História do Rádio no Brasil

O Rádio é um grande recurso tecnológico muito eficaz que transmite comunicação codificada. Este método foi criado já há um bom tempo, antes de outros meios de comunicação como televisão e internet serem criados.

História do Radio no Brasil

O rádio no Brasil possui uma grande influência na história do nosso país. No dia vinte e cinco de setembro é comemorado o dia do fundador do rádio no Brasil, este dia foi escolhido para homenagear Edgar Roquette Pinto, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1884. Em 2013, a rádio brasileira está comemorando noventa e um anos de existência, pois foi no dia vinte e cinco 1844 que nasceu o grande fundador deste meio de comunicação no país.

História da Rádio No Brasil

História da Rádio No Brasil

O primeiro rádio que chegou aqui no país no dia sete de setembro de 1922, quando completou o centenário da independência brasileira e foi neste mesmo dia em que foi feita a primeira transmissão radiofônica durante uma Exposição que estava acontecendo por causa do centenário de independência.

Vários empresários norte-americanos vieram para o Brasil nesta época, eles trouxeram esta tecnologia e instalaram uma torre de transmissão no topo do morro do Corcovado, onde vários testes foram realizados. Nesta primeira transmissão do rádio no país foram transmitidos, além do pronunciamento do atual presidente da republica, que era o Epitácio Pessoa, foi colocada também a ópera “O Guarani”, que estava sendo realizada no Teatro Municipal.

A primeira rádio brasileira

Todos aqueles aparelhos que foram demonstrados na Exposição foram adquiridos pela Academia Brasileira de Ciências. No mesmo ano em que aconteceu a primeira transmissão já foi criado no país a grande Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que depois de alguns anos se tornou a Rádio MEC, que ainda hoje está no ar.

Esta rádio foi inaugurada em 1923 e nela eram transmitidas óperas, concertos, palestras culturais e recitais de poesias. Nesta época este meio de comunicação ainda não era muito popular e, com isso, não conseguia sobreviver com seus lucros, por isso a Rádio sobrevivia, então, com doações dos telespectadores, e aí foi criada a primeira emissora de rádio brasileira.

Em 1927, os sons dos discos começaram a ser acoplados com o controle dos rádios, pois antes eram reproduzidas as músicas através do próprio microfone, o que comprometia a qualidade. Na década seguinte este veículo de comunicação começou a ser um grande veículo de massa. Foi Cesar Ladeira, que inicialmente era da Radio Record e depois passou para Mayrink Veiga, quem começou a profissionalizar o rádio brasileiro, criando um grande elenco remunerado e isso fez também com que abrisse espaço para renomados programas de auditório, humorísticos e também radionovelas.

Outro dado muito importante é que foi durante o governo Getúlio Vargas, em 1932, que foi autorizada a introdução de propagandas, que naquele momento eram chamadas de reclames. Já nesta mesma época, este veículo começou a passar propagandas obrigatórias de política, com isso os pronunciamentos que Vargas fazia eram campeões de audiência.

Outro momento muito marcante foi a inauguração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro em 1936, em que suas frequências atingiam o país e também alguns outros países. O presidente viu que era uma grande oportunidade usar este veículo para suas propagandas políticas. Em 1935, foi criado o programa “Voz do Brasil” que era feito pela locução de Luiz Jatobá, que se tornou, mais tarde, uma grande celebridade.

Depois, em 1938, este programa passou a ser veiculado nas emissoras obrigatoriamente e com atos do Poder Executivo, isso durante a noite das sete às oito horas, e neste tempo já era um total de setenta emissoras de rádio.A emissora de Rádio Nacional possui uma história importante, pois essa emissora conseguiu se manter no auge da audiência durante vinte anos. Inicialmente, ela era uma iniciativa privada, mas com o grande sucesso o governo de Getúlio Vargas decidiu então torná-la uma emissora nacional do governo. Esta rádio possuía em seu elenco os melhores músicos, cantores e rádio atores daquela época.

Em 1942, foram implantadas no Brasil emissoras através de ondas curtas, o que possibilitou que as estações pudessem ser colocadas em lugares inacessíveis com ondas longas, e com isso praticamente em todo o território brasileiro já havia rádio. Hoje é muito mais fácil de você conseguir ter acesso a um aparelho de rádio, pois na maioria dos automóveis ele já vem acoplado, os aparelhos domiciliares já são mais baratos e na maioria dos aparelhos celulares também já vem incluso.

Hoje no Brasil já são mais de duzentas mil emissoras de rádios espalhadas pelo país inteiro e elas estão separadas nas duas freqüências, que são AM e FM.

Radionovelas e Jornalismo

A primeira radionovela que foi transmitida se chamava “Em Busca da Felicidade” e ela foi transmitida em 1941. Tornou-se num grande fenômeno no país inteiro, mas antes desta telenovela havia um programa que era mais fenômeno ainda que se chamava “Edifício Balança Mas Não Cai”, que era um programa de humor que era apresentado por  Paulo Gracindo, Brandão Filho, Walter D’Ávila, entre outros, esta série foi até mesmo adaptada para a televisão.

Saiba Mais

Saiba Mais

A rádio no país também inovou muito a forma das pessoas saberem as informações do cotidiano e de todo o país, iniciou-se, então, o radio jornalismos que até hoje é muito escutado por todos. O primeiro programa criado se chamava Repórter Esso e estreou em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.

Padre Landell: Um Pioneiro

Muito tempo antes de o primeiro rádio chegar ao Brasil, o Padre gaúcho Landell conseguiu fazer a primeira transmissão de voz humana por meio de ondas eletromagnéticas e dizem até que este padre foi um dos inventores do rádio. Entretanto, na época em que ele realizou esse feito as pessoas não deram muita importância e quando ele decidiu patenteá-lo outra pessoa, de outro país, já havia feito isso. Mas hoje este padre está no Livro dos Heróis Nacionais, pois foi colocado nesta ilustre lista pela presidenta Dilma Rousseff.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.