Método da Escolha Forçada na Avaliação de Desempenho Profissional

Método da Escolha Forçada

O Método da Escolha Forçada foi desenvolvido a partir da Segunda Guerra Mundial como o objetivo de selecionar os soldados que receberiam uma promoção.

Com o passar do tempo esse método foi utilizado de maneira experimental demonstrando resultados bastante satisfatórios, o que resultou na sua posterior adaptação e implementação dentro das diversas organizações empresariais.

Desempenho Profissional

Ele se caracteriza na verdade por avaliar o desempenho profissional das pessoas dentro das empresas, através de frases descritivas de alternativas específicas dos vários tipos de atuação profissional de cada indivíduo.

As várias maneiras de aplicação do método são: Há um bloco que é composto de duas ou mais frases, onde o avaliador deve selecionar somente uma ou no máximo duas entre aquelas que mais se aproxima da atuação do funcionário; Existem duas frases com significativo negativo e duas com positivo dentro de cada bloco,e a pessoa que esta avaliando deve escolher a frase mias adequada e amenos adequado para descrever o desempenho do profissional que esta sendo avaliado; e Em cada bloco existem quatro fases com avaliações positivas e o avaliador deve selecionar as que mais de adequam ao desempenho profissional do funcionário avaliado.

No formulário onde ficam os blocos de características positivas e negativas, a pessoa que está avaliando deve localizar as frases que valem pontos,podendo se quiser alterar os resultado da análise.

Avaliação

No entanto, no bloco só com significados positivos com frases que pontam para um sentido somente positivo, o avaliador terá mais dificuldade em fazer uma análise dirigida, pois terá de escolher a descrição que seja mais adequada ao desempenho do funcionário.

Vantagens do Método de Escolha Forçada

As principais vantagens do método de escolha forçada são: Os resultados obtidos são mais confiáveis e sem interferências pessoais ou subjetivas que possam prejudicar a avaliação, pois exclui o problema dos esteriótipos; Com é um método de simples aplicação não requer um preparo muito complexo por parte dos que vão avaliar.

Principais Desvantagens do Método da Escolha Forçada

Embora de aplicação simples, sua elaboração é muito complexa, pois exige um planejamento bem cuidadoso e longo; Ele é essencialmente uma técnica discriminativa e comparativa e apresenta os resultados de maneira global, sem muitas informações específicas avaliando os funcionários somente por uma escala de fracos , médios ou bons; Quando esse método é utilizado com o objetivo de desenvolver o setor de Recursos Humanos nas empresas necessita de informações complementares sobre a demanda de um treinamento ou uma avaliação do desenvolvimento profissional do trabalhador; oferece pouca recursos para o avaliador ter uma base mais sólida dos resultados das análises que foram feitas sobre os seus empregados.

Niveis

Por isso, em algumas empresas outros métodos são escolhidos mesmo se correndo o risco de haver uma interferência pessoal, problema que nesse método inexiste.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.