Helvética: Uma das Letras Mais Populares no Mundo

Fonte de Letra Helvética

Queridinha de grandes empresas multinacionais como a Microsoft, a fonte de letra Helvética é um dos tipos mais populares e utilizados em todo o mundo. Ela é considerada uma das tipologias que mais se associam ao design gráfico moderno. Isso se deve pelo formato das letras, que não possui serifa, que são pequenos traços e prolongamentos que aparecem no fim das hastes das letras. Isso faz com que o texto fique agradável e de fácil leitura.

Helvética: Uma das Letras Mais Populares no Mundo

Helvética: Uma das Letras Mais Populares no Mundo

Foi criada em 1957 pelos designers suíços Edward Hoffman e Max Miedinger, que desenvolveram um novo tipo de fonte sem-serifa para competir com a então consagrada tipologia Akzidenz-Grotesk, que era muito usada nessa época na Suíça. A fonte foi batizada inicialmente de Neue Haas Grotesk, uma junção de duas tipologias em que os designers se inspiraram: a Normal Grotesk da Haas e a Schelter-Grotesk. Os criadores pretendiam elaborar uma fonte de letra clara, neutra e sem significados inerentes no seu formato, além de poder ser utilizada em uma variedade de sinais.

Designer Suíços

Fonte

Fonte

Os designers suíços pretendiam elaborar um tipo de letra claro, que não tivesse significados culturais, de fácil leitura, e que pudesse ser usada em diversos locais, de placas informativas de trânsito até impressos em papel. A tipografia recebeu sua denominação atual em 1960, alterada pela filial alemã da empresa criadora. Inicialmente, pretendiam chamá-la de Helvetia, que significa Suíça, em latim. No entanto, acharam muito pretensiosa a ideia de batizar uma tipologia com o nome de um país.

O Nome

Arial

Arial

Por isso, foi escolhido o nome Helvética. (As últimas letras “CA” querem dizer “da Suíça”). Desta forma, seria mais aceita no marketing internacional. Assim, a fonte se espalhou pelo mundo, simbolizando a tecnologia suíça de ponta, e ficou mundialmente famosa. Com o sucesso, existem versões da Helvética para idiomas que derivam do grego, hebreu, cirílico, e latim, e também de versões para vitetnamita, khmer, urdu e hindu. Sistemas de escrita variantes que se baseiam em caracteres incluem coreano, japonês e chinês, que foram desenvolvidos para complementar a tipologia Helvetica.

Com mais de 50 anos de criação, a fonte Helvética é a mais popular do mundo. Dentre as empresas mais renomadas que usam a tipologia nas suas marcas, estão a American Airlines, 3M, Boeing, linhas aéreas Lufthansa, Panasonic, Jeep, rede de jornalismo BBC News, Microsoft e outras. Além disso, a fonte é usada nos ônibus espaciais da Nasa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.