Intercâmbio Cultural

Certamente você já deve ter ouvido falar bastante sobre Intercâmbio Cultural, mas sempre paira aquela dúvida: O que é isto? Como Funciona?

De acordo com o dicionário, a palavra intercâmbio possui os seguintes significados:

-Permuta ou troca.

-Relações de comércio, entre nações ou ainda aquelas culturais.

Na área educacional, o intercâmbio faz referência a estudantes que por um determinado período, que pode variar entre seis meses a um ano, estudando e aprendendo o modo de viver em outro país, que fale ou não o mesmo idioma. Há algumas agências que promovem o intercâmbio cultural, as mesmas fazem todos os contato necessários entre as escolas, cursos e tudo o mais, organizando as trocas de estudantes.

Casos Práticos

Nos casos de intercâmbios funciona mais ou menos assim, um estudante do Brasil vai estudar nos Estados Unidos, ele vai cursar uma escola americana e será hospedado por uma família de um estudante americano, que, virá estudar no Brasil e se hospedará na casa da família do estudante brasileiro.

Intercâmbio Para os Estudantes do Nível Médio

Para os estudantes do nível médio o principal objetivo de um intercâmbio é a possibilidade de se aprofundar mais no estudo de outra língua (idioma), além, é claro, da experiência de viver em outra sociedade, participando de uma realidade totalmente diversa, distante de todo e de tudo que lhe é familiar, o que acaba resultando num grau maior de autonomia e responsabilidade.

Intercâmbio Para o Ensino Superior

Diversas instituições de ensino superior possuem convênios com outras instituições residentes em outros países para promover o intercâmbio entre seus estudantes. As instituições que são privadas (particulares) apresentam possibilidade de intercâmbio para estudantes de pós-graduação e graduação, sendo que os custos oriundos da viagem, alimentação e hospedagem são devidos pelos próprios estudantes.

Quase sempre, os estudantes tendem a continuar o pagamento de suas mensalidades na mesma instituição em que estão matriculados, sem que haja um custo extra devido à instituição de destino.

Já nas faculdades/universidades públicas há determinados programas que promovem algo como uma bolsa, uma ajuda de custo, mas, nessas situações não existe mensalidade a ser paga, especialmente em razão da universidade ser pública, ou seja, ser financiada pelo Governo Federal ou Estadual.

O intercâmbio entre os estudantes do ensino superior tem um foco diferenciado daqueles do ensino médio, pois visa uma troca de experiências entre os diferentes povos, entre as variadas culturas, entre os diferentes recursos usados em suas áreas de estudo, e também, mas não também visado, o aprimoramento no idioma, já que no caso em questão saber bem o idioma do país que se vai morar já vem como pré-requisito.

A Valorização Depois do Intercâmbio

A valorização obtida no mercado depois que os profissionais passaram por um intercâmbio é demasiada, por isso, passa a ter um incentivo maior e atua como forma de investimento na carreira. No caso, as empresas que trabalham com o ramo de exportação e importação e as multinacionais priorizam os profissionais ou estudam que já passaram por essa experiência, por já possuírem uma bagagem maior.

A preferência das empresas inclui os candidatos aos programas de seleção para trainee, já que o intercâmbio fornece um diferencial, melhorando totalmente o currículo do candidato.

Qual o País Mais Buscado

No Brasil o destinado mais procurado por quem pretende fazer um intercâmbio é o Canadá, isso em razão das melhores condições, fornecendo um custo de vida mais baixo e menor burocracia, em relação à Europa e os Estados Unidos. Porém, os intercâmbios oferecidos pelas faculdades possuem convênio com países diversos, e os estudantes podem optar pelo destino de acordo com a área que está cursando e com o idioma que tem maior intimidade.

Quando Surgiu o Intercambio

O intercâmbio cultural voltado para o público jovem, que ainda esteja em idade escolar, foi criado logo depois da Segunda Guerra Mundial na esperança de restabelecer o diálogo entre os povos sofredores da guerra e assim proporcionar a busca pela paz mundial. Entender os valores, hábitos, e costumes de um povo habitante de outro país promoveria para as futuras gerações um melhor entendimento.

São várias as histórias de jovens que quando retornam de uma experiência de intercambio, seja em qualquer país, Europa, América do Norte, Ásia ou Oceania, não conseguem mais separar aqueles países das pessoas com quem conviveram e que fizeram parte de suas vidas durante um tempo. Aqueles países, antes vistos apenas de longe, nas aulas de Geografia, passam a ser palpáveis, verdadeiros, e a conseguir um lugar especial no coração e na alma do intercambista.

