Curiosidades Sobre Tempestades

Tempestade representa qualquer estado perturbado do corpo astronômico da atmosfera que afeta a superfície e implica em tempo severo. Marcada por forte vento, granizo, trovoada, relâmpago, precipitação pesada (como nas tempestades de neve), pesada chuva congelada (tempestade de gelo), ventos fortes (ciclones tropicais e vendavais) ou que transportam substância através da atmosfera (tempestade de areia, nevasca entre outras).  Cientistas já comprovaram a existência de tempestades distintas em diversos planetas do espaço sideral.

Impactos e Origem Das Tempestades

De maneira geral, tempestades levam aos impactos negativos às vidas e bens, tais como tempestades, chuvas pesadas ou neve (causando inundações ou impassibilidade na estrada), raios e incêndios florestais. Por outro lado, sistemas com chuvas significativas podem aliviar a seca em alguns lugares. Forte nevasca pode permitir atividades recreativas especiais que não seriam possíveis de outra forma, caso do esqui e surfe.

Impactos e Origem Das Tempestades

Impactos e Origem Das Tempestades

Tempestades são criadas quando existe centro de baixa pressão que se desenvolve com sistema de alta pressão que se encontram ao redor. A combinação de forças opostas cria ventos e resultam na formação de nuvens carregadas. Pequenas áreas localizadas de baixa pressão podem se formar a partir de ar quente que sobe do chão com temperatura alta, resultando em distúrbios menores com presença de vendavais, por exemplo.

Curiosidades: Tipos De Tempestade

Cientistas afirmam que representam formas mais perigosas de tempestades. Quando as temperaturas da superfície estão abaixo de zero à chuva forte pode cair para dentro das camadas congeladas, fato conhecido como chuva de congelação. Em geral, oito milímetros de acumulação são necessários para iniciar linhas de energia, bem como derrubar galhos de árvores. Tempestades de gelo ficam presentes em superfícies de estrada sem aquecimento e se torna demasiada escorregadia para condução mesmo dos condutores experientes. Tempestades de gelo podem variar na faixa de tempo, durando de horas a dias e podendo prejudicar cidades pequenas e grandes centros urbanos iguais.

Curiosidades: Tipos De Tempestade

Curiosidades: Tipos De Tempestade

Existem diferentes definições para nevascas, tanto ao longo do tempo e pela localização. Em geral, a tempestade de neve está acompanhada de ventos, neve pesada e condições climáticas muito baixas (inferiores a cerca de -10 graus Celsius). Tempestades de oceano trazem condições de ventos com 55mph. Os sistemas podem afundar navios de todos os tipos e tamanhos, muitas vezes abre a porta para grandes quantidades de água e detritos que podem causar danos em diversas estruturas.

As tempestades podem gerar relâmpagos e trovões, que normalmente são acompanhadas por forte precipitação. Presentes em todo o mundo, com a maior frequência em regiões com florestas tropicais que possuem alta umidade e temperatura junto com instabilidade atmosférica. Estas tempestades acontecem quando os níveis elevados da condensação do volume de ar instável gera profundo aumento na atmosfera. A energia térmica cria poderosas correntes de ar ascendentes que giram para cima da tropopausa. Frias correntes de ar descendente produzem fortes tempestades. Depois do “dilúvio”, as correntes crescentes desaparecem ao romper da nuvem que podem medir entre dois a dez km de diâmetro.

Ciclones Tropicais e Curiosidades

Ciclone tropical representa sistema de tempestade com circulação fechada em torno do centro de baixa pressão, alimentada pelo calor libertado quando ar úmido sobe e condensa. O nome ressalta da origem nos trópicos e ciclônica natureza. Os ciclones tropicais são distintos de outras tempestades ciclônicas com baixo poder polar pelo mecanismo de calor dos combustíveis, o que os torna sistemas de tempestades quentes.

Ciclones tropicais são formados nos oceanos e nas condições favoráveis da área. Depende também da intensidade e localização. Existem vários termos pelos quais eles são chamados, tais como depressão tropical, tempestade tropical, furacão e tufão.

Existem tempestades que precipitam pedaços de gelo. Chuvas de granizo ocorrem geralmente durante tempestades regulares. Enquanto a maioria do granizo que se precipita das nuvens é pequena e inofensiva, já houve casos de granizo maior do que duas polegadas de diâmetro que causaram danos e lesões.

Tornados são tempestades violentas de ventos destrutivos. Possui aparência escura em formato de ciclone em forma de funil. Muitas vezes são precedidos por tempestades. Considerada como a mais destrutiva das tempestades, o interior dos Estados Unidos traz área mais propensa, especialmente ao longo de Tornado Alley.

Classificações Meteorológicas

A meteorologia define tempestade terrestre com vento que mede nível superior a dez na escala de Beaufort, o que significa uma velocidade do vento de 24,5 m / s (89 km / h, 55mph) ou mais. No entanto, o uso popular não traz restrições, basta à chuva ser forte e constante. Podem durar de doze a duzentas horas, dependendo da época e geografia. O leste e o nordeste dos Estados Unidos possuem tempestades marcadas pela repetição e duração, especialmente durante o período de frio.

http://www.youtube.com/watch?v=jUUBNBb_fsk

Grandes tempestades terrestres alteram as condições oceanográficas, que por sua vez podem afetar a abundância de distribuição de alimentos, fortes correntes, marés fortes, assoreamento, aumento da mudança na temperatura da água, entre outros fatores.

Tempestades No Universo

Tempestades não são exclusividades da Terra. Outros corpos planetários com atmosfera suficiente também passam por chuvas fortes. Um exemplo famoso é a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, maior do que a Terra e dura pelo menos 340 anos. Descoberto depois de observado pelo astrônomo Galileu Galilei. Netuno também teve possui camadas próprias conhecidas como Grande Mancha Escura.

Em Setembro de 1994, o telescópio Hubble trouxe imagens de tempestades em Saturno  geradas por corrente de ar quente, semelhante das terrestres. A extensão Leste-Oeste da tempestade do mesmo ano foi igual ao diâmetro da Terra. A tempestade foi observada antes, em setembro de 1990. Adquiriu o nome de Storm Dragon.

http://www.youtube.com/watch?v=epOzDJvqWYY

Tempestades de poeira de Marte são variáveis em tamanho, mas muitas vezes podem cobrir todo o planeta. Elas tendem a ocorrer quando o planeta está mais próximo ao Sol, responsável pelo aumento global da temperatura marciana.

Grande tempestade extraterrestre foi estudada de perto. Quando a primeira nave espacial a ser coloca em órbita ao redor de outro planeta (MARINER9) chegou com sucesso na orbita de Marte em 14 de Novembro de 1971. Cientistas planetários ficaram surpresos ao encontrar atmosfera grossa com mantos de poeiras que simbolizavam tempestade em massa de areia no planeta.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.