Energia Geotérmica: Energia Alternativa?

Este artigo vai nos mostrar um horizonte novo em matéria de obtenção de energia por meios “limpos, em uma época em que se tanto fala disso. A energia geotérmica nos mostra um amplo universo de possibilidades que não foi explorado e que pode ser uma grande reserva para nossas necessidades. Proveniente do acumulo de calor existente nas camadas mais profundas do planeta, oferece grande vantagem por ser um recurso natural. A energia se acumula sobre a crosta da superfície e, portanto, tudo o que você precisaria fazer seria usá-lo em conformidade.

A Energia

Energia Geotérmica: Energia Alternativa?

Energia Geotérmica: Energia Alternativa?

Nas camadas mais profundas do solo, o calor atinge níveis nunca imaginados, cerca de seis vezes mais quente que a água fervente. A transformação desse calor em energia ocorre devido a forte pressão que é exercida nas camadas existentes na crosta. Dentro deste raciocínio, o material fundido que é submetido a pressão é expelido por canais em forma de magma, igual ao que vemos quando um vulcão se encontra em erupção, e esses mesmos canais serviriam então para que se fizesse a exploração para captação de energia, através de câmaras que iriam ser usadas enfim para a conversão do material bruto em energia para os mais diversos fins que a humanidade hoje utiliza.

A partir daí, construiria-se um ponto de exploração através de poços escavados que funcionariam como coletores de magma, num fluxo contínuo de abastecimento. O volume e largura desses poços seriam calculados a partir do volume de vapor necessário para se fazer a energia através do aquecimento, que então ligaria as turbinas e processariam a eletricidade conforme o que fosse preciso.

Custo

Tipos

Tipos

Toda a idéia, por mais maravilhosa que seja, tem seus prós e seus contras. Com essa energia não seria diferente e isso se manifesta através do alto custo relacionado com a produção desta energia, o que torna praticamente inviável a construção deste tipo de fonte nos dias de hoje. Um dos fatores para a oneração da construção são os equipamentos necessários a compilação do calor em energia, outro ponto negativo e de alto risco é saber exatamente se o local escolhido para a construção pode gerar o calor e o vapor necessário para que as turbinas processem a energia, fazendo deste empreendimento uma incógnita.

Benefícios

Processos

Processos

Quanto aos prós deste tipo de energia, há uma série de fatores que se forem desenvolvidos os processos necessários para eliminar causas de oneração fazem dela a melhor das fontes de energia existentes. Primeiro por ser uma energia proveniente única e exclusivamente de fatores naturais, neste caso a própria Terra, significando aí que nenhum componente poluente está envolvido para gerar efeitos negativos à natureza. O segundo fator é que, a partir de que se obtém a energia através do vapor em fluxo, um fluxo mínimo já é capaz de gerar energia. E por fim, as usinas geotérmicas não precisam dispor do tamanho gigantesco das termo ou hidroelétricas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.