Nova Friburgo Faz Avaliação de Tragédia

Em torno de 60 empresários de Nova Friburgo se reuniram na semana passada, mobilizados pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e pelo Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, com o objetivo de analisar os impactos da tragédia causada pelas chuvas no setor de turismo de Nova Friburgo.

Foi formada também uma comissão representativa do setor de turismo para tratar com autoridades as primeiras medidas a serem tomadas com vistas a revitalizar o segmento. Um segundo encontro foi também realizado no dia 21 de janeiro com as comissões de outros setores de comercio e indústria com o mesmo objetivo de revitalização do turismo na região tão atingida pelas chuvas.

Projetos para Reconstrução

Nova Friburgo Faz Avaliação de Tragédia

Nova Friburgo Faz Avaliação de Tragédia

Alexandre Sampaio que é o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação fizeram sugestões a governos municipal, estadual e federal no sentido de que prorroguem o prazo de recolhimento das contribuições como PIS/PASEP e COFINS, além de ICMS e ISS tanto para hotéis como para restaurantes e bares.

Outra sugestão foi no sentido de que as linhas de credito do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para financiar a reconstrução do setor. Segundo Sampaio eles também pretendem interceder junto a Caixa Federal para que seja concedido o adiamento da contribuição sindical que é obrigatória e que deveria ser paga no mês de março.

Presenças na Reunião

Região

Região

Muitas foram as presenças importantes na reunião sendo que entre elas se destacaram: Nilo Sergio Felix, presidente da TurisRio e José Carlos da Mota que é o secretario de turismo de Nova Friburgo. Na ocasião a Investe Rio que é uma agencia de fomento do governo do estado fez o anuncio sobre a montagem nos próximos dias de um oposto avançado na cidade. Nova Friburgo conta atualmente com 135 hotéis e pousadas sendo que cinco deles foram destruídos com a enxurrada e alguns ainda se encontram inacessíveis.

Outros Locais

Cidade

Cidade

Tanto os restaurantes quanto os hotéis se encontram operando com a capacidade de seus funcionários reduzida em 40%. Quanto a Praça do suspiro e o teleférico que são as principais atrações turísticas do centro de Nova Friburgo encontram-se totalmente arrasados.

Apesar do cenário caótico em que se encontra Nova Friburgo, outros distritos continuam operando como se tudo continuasse normal como é o caso de Mury Lumiar e São Pedro da Serra que no total tem 56 pousadas e hotéis que embora tenham sofrido as conseqüências da falta de energia e as, mas condições das estradas, não foram afetados diretamente pelas chuvas.

Reservas não Foram Canceladas

Na verdade na ultima semana houve uma redução no número de reservas para hotéis e pousadas, contudo não aconteceram cancelamentos para a época de carnaval. No centro os hotéis continuam com 100% de sua capacidade ocupadas devido às autoridades, especialistas, imprensa e voluntários para o trabalho de reconstrução.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.