Métodos de Autoavaliação e de Avaliação por Resultados

Método de Autoavaliação

O método de autoavaliação, como nome já sugere é aquele em que o próprio funcionário é convidado para fazer uma análise verdadeira de suas características pessoais de desempenho profissional.

Nesse método é possível fazer a utilização de diversas técnicas, inclusive os formulários com esquemas de vários outros tipos de análise de desempenho.

Uma das principais dificuldades encontradas nesse método é o fato da honestidade que o funcionário dentro de sua empresa deve ter para consigo mesmo e para sua chefia.

Autoavaliação

Em virtude disso a técnica de avaliar a si próprio não vem sendo muito utilizada nos ambientes corporativos como medida da análise de desempenho profissional dos indivíduos, que para realizarem essa avaliação de maneira satisfatória deve já ter atingido um grau de maturidade pessoal e profissional que o possibilite a detectar de maneira sincera suas principais falhas profissionais e a partir daí tentar solucioná-las.

Método de Avaliação de Resultados

O método de avaliação de resultados está relacionado intimamente com os programas administrativos para atingir metas ou objetivos, caracterizando-se por uma periódica comparação entre os resultados esperados que cada profissional consiga alcançar e os resultados que foram efetivamente obtidos.

Metodos

De posse das conclusões que esse método propicia ao avaliador é possível fazer uma identificação entre os aspectos fortes e os fracos dos empregados na instituição organizacional para que possam ser adequadas às demandas empresariais.

Esse método é essencialmente uma técnica bem prática, apesar de sua eficácia depender muito de como o avaliador entende a respeito de fazer uma boa avaliação de desempenho profissional.

Utilização de Métodos Mistos nas Organizações

Em virtude da enorme complexidade que envolve os vários cargos nas empresas, várias organizações corporativas acabam recorrendo aos chamados métodos mistos de avaliação de desempenho profissional, que nada mais é do que uma adaptação de cada técnica às demandas, peculiaridades e valores de cada instituição empresarial.

Fazendo com que cada uma tenha seus próprios meios de avaliação de desempenho de acordo com seus objetivos, situação atual e histórico da companhia.

Por isso o profissional atual que quer entrar ou se manter inserido dentro do mercado de trabalho, deve ter em mente que as empresas querem contratar como funcionários pessoas dinâmicas, flexíveis e que possam contribuir com suas habilidades e competências para o desenvolvimento da empresa.

Profissional

Para que isso possa ser uma realidade ele deve estar em constantes aprendizado, participando de cursos, simpósios ou congresso que a empresa possa vir a lhe oferecer.

O profissional bem situado dentro de uma organização empresarial não deve temer ser avaliado por seu desempenho, ao contrário deve estimular seus chefes a periodicamente fazerem uma análise para verificar possíveis pontos fracos e potencializar os que já são fortes. Desse modo ele terá a avaliação de desempenho sempre a seu favor dentro do mundo corporativo.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.