O Que é Educação a Distância?

A educação é, sem dúvida, muito importante nos dias de hoje. Permite-nos conhecer um pouco mais das ciências, da história do mundo e a nossa, conhecer novos meios de se fazer algo, enfim. É um modo de transmitir conhecimentos de um professor para o aluno, e o aprendiz irá utilizar os conhecimentos adquiridos para o seu trabalho.

O Que é Educação a Distância?

O Que é Educação a Distância?

Há muitos tipos de educação, como as escolas municipais, que são exclusivamente para crianças que estejam do 1º ao 5º ano, as escolas estaduais, exclusivos de alunos que estejam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Mas não podemos nos esquecer, é claro, do ensino superior oferecido pelas universidades públicas e também privada. Quem escolhe estudar em tais locais logo depois de concluir o Ensino Médio, visa encontrar um emprego bom e estável, recebendo um salário maior.

Outra modalidade que vem ganhando fama é a educação à distância. Ministradas por um professor em um cenário, podendo ser transmitido pela internet ou gravado em discos ou outros dispositivos, as aulas podem ser acompanhadas pelos desktops, pelos notebooks e até mesmo pelos tablets.

Mas se engana quem pensa que a Educação a Distância surgiu somente agora. Ela já tem vários séculos de idade, mesmo sendo diferente o seu jeito de aplicação. Neste artigo, iremos contar tudo a você sobre a educação à distância, quando e como ela surgiu, enfim. Confira.

O Surgimento Da Educação a Distância

A educação a distância surgiu a muitos e muitos séculos atrás, bem diferente de hoje, obviamente. Para ser mais preciso, o século XVII foi onde tudo começou. As cartas, um meio de comunicação indispensável naquela época e hoje obsoleto, era utilizado muito além para a transmissão de mensagens. Eram também utilizados para passar conhecimentos de alguém para outro. Informações de cunho científico era o que mais predominava em cartas desse tipo, já que, naquele tempo, atividades como a Astronomia encantavam os cientistas, bem como algumas situações do nosso cotidiano.

Tais cartas com conteúdo educativo era disponibilizado para as pessoas que não poderiam frequentar uma instituição como as escolas, seja por determinado motivo. E, a cada século, o modo de educação a distância foi evoluindo, evoluindo, conforme a tecnologia também evoluiu. E essa tecnologia incidiu profundamente nessa nova arte de ensinar.

Para você ter uma noção, em 1833, havia anúncios em jornais suecos indicando o ensino via cartas por correspondência. E, outros indícios que o ensino por correspondência também surgiram. Mas a criação de uma instituição especializada em ensino a distância só veio a se concretizar mesmo depois da década de 50 do século XIX.

O Surgimento Da Educação a Distância

O Surgimento Da Educação a Distância

A Primeira Escola De Ensino à Distância

Como dito que a criação de uma instituição de ensino a distância só foi concretizada na segunda metade do século XIX, a fundação da primeira escola foi no ano de 1856, pelas mãos de Gustav Langenscheidt e Charles Toussaint. Em Berlim, nascia a primeira instituição desse porte, especializada em ensino de línguas por cartas.

Já em 1891 foi criado, em Scarnton, na Pensilvânia, EUA, o International Correspondence Institute, de autoria de Thomas J. Foster. O curso a distância oferecido pela escola tinha a ver com a segurança no trabalho no ramo da mineração.

Época Pós- Primeira Guerra Mundial

Depois que a Primeira Guerra Mundial finalmente teve um fim, o aumento na procura por meios educativos cresceu muito, inclusive a demanda dos ensinos á distância. Muitos fatores para o aumento da procura por educação podem ser descritos aqui: Melhora no método do ensino via correio, a evolução na tecnologia para a distribuição e entrega dos conteúdos, sobretudo dos transportes feitos para o transporte dos escritos, enfim.

Até mesmo os governos entraram na onda da educação a distância, como a URSS (União Soviética): no ano de 1922, a nação comunista promoveu um sistema de ensino à distância organizado que, em pouco tempo, uniu mais de 350 mil alunos.

Até mesmo o rádio, aparelho fundamental naquela época para a transmissão de notícias e entretenimentos diversos para as pessoas entrou na onda do ensino a distância, transmitindo programas educativos.

O Ensino à Distância No Brasil

O Ensino à Distância no Brasil atualmente está bastante difundido. Podemos citar aqui um dos tipos de programas destinados ao ensino à distância no Brasil: Telecurso 2000, que era destinado aos alunos dos ensinos fundamental e médio.

Veiculado pela Rede Globo, a partir das 5 horas da manhã, o Telecurso 2000 foi exibido pela primeira vez em 1978, pela Futura em conjunto com a Globo. Mas, em 2008, o Telecurso 2000 deixou de existir, pois alguns tópicos das disciplinas veiculadas já estavam obsoletos. Com isso, veio o Novo Telecurso.

O Telecurso abrange as disciplinas de Geografia, História, Teatro, Sociologia, Filosofia, Música, Artes Plásticas. Devemos ressaltar aqui que o Telecurso também abrange todas as disciplinas do ensino fundamental, bem como as matérias comuns do Ensino Médio.

Isso sem contar sobre os cursos profissionalizantes que o Telecurso Profissionalizante disponibiliza para quem quer se especializar em alguma das matérias disponíveis.

Algumas das Universidades brasileiras também disponibilizam ensino à distância, como:

  • Unifesp;
  • UCB;
  • PUC-RIO;
  • UFSC;

Entre outras.

Alguns Eletrônicos Que Auxiliam No Ensino à Distância

Para que a eficácia das aulas a distância tenha efeito, é necessário utilizar alguns eletrônicos que visam auxiliar o estudante que quer conhecimento e, posteriormente, arrumar um bom emprego.

Os smartphones, os tablets, os notebooks e os computadores de mesa são ótimos aliados, já que neles podem ser armazenados vídeo-aulas contendo um professor explicando determinada matéria. Uma vantagem disso é que você pode pausar e voltar para uma parte que não entendeu a hora que bem entender.

Mas não somente esses. São necessárias também algumas apostilas, pois há complementos para o estudo fora dos eletrônicos. As apostilas, em geral, possuem exercícios, que tem o intuito de fixar a matéria dada pelo professor na vídeo-aula, como uma espécie de estudo.

Até mesmo o fax, aquele velho equipamento com um telefone junto, é um aparelho que pode ser utilizado para se aplicar o ensino à distância.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.