Curiosidades Sobre Aviação

A aviação é um setor que se desenvolveu muito nos últimos anos. Vemos esse crescimento por conta de que hoje muitas pessoas preferem chegar até os seus destinos a bordo de aviões, do que se arriscarem nas estradas do Brasil, algumas bastante conhecidas por seu estado deplorável, como buracos e outros problemas.

Dada a sua importância, não podemos sequer imaginar o mundo hoje sem a aviação.  Muitas pessoas não chegariam com antecedência a locais de interesse, o mesmo valendo a compras feitas no exterior, importadas de outros países, enfim. Além do mais, nem as viagens espaciais se desenvolveriam.

E, nesse artigo, iremos conhecer um pouco mais sobre a aviação, destacando algumas curiosidades a você, leitor. Então, vamos lá?

Curiosidades Sobre Aviação

Curiosidades Sobre Aviação

A Aviação

A história da aviação, erroneamente associada com o tempo recente, já era a tempos praticados, obviamente com uma estrutura arcaica e a utilização de matéria prima hoje ignorada. Para se ter uma ideia de como é antiga a ideia de aviação, os primeiros equipamentos construídos, como um pombo mecânico, que foi projetado na Grécia Antiga. Até mesmo o bumerangue, brinquedo originário da Austrália que é lançado e depois, retorna ao ponto de onde foi jogado, é considerado um dos primórdios da aviação.

Mas a aviação teve seu pontapé inicial em meados da década de 1780, quando o primeiro humano voou a bordo de um balão movido a ar quente que foi totalmente projetado e executado pelos Irmãos Montgolfier.

O balão quente, apesar de inovador, só funcionava se o a direção do vento estivesse para baixo. Podemos dizer que o balão é um percursor do dirigível, um veículo aéreo que era totalmente feito de material que poderia ser inflado com um gás que é menos denso que o ar, que podem ser dois tipos: O gás hidrogênio, que é inflamável, e também o gás hélio, este último sendo abundante na superfície do Sol.

E, depois dos dirigíveis, que tiveram tanto histórias boas quanto as ruins, como os incêndios provocados pelos gases utilizados que mataram várias pessoas, começa a história das aeronaves mais pesadas que o ar e que alcançam altitudes significativas.

A Aviação

A Aviação

Os Percursores Das Aeronaves Atuais

As aeronaves modernas que estamos acostumados a ver em nosso cotidiano  não existiam há pelo menos 100 anos atrás , mas não eram tão inimagináveis assim. Isso porque os primeiros esboços de um equipamento que fosse mais pesado que o ar e, ainda assim, conseguisse voar já existiam.

E é aí que começam os conflitos. Alguns atribuem a criação de tais modelos aos Irmãos Wright, que voaram pela primeira vez no ano de 1903, no mês de dezembro daquele ano. Mas os mesmo não são considerados os reais inventores, isso porque a falta de testemunhas para confirmarem o ato e a ajuda de equipamentos externos para que o voo fosse possibilitado contribuiu para que isso não ocorresse.

Há ainda outro inventor que alega ter feito um voo de aproximadamente 50 metros com um veículo aéreo de sua autoria. Essa pessoa é Clément Ader, que argumentou realizar o feito em outubro do ano de 1890. E isso segue o mesmo problema do caso dos Irmãos Wright: a falta de testemunhas que comprovem que, de fato, o inventor realizou a façanha.

E então, com quem fica o mérito de o verdadeiro “Pai da aviação”? Isso mesmo, com o brasileiro Santos Dumont, que realizou o primeiro voo a bordo de sua aeronave 14 Bis, na cidade luz Paris, capital da França.

Muitos consideram Santos Dumont realmente como o “Pai da aviação”, mas há outros que acreditam que o mérito tenha sido todo dos irmãos Wright. Sabemos de uma coisa. Que a contribuição desses possibilitou que a aviação pudesse evoluir, e chegar ao que é hoje. Portanto, o mérito é de todos.

Curiosidades Sobre Os Voos

Se você é um mero passageiro que não conhece alguns fatos que acontecem durante os voos comerciais, veja a seguir uma lista com as coisas mais comuns que acontecem e que você não sabia.

Os Pilotos Vão Ao Banheiro

Se você acha que os pilotos não param um minuto, nem sequer para ir ao banheiro,está enganado. Antes de se dirigir ao banheiro, o piloto solicita á comissária que ela e as outras venham e façam uma espécie de barreira para que possa se dirigir ao banheiro (sim, ele utiliza o mesmo banheiro que todos, pela falta do mesmo na cabine).

Combustível

Você acha caro o preço cobrado no combustível utilizado em seu carro? Imagine a quantidade necessária para se abastecer um avião comercial. Um bimotor, por exemplo, utiliza, no mínimo, 20 galões de combustível (em altitude de Cruzeiro). Ou seja, podemos concluir tranquilamente que o maior gasto que as empresas aéreas possuem é realmente com o combustível, ainda mais se pararmos para pensar em viagens de São Paulo, por exemplo, até Tóquio.

As Refeições

Quem assiduamente utiliza o serviço de voo já deve ter percebido que a alimentação servida para o público está cada vez mais restrita e, muitas das vezes, é cobrada do passageiro. As alimentações, antes mais variadas, hoje estão mais seletas, tendo de pizza a até barras de cereais. Não é difícil você encontrar algum comandante fazendo um breve lanche na praça de alimentação do aeroporto.

Comissárias e Pilotos Em Um Mesmo Hotel? NEM PENSAR!

É sabido que os pilotos e comissárias às vezes devem pernoitar aonde foram destinados.  E é de conhecimento que toda a tripulação do avião fique concentrada em um mesmo hotel. Mas já houve casos de esposas de pilotos dos EUA que queriam fazer com que as comissárias fossem estabelecidas em hotéis diferentes dos pilotos. Isso era feito, segundo argumento delas, para evitar que seus maridos as traíssem ou desenvolvessem o desejo de traí-las com as comissárias.

Treinos

A tripulação é treinada antes de exercer suas funções para o caso de acontecer algum incidente dentro do avião: Sejam confusões, ameaça com arma de fogo, enfim. São treinados para desarmar, desconfiar de algumas atitudes, enfim.

Apresentamos, aí, um pouco sobre a aviação e algumas curiosidades sobre voos comerciais.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.