Código Morse

O Código Morse é um sistema de sinais criado e desenvolvido pelo americano Samuel Morse, que lhe deu o nome, no ano de 1935. O código morse hoje ainda é usado, especialmente em situações as avançadas formas de comunicação e avanços tecnologicos de comunicação não são possíveis, por quaisquer motivo, no entanto, na sua época o Código Morse revolucionou o sistema de comunicação, e foi utilizado durante muito tempo com bastante êxito pelos telégrafos. O Código Morse, criado por Samuel é na verdade um sistema de símbolos que representam sons que designam cada uma das letras e números do alfabeto. Assim por exemplo SOS, que é o pedido de socorro universal, é representado através do Código Morse assim S = … (3 pontos), O = – – – (3 traços) e S= … (3 pontos), que significa 3 batidas curtas, e batidas longas e 3 batidas curtas.

Código Morse

Código Morse

Esse som é reconhecido em todo o mundo como um pedido de socorro, independente da língua que se fale, o Código Morse é uma linguagem universal, este talvez seja o seu maior valor, se você estiver no Japão ou na África esse sinal será sempre reconhecido e atendido. Muitas vezes vimos em bons filmes de faroeste americano índios mandando sinais de fumaça que também são interpretados como Código Morse, 3 nuvens pequenas e consecutivas, 3 nuvens longa e + 3 pequenas, significavam um pedido de socorro através de sinais de fumaça, numa alegoria do Código Morse. Tecnicamente o Código Morse é reconhecido como uma importante forma de comunicação a distância, usado nos telégrafos, com a emissão e recepção de sinais que utiliza corrente elétrica como veículo para transmissão dos pulsos ou tons, como podem ser chamados os sons emitidos que são curtos ou longos.

Instrumento Código Morse

Instrumento Código Morse

Esses sinais podem ser transmitidos de diversas maneiras, por ondas mecânicas, sinais visuais, como luzes que ascendem e se apagam ou sinais de fumaça, ondas eletromagnéticas como sinais de rádio e os tradicionais pulsos elétricos que são transmitidos através de cabos. Na internet rola um vídeo muito interessante a respeito de um pedido de socorro através de Código Morse, nele podemos perceber claramente os conceitos de pulso curto e longo e as diferentes formas de transmissão de sinais de código Morse. No filme, o pedido de socorro em Código Morse é enviado através de sapateado de dança, do som de uma bateria, dos trovões num temporal, dos faróis de um carro, do choro de um bebe, latido de um cachorro, com da flauta de um índio, de um coral de crianças, através das letras de música, enfim de mil maneiras diferentes que nos possibilita perceber claramente a diferença e a semelhança entre as diversas formas de se manifestarem os sinais.

Comunicação

Comunicação

O vídeo é de um comercial da Y&R muito bem bolado, que alerta para a proteção do meio ambiente – SOS por um clima em crise. Algumas curiosidades sobre o Código Morse nos contam que prisioneiros da 2º guerra mundial foram libertados depois de se comunicar utilizando-se do Código Morse, para aquele grupo de homens conhecer o código de sinal fez a diferença entre a vida e a morte, assim como o Titanic foi o primeiro navio a pedir socorro através da linguagem esse, no entanto não obteve tanto sucesso. Essa é muitas outras situações de que temos noticia o Código Morse foi importante, mesmo em tempos de avançadas tecnologias, o que mostra que vale a pena conhecer um pouco do Código Morse, mesmo que seja apenas o pedido de Socorro: …—…

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Invenções

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.