O nosso mundo é bastante rico, culturalmente falando. Isso porque, em cada canto do planeta, há um costume, um hábito, uma comida, enfim, várias coisas diferentes. Isso mostra o valor de cada cultura e cada costume.
É engraçado, também, que muitos costumes são adaptados para o nosso dia a dia: o modo de sentar com as pernas dobradas foram ‘’emprestados’’ dos índios; o macarrão, dos italianos, e por aí vai.
A cultura africana também é bastante rica e detalhada, e, quando do período da escravidão, que perdurou durante um bom tempo da era da colônia, muito dos costumes dos africanos foram trazidas para o Brasil. A capoeira surgiu aqui no país, por influência de escravos que eram descendentes de africanos. Neste artigo, você vai saber mais sobre a capoeira, bem como algumas curiosidades relevantes. Vamos lá?
http://www.youtube.com/watch?v=gxDcPr998pI
A Capoeira
A capoeira é definida como uma ‘‘expressão artística”, que teve origem no Brasil e que mistura esporte, cultura populacional, música e, é claro, artes marciais.
Os movimentos que são executados pelos capoeiristas são considerados complexos e ágeis, com predominância de rasteiras e golpes com o pé, golpes com o cotovelo, golpes com o joelho e até mesmo golpes utilizando a cabeça.
Mas devemos alertar que capoeira não é somente uma exibição de luta livre. Ela é conhecida e diferenciada por utilizar a música nos embates. Ou seja, além de lutar, os capoeiristas devem aprender a tocar os instrumentos (como o berimbau) e a entoar músicas. Se um capoeirista é profissional na arte de lutar, mas ignora a musicalidade que envolve a expressão cultural, ele é considerado como um incompleto, ou seja, ainda não aprendeu tudo sobre a capoeira.
Começou com rituais angolanos para comemorar a iniciação adulta de algum jovem, onde ele deveria disputar uma luta com um adversário, e só ganhava quem conseguisse encostar o seu pé na cabeça do outro.
Aqui no Brasil, a capoeira se desenvolveu, durante a época da escravidão. Mas, quando a lei Áurea foi assinada, pela princesa Isabel, em Maio de 1888, libertando todos os escravos, a capoeira foi sendo marginalizada. Isso porque, os escravos libertos sofriam preconceitos da sociedade, e, para conseguir sobreviver, já que ninguém queria seus serviços, a saída que encontraram era treinar capoeira e utilizá-los como ferramenta de trabalho. Ou seja, empregavam a capoeira para se tornarem mercenários, capangas, assassinos de aluguel, entre outras atividades pouco relacionadas com a cultura. Diante disso, em 1890, foi promulgada uma lei da República Brasileira, abolindo e proibindo a prática da capoeira na colônia. Quem fosse pego desobedecendo à ordem, era preso, sofria tortura e poderia até mesmo sofrer mutilação. Mas isso não impediu alguns grupos, que continuaram com a roda de capoeira, embora sendo mais cautelosos.
Mas, hoje em dia a capoeira é considerada um patrimônio brasileiro, sendo sempre procurado pela população e também por estrangeiros.
Curiosidades Sobre A Capoeira
A Capoeira tem várias curiosidades acerca de sua criação, os nomes dos instrumentos utilizados, enfim. Vamos conhecê-los?
- *A palavra capoeira significa o mesmo que mato ou arbusto cortado.
- *Em 1890, com a proibição da capoeira e o código penal, quem desobedecesse a lei poderia ficar de dois a seis meses na prisão.
- *O berimbau, instrumento utilizado nas rodas de capoeira tiveram origem na parte sul da Índia.
- *Ainda falando do berimbau, o instrumento é baseado na harpa, sendo esse instrumento o mais antigo já inventado em todo o mundo.
- *A música cantada na capoeira foi introduzida com o intuito de enganar os senhores da terra.
- *O pandeiro tem origem também na Índia, e foi trazido até o Brasil por meio dos portugueses para ser utilizados em vias sacras.
- *No Paraná, o responsável por levar e difundir a capoeira foi o mestre Eurípedes.
- *Os capoeiristas, antigamente, tinham um alto apreço pela elegância.
- *O primeiro livro sobre a capoeira foi lançado no começo do século passado, em 1907.
- * No Império, proibições acerca da capoeira já existiam, prova disso era os castigos mandados para os que cometiam o delito pela primeira vez: aproximadamente 100 chicotadas. Para aqueles que foram pegos pela segunda vez pelo mesmo motivo, 200 chicotadas eram aplicadas.
- *Entre os praticantes de capoeira (majoritariamente negros), quem usasse uma espécie de brinco de ouro na orelha era considerado corajoso e forte.
- *muitas personalidades, como políticos, romancistas e especializados em teatro praticavam a capoeira: Antônio Carlos Magalhães, Lomanto Junior Magalhães, entre outros.
- *As vestes utilizadas pelos capoeiras eram totalmente brancos. Como eles praticavam a dança nos chãos de terra, é intuitivo pensar que a roupa poderia manchar com a terra, pela cor clara. Mas isso não acontecia com os capoeiras. A precisão das danças era tanta que, até mesmo o chapéu na cabeça de alguns capoeiras não caía da cabeça quando seus donos estavam em ação.
- *Alguns capoeiristas utilizavam a dança em favor próprio. Contratado por políticos, eles arruaçavam em dias de eleição. Isso porque, com a bagunça criada, a população viraria suas atenções para o acontecimento, deixando livre o caminho para um candidato realizar suas artimanhas e poder ganhar vantagem na contagem dos votos.
- *O frevo, dança típica do folclore brasileiro, e bastante conhecido no nordeste, é nada mais do que uma mistura da capoeira angolana com a dança russa.
- *Além dos vários castigos impostos para quem praticasse a capoeira na época da proibição do mesmo, o condenado poderia ter que trabalhar forçado, ou seja, seria um escravo. É bastante curioso, já que alguns anos antes a lei Áurea que abolia o escravismo era promulgado.
- *o ‘’toque da cavalaria’’ nada mais era do que um sinal para avisar se alguma viatura ou policial se aproximava das redondezas de uma roda de capoeira, na época onde a dança era extremamente proibida.
- *O símbolo da capoeira é o berimbau, instrumento que constitui de um fio amarrado em duas extremidades de uma vara, com uma pequena caixa de ressonância feita de cabaça. Com o auxílio de uma pedra e uma varinha, o tocador consegue emitir os sons característicos do instrumento.
Apresentamos, aí, algumas curiosidades sobre a capoeira, bem como algumas informações relevantes.
Por Francisco Prado
Capoeira História E Curiosidades
A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado, e se espalhou por todo o Brasil. Hoje em dia é considerado um dos maiores símbolos da cultura Brasileira. Algumas de suas características são:
- Formação em roda
- Acompanhado de música. (berimbau, canto e palmas.)
- Graduação do capoeirista feita por cordões de diversas cores.
Uma característica que diferencia a capoeira de outras lutas é o fato dela ser acompanhada por música.
- Outras demonstrações culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas a capoeira, embora tenham ascendência e significados distintos.
- Atualmente há aproximadamente nove milhões de praticantes da capoeira no mundo, apenas 35% são mulheres.
- O gol de bicicleta foi utilizado no futebol teve influência dos movimentos da capoeira.

