Guerra de Tortas

Sobremesas

As sobremesas – mais raramente conhecidas também como pospasto – é o nome dado para um prato que funciona como uma espécie de complemento ou de extensão de uma refeição, que no caso é um alimento doce que é servido depois de um almoço ou de um jantar. Essa prática de adoçar o paladar depois de uma refeição é comum ao redor de todo o planeta.

No idioma português, a palavra sobremesa foi construída morfologicamente falando com a junção das palavras sobre e mesa, onde sobre carrega o significado de posterioridade, “após”, “aquilo que sucede”, “depois”, e mesa carrega o significado de representar a refeição principal.

Como foi dito anteriormente, a sobremesa deve necessariamente ser algo doce, mas ela pode se resumir a uma fruta qualquer, ou ainda ir para um lado mais apetitoso, como as guloseimas, por exemplo. De maneira geral, as guloseimas pertencem a área da culinária que cuida dos alimentos doces e pode também ser chamada de doçaria ou de confeitaria.

Assim sendo, na maioria das vezes as sobremesas são compostas com açúcar e assim proporcionam um paladar doce. Como já foi dito, elas são sempre servidas após uma refeição completa (que geralmente é salgada), e muitos pratos podem ser considerados sobremesas, sendo que isso varia imensamente de região para região. As sobremesas mais tradicionais e populares nos dias de hoje são: bolos, bolachas e / ou biscoitos, chocolates, cookies, brigadeiro, flan, gelatina, manjar, doce de leite, pavê, pudim, suflê, sorvete, frutas, petit gâteau, geleias, compotas de doces, balas, pirulitos, confeitos, frutas cristalizadas, marzipã, tortas, entre vários outros, sendo que esse último é o foco do artigo de hoje e será apresentado brevemente mais a frente.

No Brasil os dores começaram a surgir e serem produzidos com maior frequência durante o período colonial, mais especificamente no em meados do século XVII, já que foi nessa época que os engenhos de açúcar passaram a ser instalados em nosso país. Muitas sobremesas das quais conhecemos hoje em dia são trazidas de outros países e ainda que tenham sofrido muitas adaptações, elas ainda carregam fortes influências de outros lugares.

Sobremesas

Sobremesas

Porém, as primeiras sobremesas que eram oficialmente e legitimamente brasileiras eram principalmente as frutas tropicais, como é o caso da carambola e da manga, sendo que elas sempre eram servidas acompanhadas de mel, que intensificava ainda mais o sabor doce. Outras frutas que eram bastante consumidas eram a banana e a laranja, tendo sido elas as principais sobremesas da época. Já os doces propriamente ditos que mais se destacavam nesse período eram aqueles feitos ainda a base de frutas, como a bananada, a cajuada, a goiabada e a cocada.

As principais sobremesas da região nordeste do país são: bolo de rolo, bolo barra branca, bolo Souza Leão, baba de moça, cartola, nego bom e doce de caju. Já na região centro oeste, as principais sobremesas são o melado de tacho, a bala de café e o doce de pequi. Os doces típicos do norte do Brasil são o doce de buriti, o doce de tapioca, a bala de maná cubiu com mangarataia e os do sul do país são a cuca gaúcha e o doce de pinhão. Por fim, os doces mais tradicionais do sudeste são o brigadeiro, o bolinho de chuva, a paçoca e o pé de moleque e o doce de abóbora com coco.

Ainda que não tenha sido citada aqui, as tortas são totalmente comuns também, seja falando a respeito do Brasil, como também ao redor do mundo todo e é dela que será falada a seguir.

As Tortas E Sua Origem

As tortas são alimentos que são preparados e devem ser cozidas ao forno, sendo na maioria das vezes compostas de massa que é composta de algum tipo de farinha, com algum recheio da preferência, no qual existem várias possibilidades, tanto doces, quanto salgadas. As tortas doces mais famosas são as de maçã, de morango, de amora, de limão e de pêssego, mas existem ainda outras mais elaboradas, como é o caso das tortas de chocolate, por exemplo.

Muitas pessoas acreditam que para ter uma torta perfeita, tanto no sabor, quanto no visual, é necessária praticamente uma engenharia e algumas dessas dicas para ter uma torta linda e deliciosa serão apresentadas agora. Primeiramente, para que a torta fique com um acabamento adequado, isso é, com uma crostinha dourada e quase tostada, o ideal é que a torta seja assada em fogo alto, já que a reação que faz com que a torta tenha um tom amarronzado e um sabor particular, devido a interação entre o carboidrato e a proteína (Reação de Maillard) acontece em temperaturas altas. Além disso, também é interessante que se pincele gema na parte superior da torta.

Já para que a massa da torta fique douradinha e que o recheio asse adequadamente é importante que se pense a respeito da área e do volume que eles irão possuir, já que caso a torta seja muito alta, ela irá dourar antes do recheio chegar ao ponto, o que pode acabar ocasionando na queima desse alimento.

A liga da massa também é algo de extrema importância para o sucesso de uma torta. Durante a preparação da massa, ela vai se estruturando conforme a água e a farinha se incorporam, formando assim uma espécie de rede de glúten, mas ele em excesso pode acabar deixando a massa dura. Por isso, existe uma dica um tanto quanto curiosa, que á a de substituir uma fração da água por outro líquido específico, como vinagre, vodca ou rum. Porém, isso não deve ser colocado em excesso, pode acabar influenciando no sabor da torta.

Guerra de Tortas

Por mais que a principal – e talvez devesse ser a única – função da torta é alimentar e saciar as pessoas, é muito comum ela ser levada para um lado humorístico, onde acontecem guerras de tortas. Um exemplo disso é no desenho animado pica pau, onde nos momentos que acabavam as munições, eram arremessadas tortas pelas catapultas. Ou seja, as tortas ganharam ainda outros significados, principalmente aquelas que são cobertas de chantili e que acabam lambuzando todas as pessoas que levam uma tortada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.