Inventos Brasileiros Que Mudaram O Mundo

Os Brasileiros Também Inventaram Varias Coisas Que São Bastante Importantes, Saiba Quais São Elas e Por Quem Foi Inventado:

Avião: Muitas pessoas conhecem a versão dos norte-americanos que inventaram o avião em 1903, mas esqueça isso, pois eles usaram uma espécie de catapulta para dar impulso e subir. O primeiro avião a ser construído e ter voado sem impulso surgiu três anos depois da invenção dos irmãos.

Santos Dumont construiu o avião 14 Bis que era movido com o uso de um motor a combustível que fez com que o invento decolasse. Este voo foi realizado em Paris, na frente de muitas pessoas e isso fez com que ele reforçasse ainda mais que o pioneiro da aviação é um brasileiro.

14 Bis

14 Bis

Abreugrafia: Muitas pessoas não sabem, mas a radiografia foi inventada por um brasileiro. Foi o médico Manuel Abreu que pesquisou durante muitos anos para encontrar uma forma de conseguir radiografar os órgãos internos do corpo humano. Os resultados da suas pesquisas saíram em 1936, quando ele criou em uma máquina que fotografasse com chapas radiográficas o pulmão.

Isso proporcionou muitos benefícios, como diagnosticar mais rapidamente doenças, como a tuberculose. Hoje podemos contar com vários equipamentos modernos que fazem tomografias graças ao invento deste médico brasileiro, mas por ironia do destino ele morreu em 1962, vítima de um câncer no pulmão.

Rádio: Um padre brasileiro chamado Roberto Landell de Moura decidiu levar a sério as experiências com ondas eletromagnéticas. Foi então que, em 1894, conseguiu fazer uma transmissão com voz humana em ondas radiofônicas. Esta comunicação foi realizada por quilômetros na cidade de São Paulo, mas na época ninguém deu importância e até mesmo falaram que o padre estava praticando feitiçaria. O padre deixou de lado a invenção, mas anos mais tarde foi patentear o produto, só que tarde demais, pois um italiano já havia patenteado esta invenção.

Rádio

Rádio

Escorredor de Arroz: O escorredor de arroz é um instrumento que na maioria das casas dos brasileiros é usado todos os dias. Muitas pessoas acham que as invenções mais simples são as melhores e esta não é diferente, uma dona de casa chamada Terezinha Beatriz Alves de Andrades foi quem inventou o escorredor de arroz. Esta dona de casa estava cansada de ver todas a sua pia da cozinha entupida depois de lavar o arroz, ela então pegou uma pequena bacia pequena, com uma peneira acoplada, e isso facilitou o preparo dos alimentos. Depois de três anos este produto começou a ser comercializado maciçamente e muitas donas de casa começaram a adquirir o seu.

http://www.youtube.com/watch?v=m1hgFq0Nxzo

Balão Estático: Parece que ter padres como inventores brasileiros era bem comum antigamente. Um padre chamado Bartolomeu de Gusmão, que nasceu em Santos, São Paulo e no início do século XVIII se mudou para Portugal. Lá ele observou uma bolha de sabão e percebeu que o ar quente é mais leve do que o ar exterior e percebeu que desta forma poderia criar um veiculo que pudesse levitar.

Ele fez este projeto e o demonstrou para a corte portuguesa da época, o público ficou abismado com aquele acontecimento de ver um veículo sair do chão a quatro metros, sendo movido a ar quente.

Urna Eletrônica: Em 1980, um juiz de Santa Catarina decidiu investir em uma grande ideia, criar uma urna eletrônica que facilitasse as votações em eleições. Carlos Prudêncio contou com a ajuda de seu irmão. Este aparelho foi utilizado pela primeira vez em 1989, mas ainda de forma experimental.

Sete anos depois ela foi implantada em uma grande escala, depois, no ano de 2000, o país conseguiu realizar a primeira eleição que foi totalmente eletrônica. Como o Brasil possui uma dimensão muito grande a apuração das eleições via eletrônica facilitou bastante, coisa que não acontecia no método anterior.

Urna Eletrônica

Urna Eletrônica

Cartões Telefônicos: Antes dos anos oitenta para se realizar ligações de um orelhão ou telefone público eram necessárias fichas metálicas que eram semelhantes a moedas. Dependendo da ligação eram necessárias muitas fichas, o que proporcionava um transtorno.

Mas isso foi até o dia em que o engenheiro Guilherme Bardini, em 1978, teve a ideia de inventar o cartão telefônico que era descartável, onde você comprava, cada um possuía um determinado número de unidades e quando elas acabavam o cartão era jogado fora. Eles foram implantados em 1992, as empresas que fabricavam começaram a deixar os cartões com várias imagens bonitas e, com isso, muitos colecionadores surgiram.

Identificador de Chamadas: Hoje em dia é difícil você receber uma chamada anônima, pois a grande maioria das pessoas possui o revolucionário identificador de chamadas ,ou BINA, como pode ser conhecida também. Antigamente era muito fácil dos trotes acontecerem, pois ninguém sabia que estava fazendo a chamada.

Foi o eletrotécnico Nelio Jose Nicolai, em 1980, que criou esse aparelho que mostrava de onde a ligação vinha. Mas este inventor ainda briga na justiça para receber tudo que merece com todas as empresas de telefonia.

Walkman: Nos dias de hoje sair andando pela rua escutando música é uma coisa muito normal e banal, mas isso não era assim antigamente. Antigamente só se podia escutar músicas através de um grande aparelho, até que Andreas Pavel, em São Paulo, criou o aparelho stereobelt, que é um tocador portátil de fitas e radio. Mas a Sony patenteou primeiro, porém com o nome de walkman e os dois entraram em uma disputa judicial onde a Sony reconheceu que foi Andreas quem inventou o produto.

Walkman

Walkman

Soro Antiofídico em Pó: Os soros contra o veneno das cobras já existem desde o século XIX. Mas para o transporte deste soro fica difícil para regiões que são mais remotas, que são os lugares que mais precisam deles. Foi, então, no ano 2000 que o veterinário Rosalvo Guidolin teve a ideia de transformar este soro em pó e que possuía um prazo de validade muito maior do que o líquido.

Este produto já e produzido em São Paulo e já foi patenteado. Outra coisa positiva é que este medicamento não precisa ser mantido em baixas temperaturas como a outra versão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.