O relógio inteligente tem funcionalidade avançada, além de cronometragem, muitas vezes com características comparáveis a um PDA (Computador de Bolso). Os primeiros modelos eram capazes de realizar tarefas básicas, como cálculo, traduções, jogar jogos, entre outras atividades.
Certos modelos executam aplicativos móveis, alguns em um sistema operacional móvel, outros em telemóvel pleno, como players de mídia, com a reprodução de rádio FM e arquivos de áudio e vídeo, com som via Bluetooth e fone de ouvido.
Tais dispositivos podem incluir recursos como câmera, acelerômetro, termômetro, altímetro, barômetro, bússola, cronômetro, calculadora, telefone celular, tela sensível ao toque, navegação GPS, mapa de exibição, palestrante, programador, relógios e dispositivos de armazenamento em massa por um computador. Ele pode se comunicar com um fone de ouvido sem fio, microfone, modem ou outros dispositivos.
De modo usual tem funcionalidades de esporte, como GPS de formação, mergulho e esportes ao ar livre, tais como, programas de treinamento (tais como intervalos), a indicação de velocidade, unidades de monitoramento, acompanhamento de rota, computador de mergulho e frequência cardíaca a monitorar a compatibilidade com as transições do esporte.
Qualquer computador tem um processador de dados, memória de entrada e saída. Pode coletar informações de sensores internos ou externos e controlar ou recuperar dados de outros instrumentos computacionais. Ele pode apoiar tecnologias sem fio, como Bluetooth, Wi-Fi e GPS. No entanto, é possível servir como uma interface para um sistema remoto, como no caso de relógios que utilizam tecnologia de smartphone, por exemplo.
Relógios Inteligentes: 1970 e 1980
A SEIKO, companhia japonesa do relógio, foi pioneira em desenvolver a tecnologia de computação no pulso. O primeiro digital, que estreou em 1972, foi da Pulsar, fabricados por Hamilton Watch Company. Se tornou marca que viria a ser adquirida pela SEIKO em 1978.
No ano de 1982, um relógio Pulsar (NL C01) foi lançado com capacidade de armazenar 24 dígitos. Com a introdução dos computadores pessoais nos anos 1980 a SIEKO começou a desenvolver relógios com capacidade computacional. Os dados do modelo “2000” (1983) eram acessados por teclado externo.
Os dados foram sincronizados a partir do teclado do relógio via acoplamento eletromagnético (sem fio de encaixe). O nome deriva de sua capacidade de armazenar 2000 caracteres.
O D409 foi o primeiro modelo SEIKO com entrada de dados onboard (através de um teclado em miniatura) e contou com uma matriz de pontos de exibição. Sua memória era pequena, com apenas 112 dígitos. Foi lançado ano de 1984, em ouro, prata e preto. Estes modelos foram seguidos por muitos outros durante a década de 1980, em principal a “Série RC”.
O RC-1000 foi o primeiro modelo a fazer interface com um computador, lançado em 1984. Ele era compatível com a maioria dos PCs populares da época, incluindo a Apple II, II, o Commodore 64, IBM PC, NEC 8201, Tandy Cor Computer modelo 1000, 1200, entre outros.
O RC-20 Wrist Computer foi lançado em 1985. Tinha um microprocessador SMC84C00 8-bit Z-80; 8K de ROM e 2K de RAM. Tinha agendamento, memorando, tempo do mundo e um aplicativo de calculadora de quatro funções como o RC-1000, que pode ser ligado ao computador pessoal, no presente caso por meio de um cabo proprietário. Foi também notável na medida em que pode ser programado, embora o desenvolvimento de aplicações de armazenamento limitada a exibição pequena e limitada.
O gráfico de dados RC-4000 PC também foi lançado em 1985, apelidado de “menor terminal de computador do mundo”. Tinha 2K de armazenamento. O RC-4500 (1985), também conhecido como o pulso Mac, trouxe as mesmas características que o RC-4000, mas com adicional na variedade de cores brilhantes, tendência da moda dos anos oitenta do século XX.
http://www.youtube.com/watch?v=xaYaoI3ZKlYOutras Marcas Famosas De Relógios Inteligentes
Durante os anos 1980 a Casio começou a comercializar uma linha bem sucedida de “relógios de computador”, além dos relógios-calculadora. O mais notável foi o banco de dados da série. Havia também os modelos Nelsonic e muitas outras novidades.
Em junho de 2000, a IBM apresentou um protótipo de relógio de pulso com Linux. A versão original tinha apenas 6h de duração da bateria, que mais tarde foi estendido para 12h. O dispositivo mais tarde foi atualizado com um acelerômetro, vibrando mecanismo e sensor de impressão digital.
A IBM começou a colaborar com a Citizen Watch Co para criar o “WATCHPAD”, com características 320 x 240 QVGA de exibição e Linux 2.4. Também tem software de calendário, Bluetooth, 08 MB de DRAM e 16 MB de memória flash. Citizen estava esperando para vender o relógio para os alunos e empresários com um preço de varejo em US$ 399. No entanto, o projeto foi interrompido por volta de 2001-2002.
Funcionalidade GPS
A unidade de monitoramento GPS pode ser usada para gravar dados históricos através do preenchimento de um trabalho e, em seguida, transferir os dados para um computador online para criar conjunto de atividades de exercícios anteriores para análise.
Além disso, alguns relógios inteligentes podem ser usados para a plena navegação GPS, com uma tela que exibe mapas e coordenadas atuais em tempo real usando o formato de coordenadas (hora, minutos e segundos decimais).
Os usuários podem “marcar” a sua localização atual e editar o nome e os pontos coordenados da entrada, o que permite a navegação para as novas coordenadas.
LG-GD910: Características Gerais
Primeiro telefone 3G que tem uma tela sensível ao toque e recursos de vídeo-chamadas. Desenvolvido a partir de um protótipo que a empresa demonstrou pela primeira vez em 2008. Exibido pela primeira vez de modo público na CES 2009. Construído com caixa de metal impermeável e com rosto de vidro curvo temperado. Tem 13,9 mm de espessura. O touchscreen é de 1,43 polegadas (3,63 centímetros) de diâmetro, 352 x 288 pixels. Usa a interface do LG Flash.
O LG-GD910 permite a transmissão de dados em alta velocidade necessária para fazer chamadas de vídeo usando a câmera embutida. Ele também suporta Bluetooth, incluindo áudio estéreo e tem alto-falante embutido. Há a opção Speech para lidar com mensagens de texto, outras informações e recursos de reconhecimento de voz usado para procurar contatos e fazer chamadas.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier