O Aerosol e Seus Usos

Introdução

Os aerossóis são partículas líquidas que estão presentes em quase toda parte. O ar que você respira pode parecer claro, mas apesar disso, ele contém milhares de partículas de aerossóis. A concentração destes aerossóis difere em toda a camada, dependendo de fatores como a localização ou as condições atmosféricas, tendo geralmente nas áreas urbanas as concentrações mais elevadas.
Eles derivam partículas na atmosfera e seu tamanho pode ser tão pequeno quanto um vírus e do tamanho do diâmetro do cabelo humano. Apesar de seu tamanho ser pequeno, os aerossóis têm grande impacto sobre nosso meio ambiente e também em nossa saúde.

O Aerosol e Seus Usos

O Aerosol e Seus Usos

As partículas de aerossóis na forma líquida podem ser encontradas frequentemente nos sprays de desodorantes, tintas e nos sprays de inseticidas.
Eles são libertados sob grande pressão com um propulsor gasoso de uma pulverização ou espuma de partículas finas. A utilização de aerossol permite que os fabricantes possam comprimir grandes quantidades de gás em um recipiente de pequenas dimensões para fácil utilização.

Os efeitos no ser humano

Ser exposto a aerossóis podem ter efeitos nocivos na saúde, como dores de cabeça, tontura, dor de garganta e erupções cutâneas. Portanto, a utilização e a presença de aerossóis devem ser monitoradas. Precauções devem ser tomadas a fim de evitar qualquer perigo.

O Aerosol e Seus Usos

O Aerosol e Seus Usos

Os produtos com aerossol devem ser armazenados em um lugar apropriado, de acordo com as orientações da embalagem do produto. Não devem ser deixados no calor ou perto do fogo, pois podem causar explosões.
Os produtos domésticos regulares que contêm aerossol, tais como desodorantes que não contém material aerossol muito prejudicial, o contato direto destes materiais deve ser evitado com os olhos ou a boca. No entanto, nem todos os produtos domésticos que contenham aerossol são seguros.

Efeitos sobre o clima

O sulfato que naturalmente é emitido do aerossol ocorre exatamente devido à queima de combustíveis fósseis, e tem um efeito de arrefecimento no nosso ambiente. Os aerossóis arrefecem nossa atmosfera, refletindo a radiação solar incidente de volta para o espaço. Isso contraria o efeito de aquecimento que é induzido devido aos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono.

O Aerosol e Seus Usos

O Aerosol e Seus Usos

Noventa por cento dos aerossóis são de ocorrência natural. Eles existem devido as mais variadas razões, por exemplo, a combustão. Algumas plantas soltam gases que reagem com as partículas na atmosfera e produzem aerossóis que resultam num efeito contrário ao que é experimentado quando são expelidos os aerossóis de origem artificial.
A existência dos aerossóis e suas aplicações se tornaram muito importantes para nós hoje em dia. Com muitos produtos utilizando aerossóis, não é possível simplesmente ignorar sua existência de nossas vidas. Além disso, o fato de que eles muitas vezes beneficiam os efeitos do aquecimento global é um alívio para toda a humanidade, onde muitas indústrias produzem gases que são prejudiciais para a atmosfera.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.