Como Funciona

  • O intercâmbio funciona basicamente da seguinte forma: famílias e escolas no exterior se preparam para receber os alunos que serão como novos participantes de suas famílias por certo tempo.
  • Nos países que recebem os intercambistas existem organizações governamentais já credenciadas ou ainda aquelas particulares, que promovem a administração do processo de posicionamento do aluno nas famílias anfitriãs e nas escolas, fazendo o monitoramento do aluno durante todo o tempo que durar o programa de intercâmbio.
  • No país que o aluno se origina, diversas agências especializadas no assunto trabalham em concomitância com as organizações governamentais e recebem os estudantes.  Agências idôneas e sérias promovem uma avaliação do tipo de perfil que melhor se adapta ao intercambista e ainda qual nível linguístico ele atinge, faz uma entrevista com a família, prepara e orienta os intercambistas para enfrentarem esse desafio que se forma apenas operacionalmente, mas ainda emocionalmente e culturalmente. Além disso, a fase crítica de pré-embarque e todas as reuniões que são feitas são importantes para que o intercâmbio seja um sucesso.
  • O termo intercâmbio é utilizado levando-se em consideração a ideia de troca de hábitos, valores, cultura, experiências, ficando tudo implícito. Existem programas de estudo, atualmente, para todas as preferências e idades, e não somente para jovens entre idade de 14 e 18 anos. Há programas para famílias completas, até com a inclusão de serviço de babá, programas de Trabalho e Estudo voltado para os universitários, estágios para profissionais jovens, programas de estudo somado às férias, programas para adultos voltados para o idioma escolhido, direcionados para as áreas específicas como negócios, marketing, Inglês para profissionais de saúde e muitos outros.

O processo do Intercâmbio Cultural vem se desenvolvendo ininterruptamente através dos tempos. Desde épocas remotas, como por exemplo, o comércio das Índias, com suas caravanas que atravessavam os desertos. As Grandes Navegações e o desenvolvimento do comércio, que se deu através destas, que reuniam na cidade italiana de Gênova, comerciantes de todas as nacionalidades e de diferentes culturas, acabavam realizando o intercâmbio cultural mais simples e objetivo, dentro da real necessidade de cada um, trocando experiências e agregando novos conhecimentos nos mais variados setores.

Intercâmbio Cultural

Intercâmbio Cultural

Assim, historicamente, pelo próprio movimento das civilizações, aprendemos que intercâmbio cultural sempre se processou e continua se processando mais intensamente, na busca do homem pelo conhecimento. Ao afirmarmos que a sabedoria vem com a idade, estamos contradizendo o conhecimento escolar, que se dá na mocidade. É vivência dos nossos conhecimentos e na prática desses que vamos aprimorando nossa cultura, isto é, adquirindo novos conhecimentos. Hoje na área do turismo, por exemplo, as oportunidades da pratica do intercâmbio cultural são enormes, apesar das condições financeiras não permitirem a massificação cultural através de viagens onde se dá o encontro de culturas diferentes, com novos costumes, novas práticas comerciais, industriais, seja lá o que for sempre será diferente, pois nesses intercâmbios as pessoas entram contato com a cultura religiosa, cultural e até mesmo uma cultura industrial de outros povos,  que muitas vezes não mantem os mesmos hábitos que os nossos.

Agências de Intercâmbio Cultural

Agências de Intercâmbio Cultural

No Brasil, o projeto Rondon, desenvolveu um programa de integração nacional que não foi valorizado e logo abandonado. Eu como rondonista que fui, chego a acreditar que as autoridades brasileiras não têm o conhecimento e não mediram as dimensões da importância desse projeto, ou então não souberam avaliar a eficiência do intercambio cultural para quem participou do Projeto Rondon, a nível nacional. A troca de experiências entre universitários do Norte e do Sul, nos fez compreender, por exemplo, da realidade dos dois Brasis, como alguém escreveu. Se eu falar aqui em animais da Amazônia, não é o mesmo que eu ir ver inloco. A fotografia, o discurso inflamado e todos os outros recursos utilizados em cursos de intercambio cultural, na maioria das vezes não correspondem a realidade. Entre a prática e a teoria, as distâncias são enormes. O verdadeiro intercambia cultural se realiza no convívio entre as civilizações.

Intercâmbio Cultural Estados Unidos

Intercâmbio Cultural Estados Unidos

Encontramos o intercambio cultural, no dia a dia de um atleta brasileiro que esta treinando Box em Cuba, um nadador nos EUA, um surfista no Hawai, um músico gravando um tango na Argentina, um professor aperfeiçoando seu Inglês em Londres, os atletas do mundo inteiro participando de Jogos Olímpicos, e por ai vai. Fazer intercâmbio cultural é um ponto de integração entre culturas diferentes e só conhecendo-as poderemos nos avaliar como integrado ou não. Se eu sou uma pessoa que desconheço completamente as regras para a proteção do meio ambiente, como vou me integrar ao grupo que pratica a proteção do meio ambiente? Só aperfeiçoando minha cultura, pelo intercambio cultural.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.