Maiores Injustiças Da História Do Oscar

Melhor Ator (1999)

Injustiçado: Edward Norton (American History)

Vencedor: Roberto Benigni (A Vida é Bela)

Roberto Benigni (A Vida é Bela)

Roberto Benigni (A Vida é Bela)

Edward Norton estava empolgado sobre os assentos de dignitários, de braço oscilante, mas teve que cair para trás na cadeira ao assistir Roberto Benigni fazer as honras quando Helen Hunt anunciou o nome vencedor de Melhor Ator vencedor em 1999. De fato, A Vida é Bela ganhou os corações e mentes da academia de uma forma que American History X, com sua força bruta, ficou a ver navios.

How Green Was My Valley X Cidadão Keane (1941)

Lindo filme com olhar sentimental para a vida da família em cidade ao sul do País de Gales, na virada do século 20, com base no romance de Llewellyn. Reconhecido na Biblioteca do Congresso dos EUA como “culturalmente significativo”. Filme encantador! Superou Orson Welles, em Cidadão Kane, ao prêmio de melhor filme do ano de 1941.

Talvez se os integrantes do corpo de jurados Oscar 1942 pudessem voltar ao tempo de modo provável iriam reparar o erro cometido. Realizado no final da primeira metade do século XX, Cidadão Kane está junto com líderes dos melhores filmes feitos em todos os tempos, com teor revolucionário não apenas no conteúdo como também na linguagem cinematográfica. Considerado marco no sentido de construir roteiros flashbacks. A obra de John FORD não tem o mesmo peso do que o trabalho de Orson Wells.

Gravado no ano de 1941, no meio da Segunda Guerra Mundial, a metragem representa quase unanimidade entre historiadores e críticos de linguagem no cinema. Talvez o nível crítico fosse forte demais ao sentido de alcançar o prêmio máximo. No entanto a acadêmica preferiu conceder a premiação ao melodrama Como Era Verde o Meu Vale.

Kramer VS. Kramer (1980)

Outro filme bom, mas foi o melhor filme ao ponto de conquistar Oscar 1980? Estranho pensar que Apocalypse Now foi derrotado. Varrição, alucinatória Guerra do Vietnã, épico de Francis Ford Coppola indicado para oito prêmios, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Diretor, ganhou apenas dois: Som e cinematografia.

Coppola chegou até as últimas consequências ao mostrar o seu lado definitivo sobre o Vietnã, que além de quase falir também colocou a vida em risco em níveis consideráveis conforme o relato no documentário O apocalipse de um Cineasta. Todavia os esforços não foram bastante para que a acadêmica reconhecesse o valor em 1980.

Maior Espetáculo Da Chuva Vence Cantando Na Chuva (1953)

A imagem de Gene Kelly dançando e cantando na chuva representa fenômeno quase mitológico no cinema. No ano de 1953 a acadêmica concedeu prêmio para O Maior Espetáculo da Terra ao invés e ignorou o fenômeno da sétima arte, causando escândalo logo na épica. Os membros não conseguiram entender a mensagem de Stanley Donen que trata da transição do cinema mudo ao falado.

Stanley Kubrick: Odisseia No Espaço (1969)

Independente de quem ficou com a estatueta do ano de 1969, não se pode ignorar a injustiça feita ao Kubrick em não ser premiado por ter revolucionado o gênero de ficção científica, que a partir de então passou a ser coisa séria. Além de estar no calo da corrida especial, moda no momento ao auge da Guerra Fria, a temática existência da metragem foi ponto forte e ignorado.

no images were found

Rocky: Um Lutador – Oscar 1977

Não se pode ignorar o fato do sucesso conquistado por Stallone representando o sonho Americano e sucesso democrático que os Estados Unidos se encontravam no momento, servindo como base para inspirações democráticas. Porém, a concorrência era pesada e parte da crítica intelectual sentiu ultraje por causa da ignorância de escândalo Watergate em Todos os Homens do Presidente. O Taxi Driver também foi merecido por causa da metragem sem concessões de Martin Scorsese.

De modo surpreendente a história do azarão nos rinques que consegue a ascensão na carreira com a raça conseguiu premiação surpreendente.  Necessário levar em conta que o favorito Taxi Driver trouxe fama ao estilo singular e reacionário de Scorsese.

no images were found

Quentin Tarantino e Pulp Fiction

Com a colagem pop Tarantino trouxe novo ar para Hollywood dentro do gênero policial. Também influenciou em níveis consideráveis a transição cinematográfica para produções na TV. De modo provável o cineasta jamais irá causar impacto em outra metragem na carreira como o fenômeno Pulp Fiction- Tempo de Violência.

Porém, para a surpresa de grande parte da crítica especializada, Forrest Gump de Robert Zemeckis, ganhou a estatueta. Ficou provável que Oscar é que nem eleições, no fundo ninguém sabe quais os resultados finais com antecedência e certeza.

no images were found

Fernanda Montenegro Por Gwyneth Paltrow

Fernando Montenegro merecia a estatueta pela presença de Melhor Desempenho no filme Central do Brasil, levando em conta que ela conquistou o troféu e Melhor Atriz no Festival de Berlim, na Alemanha. A concorrência não era forte o bastante: Gwyneth Paltrow por Shakespeare Apaixonado, vencedora no final.

Você Sabia?

De certa maneira parte da crítica abomina as decisões do Oscar desde a distribuição das primeiras estatuetas, distribuídas na época em que ainda podiam ser revendidas. Existem enormes contradições. Filmes que revolucionam na imagem estética da fotografia ou no conteúdo correm alto risco de fazer sucesso no mundo e ao mesmo tempo diminuir as chances de vencer o prêmio mais prestigiado do cinema.

Stanley Kubrick é considerado como um dos principais ícones dentro do estudo de cinema. Ele produziu dezesseis filmes, fora as metragens não oficiais, com certeza na lista pelo menos dos cem maiores diretores da história do cinema. Dr. Fantástico, Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e Spartacus, são apenas alguns exemplos de sucessos renomados. Sabe quantos prêmios Oscar Kubrick ganhou ao longo da vida? Zero!

Quem é que gosta de cinema e nunca ouviu falar de Charlie Chaplin ou Alfred Hitchcock? Ambos também não conquistaram o prêmio, embora fossem premiados por honorários e o conjunto da obra.

O sucesso do fracasso por certas decisões é evidente. Por exemplo, os filmes “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Os Dez Mandamentos” e “Assim Caminha a Humanidade”, todos emboçaram prêmio máximo no ano de 1957, nenhum é lembrado pelo grande público nos dias atuais.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.