Hora de Acertar as Contas

Hora de Acertar as Contas

O final do ano já está chegando e com eles muitas despesas extras com as festas de final de ano, os presentes de natal e as férias da família, assim a maioria dos trabalhadores já estão fazendo conta sobre o que fazer com o seu 13º, ou então com a segunda parcela do 13º, porque a maioria dos trabalhadores brasileiros já recebeu no meio do ano a primeira parcela. Especialistas em finanças e economia domésticas dão várias dicas sobre como administrar esse dinheiro extra e deixar o ano novo muito melhor.

Hora de Acertar as Contas

Hora de Acertar as Contas

13º salário – Oportunidade de Acertar as Contas

O 13º salário é um salário extra que recebemos no final e ano, como uma bonificação para quem trabalhou duro o ano inteiro, na realidade trata-se de um salário suplementar que é usado para os gastos extras de final de ano. Mas antes de ir às compras o consumidor deve parar e fazer um levantamento de sua situação financeira, e especialmente para quem está inadimplente esta pode ser a oportunidade de organizar a sua vida e entrar o ano novo com o controle de sua vida financeira.

Dinheiro

Dinheiro

O ideal é que a pessoa faça uma planilha de todas as suas dividas e de seu orçamento mensal, verifique o que dá para reduzir, tire os supérfluos e os excessos, e com a sobra, junte parte do 13º e procure seus credores e renegocie suas dividas, com juros baixos de no máximo 2,5% por mês, verificando se estas parcelas cabem no seu orçamento. Separe cerca de 25% do seu 13º e faça uma reserva para imprevistos, e então com o restante planeje suas festas de final de ano e quem sabe um passeio com a família, que ninguém é de ferro.

Crédito

Crédito

13º Para Quem Tem Uma Vida Financeira Saudável

Para aqueles brasileiros privilegiados que conseguem manter suas contas sob controle e não devem nada, mas também não poupam, esta é a oportunidade perfeita para iniciar um pequeno investimento na poupança por exemplo e projetar quem sabe a realização daquele sonho de consumo. Quem sabe a entrada da casa de praia daqui a algum tempo. Vale a pena aproveitar e não só colocar parte do dinheiro do 13º em uma poupança ou outra forma de investimento, mas sim, se organizar para passar a fazer uma reserva mensal dos seus ganhos, adotando o perfil de investidor. Mas não se esqueça, final de ano é época de festas, presentes e todo mundo merece gozar um pouco a vida e relaxar, então parte do seu 13º deve com certeza ser gasto com você e sua família.

Investimento

Investimento

Gastos Futuros

É importante lembrar que ano novo significa também despesas novas e o início do ano chega com IPTU, IPVA, material escolar e outras despesas típicas do início do ano que não fazem parte do nosso orçamento cotidiano. Por isso sempre que possível ou que seu dinheiro alcance, é bom aproveitar e deixar uma reserva para estas despesas, e com certeza você vai passar o final de ano mais tranquilo.

Vídeo

Compras e Festas

Compras e despesas com as festas e eventos também devem estar no orçamento do final de ano, porque ninguém é de ferro e nós merecemos uma roupinha nova, aquele vestido de festa lindo pra entrar o ano não é mesmo? Então vale fazer uma lista, anotando todos os presentes e os gastos que você pretende fazer e deixar uma pequena margem de reserva e quando for as compras seja criativa nos presentes, nem sempre o mais caro é o melhor, pague a vista, peça descontos, e você verá como pode ser capaz de fazer seu 13º esticar e render muito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.