Fake work

Fake work é uma expressão muito usada em gestão empresarial nos Estados Unidos e que traduzido literalmente significa “ fake = falso work = trabalho”, falso trabalho, ou seja, trabalho improdutivo.

O que Significa o Fake Work

O fake work ou ainda o trabalho improdutivo é um conceito americano criado para definir aquela atividade profissional ou trabalho que não agrega valor para a organização. O fake work representa risco para as empresas e assusta seus gestores, pois apesar do termo ser desconhecido para muitos, a sua existencia é real e muito mais prejudicial e comum do que pode parecer, acarretando também outras consequencias. Acontece geralmente com profissionais que trabalham no piloto automático, estão desengajados com os objetivos da empresa, realizam sua rotina sem melhorarem ou contribuir com nada além daquilo que lhe foi estipulado, normalmente ainda comprometem o ambiente de trabalho da empresa e contagiam seus colegas de trabalho com seu mau-humor, e sua desmotivação.

Assusta

Fake Work e Qualidade de Vida

O fake work tem uma repercussão importante na empresa e nos custos do trabalho sendo muito difícil mensurar os prejuízos causados por esse tipo de trabalho, onde o indivíduo trabalha, se submetendo muitas vezes a um trabalho duro, com jornadas extensas sem que realmente surjam frutos desse trabalho, o que acaba por trazer conseqüências na qualidade de vida do individuo, e formando um circulo vicioso. Muitos desses profissionais trabalham muito e não sentem que seu trabalho faz diferença, e ainda somam o fato de não ter tempo para si mesmos, e nem mesmo para suas famílias. Profissionais que não se sentem integrantes do grupo, que não vêem a contribuição que seu trabalho possa representar nos resultados dessa empresa acabam por apresentar um quadro de insatisfação crescente.

Muito Trabalho

Identificar o Fake Work

Identificar o trabalho improdutivo é o passo inicial para o saneamento da situação, logo depois é preciso avaliar se está é uma ocorrência individual ou generalizada e então procurar identificar as causas. Estar ocupado todo o tempo não significa que se esteja realizando um trabalho produtivo, e assim muitos profissionais deixam de exercer atividades importantes e estratégicas para a empresa e se fixam apenas nas rotinas operacionais, revelando um descompromisso com os resultados da empresa. As empresas devem reavaliar os processos burocráticos de trabalho, rever a produtividade, premiar contribuições reais que buscam resultados. Os profissionais devem ser alertados quanto ao fake work e posicionamentos com relação a lideranças, regras e inovações devem ser consideradas. Um exemplo tradicional de fake work são reuniões sem pautas pré-estabelecidas, em que se discute muito e não se tem resultado pratico nenhum, mostrando que o fake work pode estar presente em todas as categorias profissionais de uma empresa, desde os altos cargos administrativos até os operários.

Operarios

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.