O Que É Cosmologia?

O Que É Cosmologia?

O estudo do cosmos, através da Cosmologia, mudou totalmente a visão que se tinha do espaço

A visão era de um lugar calmo, vazio e parado. Essa visão foi totalmente modificada após a década de 1920. Após estudos de Albert Einstein que, teve início a partir de 1917, mas as primeiras respostas só foram conseguidas após 3 anos de estudos.

A astronomia para melhor ser estudada está dividida em partes distintas e cada uma delas estuda uma parte específica do universo. Uma dessas partes estuda, analisa, pesquisa tudo o que está ligado ao universo, empregando para isso, métodos científicos. Essa parte da astronomia é denominada Cosmologia. E, é ela que pesquisa o universo procurando através de estudos obter sempre mais informações sobre a sua evolução, origem e estrutura.

Há uma outra parte da astronomia que estuda os corpos celestes e suas propriedades e estrutura. E, diferente da Cosmologia, estuda como um todo o universo. Essa parte da astronomia recebe o nome de Astrofísica e até estudiosos do assunto às vezes a confunde com a Cosmologia. Não é difícil entender o motivo dessa confusão entre as duas. Ela acontece porque as duas, Cosmologia e Astrofísica, em alguns pormenores traçam caminhos de forma paralela. E, por isso, ainda que não o sejam são considerados com redundância.

Cosmologia

Cosmologia

A Cosmologia durante longo tempo foi lembrada sempre que apareciam perguntas que são consideradas fundamentais, como essas: que tipo de sentido existe para o universo e para a vida? Foi um ser inteligente que criou o universo? O que se deve à existência do universo? Qual é a explicação para que as coisas sejam assim? O universo surgiu de onde? É verdade que o universo é infinito? E, ele vai durar para sempre? Pois bem, durante longos anos o homem vem tentando encontrar respostas para essas ousadas perguntas. Desde que elas começaram vários estudiosos estão refletindo e debatendo sobre o assunto. São: teólogos, filósofos, cientistas, historiadores e outros estudiosos. Apesar de que essas questões estarem sendo pesquisadas no decorrer dos últimos séculos, não existe otimismo quanto às respostas de algumas perguntas. Porque os próprios estudiosos pensam, que o mais certo é que as respostas de forma definitiva para elas, nunca serão encontradas.

http://www.youtube.com/watch?v=zkuBlZozlBY

Analisando todas as informações, alguns estudiosos consideram que de um modo mais abrangente a união das artes, religiões e das ciências com a filosofia é a própria Cosmologia. E, que ela existe desde que surgiu a humanidade. O grande interesse pela Cosmologia se deve a vontade que o homem tem em descobrir e entender tudo o que existe em relação ao universo, à Terra, à origem da vida. Com o passar dos anos, esse modo de ver a Cosmologia, do jeito antigo, passou por grandes modificações. E, como ela se encontra atualmente, pesquisando, analisando, observando, tem encontrado formas para responder a algumas perguntas que na antiga forma não foram respondidas. Foi preciso que surgisse um pensamento voltado para a filosofia, Há aproximadamente dois mil anos, que passou a buscar respostas para explicar várias coisas sobre a vida e sua origem, o universo entre outras coisas sem relacionar a religiões ou a mitos. E a partir daí, em lugares como Índia e Grécia, por exemplo, surgiu uma nova maneira de se estudar o universo, sua estrutura e sua evolução.

http://www.youtube.com/watch?v=jiNxYzK7qYo

Com essa nova percepção surgiram teorias físicas inéditas, equipamentos e tecnologias modernas e tudo o mais que se fizesse necessário utilizar para observar o universo. Os novos estudiosos contavam então com a modernidade nas observações. A Cosmologia então, passou de forma bastante gradual a ser vista como ciência. Mas para que isso acontecesse ela foi muito modificada.

Segundo as teorias da Cosmologia o universo é entendido como algo único e bastante complexo, onde ocorrem muitos fenômenos. E a Cosmologia enquanto ciência estuda esses fenômenos o tempo todo e o universo em toda a sua abrangência.

Nas últimas décadas a Cosmologia avançou muito. Esse avanço permitiu a confirmação dos estudos da Cosmologia em novo padrão onde constam várias áreas da física como: a física quântica, a física atômica, a relatividade geral, etc. E, a antiga forma de Cosmologia muito relacionada a religiões e mitos foi deixada de lado.

Saiba Mais

Saiba Mais

A Cosmologia Segundo Albert Einstein

A cosmologia tem como objeto de estudo o universo, em toda a sua totalidade (como foi falado), ou seja, o estudo de tudo o que existe, se visto de uma forma realista. Porém, tudo o que se sabe a respeito do universo é baseado em estudos feitos através de observatórios, estudiosos e cientistas como, por exemplo, Albert Einstein, que começou a desenvolver em 1920, mais exatamente no fim da década do referido ano um modelo de Cosmologia. De acordo com o modelo cosmológico que ele desenvolveu, o universo é estático (Albert Einstein não foi o único cientista a ver o universo dessa forma).

Certamente, ninguém pode afirmar que a Cosmologia foi inventada por Einstein. Contudo, também ninguém pode negar sua valiosa contribuição quando estabeleceu os alicerces matemáticos que foram fundamentais para que se desenvolvessem vários estudos e pesquisas.

A Cosmologia Segundo Isaac Newton

Já Isaac Newton desenvolveu outro modelo de Cosmologia. A cosmologia newtoniana. De acordo com a teoria que ele formulou a força que atrai corpos que tem massa entre si é denominada gravidade. Porém, se a força que a gravidade tem sempre atua atraindo, qual é a explicação para o universo continuar estável?

Quando Newton percebeu que havia um problema, ele fez uma proposta onde o universo (uma busca de solução) seria infinito. Onde certo corpo estaria cercado com estrelas infinitas. Desse modo, seria anulada totalmente a força da gravidade.

O estudo da Cosmologia não é um fato novo. Há muito tempo, em época anterior ao século XX já existia uma espécie de cosmologia científica. Mas não era vista e nem estudada como ela é atualmente.  A Cosmologia da forma como era estudada, tinha como base somente os estudos de Isaac Newton sobre as leis da gravidade. Mas tarde, porém, a teoria de Newton (gravitação newtoniana) foi substituída por uma nova teoria para o mesmo estudo, foi quando Albert Einstein desenvolveu a relatividade geral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.