que os grandes consumidores de drogas buscam na droga um “escape” de seu mundo. Normalmente um mundo no qual predomina a miséria, ou a pobreza, ou algum tipo de carência que são “ofuscados” pelo efeito alucinógeno da droga.

Pessoas que não têm na sua vida um motivo de alegria, pessoas oprimidas, tímidas e vítimas da violência e da injustiça social são as mais propensas ao consumo de drogas.

Resumindo, são pessoas cuja auto-estima encontra-se muito baixa, que precisam de um “estimulante” para viver, de uma “fonte de alegria” para que possam superar suas dores e frustrações.

O grande problema é que essa busca por algo mais acaba levando a pessoa a uma dependência química, a qual se instala em seu organismo e que, na maioria das vezes, dependendo do tipo de droga consumida, torna necessária a intervenção clínica a fim de que a pessoa seja submetida a uma desintoxicação.

Lamentavelmente, porém, a classe médica não tem uma solução para esse anseio por um motivo para viver, limitando-se a um tratamento físico (desintoxicação) e psicológico (terapia). Esses tratamentos, contudo, não libertam a pessoa da compulsão, da sede pelo algo mais.

Problemas com Drogas

Isso tudo porque na verdade o ser humano é um ser complexo, composto por algo mais do que simplesmente corpo e emoções. Ora, o corpo humano, intoxicado, pode ser tratado pela medicina. A alma, doente, pode ser tratada por excelentes psicólogos ou psiquiatras. Entretanto, de acordo com o Manual do Fabricante (A Bíblia Sagrada), o manual de instruções deixado pelo Criador do homem, o homem possui não dois, mas três elementos intrínsecos entre si.

Encontramos nas páginas do “Manual” que o homem é composto por espírito, e alma e corpo. Já comentei que o corpo e a alma podem ser até certo ponto tratados pela medicina, contudo a medicina humana não tem tratamento para o espírito do homem.

Homem e Tentação

Quando de sua criação, DEUS colocou no homem uma sede pela eternidade, uma necessidade preeminente pelo próprio DEUS, e nada além da Presença de DEUS no homem irá satisfazer essa sede. Essa é a razão pela qual a sociedade (homens, mulheres, jovens e crianças) mergulha num abismo de bebidas, drogas, sexo, diversões etc., tentando encontrar algo que os satisfaça… Mas não encontram!

Pesquisas têm revelado que entre os evangélicos praticantes, o consumo de álcool ou drogas é quase nulo (sempre há exceções), bem como entre praticantes de seitas orientais, que trabalham com “a paz de espírito” e o “relaxamento”. Já entre os praticantes das demais religiões e seitas, o consumo de álcool e drogas é demasiadamente acentuado – e isto em todo o mundo.

Casos de Drogados

Tais fatos deveriam levar os governantes a pensar mais a respeito!
Não adianta combater o terrorismo e o tráfico de fora para dentro, pois tal combate é ineficaz! A questão é levar as pessoas a tratarem com a raiz do problema… E isto só se consegue trabalhando o coração do problema – a sede que o homem tem de DEUS!

Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.