Estatística

Entende-se por estatística a estimativa ou previsão de fenômenos que possam vir ou não a ocorrer perante a análise de dados relacionados à ocorrência de eventos elencados a esses fenômenos, utilizando-se de argumentos de probabilidade para explicar tal ocorrência. Várias são as áreas que têm a necessidade de utilizar das ferramentas estatísticas para abordar com mais precisão alguns conceitos relacionados as atividades desempenhas em seu cotidiano, como por exemplo a Biologia, as Engenharias, a Tecnologia da Informação, a Economia, a Astronomia e a Meteorologia. Atualmente, a constante evolução da informática, permite que uma grande quantidade de dados seja levianamente analisada por qualquer pessoa, porém, o não preparo deste indivíduo pode levar a conclusões precipitadas ou até mesmo errôneas acerca dos resultados obtidos.

Aplicada

A História da Estatística

Vários estudiosos citam John Graunt como o pensador responsável por criar os primeiros fundamentos acerca do estudo estatístico, mediante sua publicação “Observações Sobre os Sensos de Mortalidade” no ano de 1662. Na época, ferramentas estatísticas eram utilizadas em larga escala para fins políticos, onde eram demonstrados dados acerca de economia e demografia, objetivando a conquista de um maior controle do Estado sobre a população. No século XVII, o estudo da estatística foi impulsionado pelos fundamentos matemáticos desenvolvidos por Pascal e Fermat mediante pesquisas feitas em cima dos jogos de azar, eis que surge a teoria das probabilidades. Já no século XIX o estudo estatístico começou a ser mais requisitado e o que antes era proposto somente à demonstração de dados se expandiu para a análise mais profunda destes.

Probabilidade

Principais Fundamentos

O estudo da Estatística pode ser dividido em três áreas de conhecimento, são elas: Estatística Descritiva, Probabilidade e Inferência Estatística. A Estatística Descritiva é, geralmente, utilizada na fase inicial da análise de dados e se trata de um conjunto de métodos dedicados a escrever e resumir os dados colhidos. Já a Probabilidade se trata de uma teoria matemática utilizada para analisar a imprecisão criada por fenômenos de cunho aleatório. Por fim, podemos definir como Inferência Estatística a análise de métodos utilizados na exploração de um número elevado de dados e das informações e conclusões que podem ser obtidas a partir desta análise. As áreas anteriormente citadas são consideradas  os pontos fundamentais do estudo estatístico atualmente e são cruciais para que se tenha precisão na análise de dados de qualquer gênero.

Estatística

A Estatística Nas Universidades

Vários autores afirmam que os cursos de estatística aplicados nas universidades do Brasil deveriam ser semelhantes perante seu conteúdo, porém, esta não é a realidade que nos cerca, afinal, há uma necessidade crescente para que este conteúdo seja voltado inteiramente para a área de atuação dos profissionais em sua formação, o que acaba por impedir o desenvolvimento de um curso único perante suas abordagens e técnicas estudadas. Porém, como supracitado, a essência permeia sobre os três pontos fundamentais abordados, sendo que são considerados os pontos – chave na solução de problemas estatísticos. Sendo assim, podemos concluir a extrema importância do estudo estatístico nas mais diversas áreas de atuação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.