Capoeira História E Curiosidades
Curiosidades Sobre A Capoeira
- Os capoeiristas costumavam usar calças boca de sino no período em que a capoeira ficou proibida por lei, a polícia para detectar os capoeiristas, colocava um limão dentro das calças do indivíduo.
- Mestre Bimba entregava a seus discípulos um lenço azul após a conclusão do curso, um lenço vermelho após a primeira especialização e um lenço amarelo após a segunda especialização
- ‘’Caxinguelê’’ é o nome dado a meninos que praticam capoeira.
- Em 1824, os escravos que fossem pegos praticando capoeira recebiam trezentas chibatadas e eram enviados para a ilha das Cobras para realizar trabalhos forçados durando três meses.

Curiosidades Sobre A Capoeira
Curiosidades Capoeira
- Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.
- ‘’Vadiar’’ significa jogar por prazer, por diversão. Na época da escravidão a vadiação era o lazer dos escravos nas horas de descanso.
- Canjiquinha foi o criador da festa de arromba, jogada em festa do Largo da Bahia, nessas comemorações se reuniam e jogavam em troca de dinheiro e bebida.
- ‘’Crocodilagem’’ é o nome dado a um jogo duro que submete a capoeira a uma situação de inferioridade ou deslealdade.

Curiosidades Capoeira