Comemorando o Natal

Diversifique suas festas, incorporando alguns costumes para lá de estranhos!

O Natal é uma época festiva, esperada por praticamente todas as pessoas. Se alguns feriados religiosos não são comemorados, o Natal é festejado até por pessoas que não são católicas. O Natal é uma época para rever amigos e familiares, trocar presentes e se preparar para a virada do ano.
A data não é comemorada apenas no Brasil. Existem vários países que o comemoram, principalmente os países de religiosidade cristã.
Mas o modo de comemorar não é o mesmo em todos os lugares: existem costumam realmente estranhos envolvendo esta festividade nos outros países! Cada cultura possui seus próprios costumes e tradições, que são marcas do seu modo de ser como povo.
No Brasil, o costume é fazer uma ceia em família na véspera, para desejar um feliz Natal logo no início do dia 25 de dezembro. Na data propriamente dita, é comum continuar as comemorações com churrascos e troca de presentes.

Natal

Confira alguns outros modos de festejar o Natal pelo mundo:

China: apesar de não possuir maioria cristã, a festa é comemorada sim por algumas pessoas. O nome do Natal por lá é “Sheng Tan Kuai Loh!” (em mandarim).
Os chineses comemoram a data de uma forma em parecida com os brasileiros: as pessoas enfeitam suas casas com objetos coloridos, e as crianças penduram meias e outros objetos para que o “Dun Lhe dao Ren” (equivalente a Papai Noel) possa deixar seus presentes.

Comemorar

País de Gales: a influência pagã no País de Gales persistiu mesmo depois da propagação do cristianismo nos países europeus. Por este motivo, as festas possuem elementos do cristianismo, mas com fortes traços das festas comemorativas pagãs.
Já existiam comemorações em dezembro para saudar o inverno: as pessoas utilizam bonecos que representam o esqueleto de uma égua com cabeça, e tentam invadir residências com os bonecos.
Este costume foi incorporado nas comemorações natalinas, que são chamadas “Dun Lhe dao Ren” no idioma galês.
Letônia: o “Prieci’gus Ziemsve’tkus!” (Natal no idioma do país) é bem generoso com as crianças: elas costumam receber presentes durante 12 dias seguidos!
Além disso, a tradição da Letônia deu um outro presente, mas para o mundo todo: a primeira árvore de Natal de que se tem notícia foi criada lá.
França: na França existe um costume meio esquisito, mas muito interessante e que deveria ser praticado em muito outros países. É que no Natal francês (Prieci’gus Ziemsve’tkus!) algumas pessoas se encaminham para a casa de seus inimigos, a fim de fazer as pazes, inspirados no ensinamento de paz deixado por Jesus, a fim de começar o novo ano sem desafetos.
O Natal é uma data edificante, que deve nos lembrar dos bons sentimentos, independentemente da forma como é comemorado.

Inimigos

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.