O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia do governo brasileiro. O INPE Do Brasil, numa visão geral, e para melhor entendimento dos leitores, atua na previsão do tempo, registrando e prevendo as precipitações das chuvas, das descargas elétricas, a formações de temporais com rajadas de ventos, inclusive medindo sua velocidade, registra as queimadas que estão acontecendo e onde estão acontecendo, registra abalos sísmicos e sua intensidade, bem como os locais onde vão ocorrer. Para tudo isto, o INPE do BRASIL se utiliza de satélites equipados com aparelhos específicos para cada tipo de fenômeno e com pessoal especializado para interpetrar as informações de cada setor.
É bom lembrar que a abrangência desses satélites é de todo o território nacional. Além de registrar todos os fenômenos climáticos previstos, ainda tem um sistema de informação aos órgãos competentes de cada região que possa vir a ser atingida por um desequilibro no clima, por exemplo. O importante é que o INPE pode atuar inclusive na preservação e Controle Meio Ambiente, atuando e ajudando na proteção dos Animais da Amazônia, controlando as queimadas. O governo brasileiro tem no INPE, uma extraordinária ferramenta de pesquisa para ajudar no desenvolvimento do país, produzindo projetos de Proteção Do Meio Ambiente para um desenvolvimento sustentável, mesmo se utilizando de elementos da natureza, como a água de nossos rios e a madeira retirada irregularmente da floresta Amazônica.
Basta para isso fazer prevalecer os interesses da Nação em detrimento dos interesses mesquinhos dos exploradores na ilegalidade. O INPE do Brasil é a ferramenta certa a ser utilizada contra a agressão que se prática no Brasil contra o meio ambiente. A história da água é, na atualidade, um dos assuntos mais em pauta na sociedade brasileira e mundial e o INPE do Brasil, tem todas as condições de controlar os abusos que são praticados com a poluição de nossas bacias hidrográficas de maneira indiscriminada.
Estudando todos os recursos que o INPE do Brasil oferece para contribuir na melhoria da qualidade de vida do cidadão brasileiro, nos dá a impressão que o governo desconhece a existência desse Órgão Governamental.
Senão vejamos a extensão e o alcance do campo de pesquisa de que o INPE é habilitado: pesquisa em desenvolvimento agrário e tecnológico, pesquisa na aplicação da Geotecnologia em desastres da natureza e monitoramento de áreas de risco e escorregamento. Olhando para os últimos acidentes de desmoronamentos, enchentes e outros desastres que atingem a natureza, fica a interrogação: o INPE do Brasil funciona? E as enchentes no Estado de Santa Catarina e no Estado do Rio Grande do Sul estão fora do alcance ou da área de atuação do INPE? O vapor da água pode ser medido pelo INPE a uma distância de 8 km. Uma grande enxurrada não? Veja mais sobre Meio Ambiente com Lixo e Artigos Educação Ambiental.