Mobilidade Urbana

Mobilidade urbana é a capacidade de um indivíduo de ir e vir dentro dos centros urbanos. Destrinchando mais ainda o termo, seria a capacidade do cidadão de transitar entre as cidades entre diferentes pontos usando os meios de transporte que lhes são permitidos, que são eles: os próprios pés, automóveis, bicicletas, transporte pública e motocicleta.

Para quem anda acompanhando as principais notícias do Brasil, o termo mobilidade urbana vem se tornando muito famoso. Você sabe por que? Em teoria, podemos nos locomover por qualquer parte de uma cidade se tivermos os meios. Mas será que conseguimos fazer isso da forma mais fácil e barata que seria possível? O que os políticos tem haver com a mobilidade urbana?

Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana

A Urbanização e a Mobilidade Urbana

A criação dos centros urbanos trouxe diversas vantagens para o homem. Houve uma maior concentração da economia em um só espaço, facilitando o acesso a bens básicos de consumo, venda e compra e tornando a rotina mais fácil. Mas não se contava com um aumento tão grande da população. Cidades com apenas 3 mil habitantes multiplicaram 15 vezes sua população nos últimos 50 anos, tornando os centros urbanos locais abarrotados de gente, as moradias escassas e criando um problema: a mobilidade.

Muitas de nossas infra estruturas foram criadas pensando em atender uma população pequena e estática. Pode parecer burrice, mas muitos governantes não pensaram no crescimento populacional devastador das grandes cidades, mas há um fundo de razão para os elaboradores de vias tão curtas como as que temos em algumas cidades. Os tempos eram outros.

Em Recife, capital de Pernambuco, por exemplo, o centro da cidade e principal ponto comercial conta com uma grande avenida cruzando diversas ruas importantes para o comércio local: a Avenida Conde da Boa Vista. Mas a maior parte dos prédios não tem estacionamento e a avenida é curta, com apenas duas faixas de cada lado e ainda um corredor de ônibus. Passar de carro pelo local é simplesmente um sufoco e a mobilidade urbana está comprometida.

O cenário é semelhante em diversas avenidas principais ao longo do Brasil, como a Avenida Paulista, em São Paulo. O motivo é simples: quando tais locais foram pensados, os tempos eram outros. Sexo fora do casamento era crime e filhos eram de pequeno número para serem herdeiros. Os chefões das obras não contaram com as mudanças sociais e um aumento gigante da população como temos hoje, por isso temos um problema nos centros urbanos: vias apertadas para tanta gente na rua.

A Urbanização e a Mobilidade Urbana

A Urbanização e a Mobilidade Urbana

O Avanço Da Tecnologia e a Mobilidade Urbana

Outro problema comumente enfrentado nos centros urbanos e não levado em consideração há 50 anos é o avanço da industria automobilística e do poder aquisitivo para se comprar um carro. Hoje em dia carro não é artigo de luxo como há 60 anos atrás e até mesmo quem ganha um salário mínimo poderá ter um veículo para se locomover.

Bicicletas ficaram na moda, a quantidade de carros na rua vem aumentando a cada dia, a população está crescendo e com isso o transporte público aumenta. Mais carros estão na rua e a mobilidade urbana, antes algo rápido e tranquilo, tornou-se um verdadeiro caus.

Quais Os Problemas De Mobilidade Urbana No Brasil?

O problema da mobilidade urbana é simples de entender: existem mais pessoas precisam se deslocar por entre os centros urbanos do que as cidades são capazes de servir. Temos sim um aumento de vias de melhor qualidade, de transporte urbano e mais carros estão chegando nas ruas, mas isso não soluciona o problema.

A população cresce em maior número e em maior velocidade do que os governantes podem aumentar a quantidade de vias, de estacionamentos e de transporte público. Ainda não estamos no caus com este cenário como na Índia, mas temos diversos problemas na rotina dos brasileiros, como estradas lotadas em fins de semana e feriado, engarrafamentos todos os dias em vias de acesso rápido e centrais e transporte público lotado.

E Por Que Simplesmente Não Modificam e Melhoram a Mobilidade Urbana?

Porque não é tão simples assim. O primeiro passo de tudo é dinheiro para alargar vias e construir viadutos e túneis para desafogar o trânsito. E dinheiro quando se relaciona política, poder e corrupção sabemos que é complicado conseguir.

Também há a questão do crescimento urbano e sua população. Temos pessoas morando em locais e a necessidade de obras parando a infra estrutura local criando alternativas. Para alargar avenidas, por exemplo, o que fazer com as pessoas que moram ao lado ou os pontos comerciais? Não é apenas criar uma faixa, é preciso um longo planejamento, relocação, desapropriação e pagamento de indenizações. Como se poder notar, resolver o problema de mobilidade urbana não é fácil.

A Bicicleta Seria a Solução?

Em muitas cidades, governantes viram uma solução mágica para melhorar a mobilidade urbana: o uso da bicicleta. Estimulando o consumo consciente e poupar o meio ambiente dos gases tóxicos, o uso da bicicleta como exercício físico e transporte começou a ser incentivado por diversos governos para diminuir a quantidade de carros nas ruas. Deu certo, mas surgiram outros problemas, como a segurança do ciclista.

Sem faixa própria e sem poder ser multado, o ciclista corre mais riscos que os demais transeuntes por estarem entre veículos e sem obrigação de proteção adequada. Também podem andar na contra mão e passar em sinais vermelhos porque não existem regras para bicicletas em vias. Também não há ciclovias, ou seja, vias para bicicletas e ainda é muito trabalho diminuir uma via comum ainda mais para usar um espaço para as bikes.

O Que Se Pode Fazer Para Melhorar a Mobilidade Urbana?

Algumas soluções já foram pensadas e bem avaliadas para resolver o problema, como aumentar os rodízios de carros para melhorar o fluxo nas estradas e incentivar a carona entre colegas de trabalho. Mas para alguns engenheiros, soluções como transporte público de qualidade e vias subterrâneas seriam a melhor forma de suportar o crescimento populacional brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.