Formação Profissional e Demanda de Mercado

Receita para o Sucesso

Todas as pessoas almejam ter um sucesso profissional que lhes garanta lucros e satisfação pessoal. No entanto, para que isso aconteça é necessário reunir em um só indivíduo determinadas características que são essenciais para a realização desse objetivo.

Fatores

De acordo com especialistas em gestão de carreira os principais fatores que contribuem para o êxito na profissão são: Criatividade, habilidade para negociação,perfil empreendedor, domínio de novos recursos tecnológicos, entre outros. Se o profissional não tiver pelo menos uma dessas características será muito difícil para ele alcançar suas metas.

Posicionamento Frente ao Mercado de Trabalho

Para os especialistas, a primeira providência que o profissional deve tomar é fazer uma análise criteriosa de suas competências pessoais. Caso ele não possua as qualidades ideais para chegar ao sucesso na profissão, deve tentar se especializar o máximo que puder para fazer frente ao mercado de trabalho que está sempre em mudanças, demandando novos conhecimentos e aptidões.

Cada organização empresarial procura um determinado perfil profissional que atenda suas necessidades e expectativas e cujos profissionais possuam habilidades compatíveis com com a cultura empresarial.

Perfil

Quando a empresa precisa compor seu quadro de colaboradores ou funcionários costuma procurar por dois tipos específicos: O profissional experiente que lhe trará novos conhecimentos ao longo de sua carreira na empresa, como por exemplo uma carteira de clientes,conhecimento do mercado em que atua, ou aqueles sem muita experiência profissional, porém que demonstram um potencial latente para evoluir dentro da organização, através do investimento da companhia em treinamentos que contribuirão para o desenvolvimento de suas habilidades dentro da instituição empresarial onde trabalha.

Fórmula do Sucesso

A fórmula do sucesso profissional e pessoal do indivíduo dentro de uma organização empresarial, diz respeito a maneira pelo qual ele atua dentro de sua empresa. Para os especialistas da área a fórmula poderia ser assim definida: Atitude mais habilidade somados ao conhecimento profissional terá como resultado a competência pessoal e profissional do indivíduo.

Todos falam muito em competência dentro das organizações empresariais, mas será que todos sabem o que essa palavra realmente significa? Para alguns ela pode ser definida como a capacidade da pessoa observar e depois resolver determinado problema, com algumas características envolvidas como aptidão, idoneidade, capacidade e habilidade.

Sucesso

Vale ressaltar que a definição de conhecimento pode ser entendida como o saber proveniente de uma graduação ou formação acadêmica, participação em seminários cursos de especialização e congressos, ou pode ser também adquirido pela prática exercida pelo profissional no seus dia a dia de trabalho. Já a habilidade está relacionada às características pessoais do profissional que o possibilita executar determinada tarefa.

A atitude vai definir como será aplicação do conhecimento e da habilidade,pois o conhecimento sem ação com objetivos voltados para a empresa não surte o efeito desejado tanto para o profissional quanto para a organização.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.