Musicoterapia, a Música Que Cura

Música é melodia, harmonia e ritmo que mobilizam e sensibilizam o ser humano, contribuindo ativamente para a ordem mental e emocional do homem. No processo de comunicação as pessoas se relacionam, trabalham e interagem através do som, o som da voz de uma pessoa carrega mais do que o significado das palavras, elas causam uma reação intrínseca no ouvinte, que pode ser um elemento facilitador da interação entre ambos ou não. A exposição ao som provoca estímulos sensoriais no cérebro, que podem ser conduzidos apropriadamente através da ação coordenada e das formas musicais adequadas. Segundo a área da saúde a música age em nosso cérebro independente de nossa vontade própria, a música desperta a atenção das pessoas, estimula a auto-confiança, pode deprimir ou revigorar o animo, dependendo do seu estilo. Enfim, a música atua sobre o corpo humano e estamos sujeitos diariamente e aleatoriamente aos efeitos musicais no nosso cotidiano, a musicoterapia utiliza o poder que a música tem de influenciar nossa saúde, sentimentos e motivações para objetivos determinados.

Alzheimer

Alzheimer

O que é Musicoterapia?

Musicoterapia é considerada uma ciência paramédica na qual é utilizada a música bem como os elementos que a compõem, som, harmonia, melodia e ritmo, além dos movimentos, da expressão corporal, da dança e qualquer outras formas de comunicação, seja verbal ou não verbal, para fins terapêuticos, com uma ampla abrangência em expansão através de estudos. A musicoterapia se desenvolve através de um processo coordenado e aplicado por em profissional musicoterapeuta habilitado e qualificado, dirigido a um paciente ou um grupo de pessoas, conforme a indicação.

Autismo

Autismo

Aplicação da musicoterapia

A aplicação da música com fins terapêuticos é milenar, na Bíblia encontramos a citação de David tocando harpa para que Saul se sentisse melhor e mais calmo.(Sam.16,23). Papiros médicos do ano de 1.500 referem a utilização da música para a infertilidade, para aliviar a dor e outras aplicações. Hoje a musicoterapia é amplamente utilizada no mundo contemporâneo através de um processo que se destina especialmente a promover e facilitar a comunicação, o aprendizado, o relacionamento, a expressão, a mobilização e a organização do ser humano, além de outros objetivos terapêuticos atendendo as necessidades físicas, sociais, mentais e cognitivas dos pacientes. Através da musicoterapia se busca restaurar funções do paciente e desenvolver potencialidades para que possa melhor se organizar internamente e no relacionamento com os outros, obtendo uma melhor qualidade de vida, através do tratamento, reabilitação ou mesmo da prevenção.

Musicoterapia, a Música Que Cura

Musicoterapia, a Música Que Cura

Indicações da musicoterapia

A musicoterapia é indicada para uma série de patologias especificas, distúrbios de comportamento e outros tratamentos terapêuticos, e dependendo de sua indicação pode ser aplicada como tratamento único ou dentro de uma equipe multidisciplinar com médicos, psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeutas ocupacionais.  A musicoterapia é indicada especialmente em casos de paralisia cerebral, deficiência mental, esquizofrenia, pacientes psiquiátricos, pacientes com dificuldades emocionais, autismo, gestantes, pacientes com dor crônica, e também em idosos.

Contra-indicações

Como qualquer outro tratamento a musicoterapia tem também suas contra-indicações. Pacientes com epilepsia devem ser avaliados quanto ao efeito da música, pois em alguns casos esta pode ser fatos desencadeante das crises dessa doença. A música eletrônica também é contra-indicada na maioria dos casos pois suas propriedade são consideradas similares ao poder alucinógeno das drogas. A indicação desse tipo de música ainda está sendo pesquisado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.