Reprodução Humana: Tudo Sobre o Assunto

Você com certeza já ouviu falar de reprodução humana, mas sabe exatamente na prática o que significa? Se não, veja exatamente como funciona e todos os detalhes sobre o assunto logo a seguir.

Vamos Começar Dizendo Sobre Uma Parte Indispensável Para a Reprodução Humana, o DNA.

O Que é Um DNA?

O DNA é uma molécula e se queremos dar detalhes sobre a sua forma, ela é comprida. Essa molécula está localizada bem no núcleo da célula. Bem neste ponto estão “escritas” todas as informações que as células precisam saber para que elas funcionem da melhor maneira possível. Cada célula recebe as informações necessárias para o bom funcionamento do seu respectivo órgão, aquela do coração tem todas as instruções para que ele funcione na mais perfeita ordem, enquanto a do cérebro tem todas as “informações” para que ele funcione como uma célula do cérebro e assim por diante.

O Que é Um DNA?

O Que é Um DNA?

As Características Das Moléculas De DNA

Para que fique mais simples entender como são as moléculas de DNA podemos compará-las a uma escada, isso mesmo, elas são parecidas com uma escada. Isso porque cada uma delas possui dois corrimões, um de cada lado, e claro, como qualquer escada, possuem degraus que estão entre eles.

Sobre os “degraus” das moléculas de DNA  podemos dizer que eles são a parte variável e para representá-los são usadas letras, que são: T, G, A e C. Cada uma delas representa um composto orgânico, que são: timina, guanina, Adenina e Citosina.  Uma coisa curiosa nessas letras que representam os “degraus” das moléculas do DNA é que a sequência em que elas estão somente a própria célula é que consegue “ler”. E claro, essas letras têm um nome, são chamadas de gene.

Existe outro fator particular na leitura da molécula de DNA, que só é feita corretamente, quando a célula manda uma cópia do gene para o lado de fora do núcleo e isso é feito em outra forma, que é chamada de RNA.

As Características Das Moléculas De DNA

As Características Das Moléculas De DNA

Como é Feita a Leitura Do RNA

Os ribossomos que ficam no citoplasma conseguem fazer a leitura do RNA. E quando esse processo se conclui é dito que o “gene está se expressando”. Isso porque é através do RNA que o gene consegue expressar a sua informação. Outra ponto é que a leitura dos genes não é feita de uma a uma, vários deles podem ser lidos ao mesmo tempo. E aí vem a parte que queríamos chegar lá no início quando começamos a falar de reprodução humana. O conjunto de informações que nasce da leitura dos genes é que forma as características do ser humano, como o tamanho do corpo, a cor dos olhos, a forma do rosto, e tudo mais. Em termos científicos, as características das pessoas são chamadas de fenótipo.

Voltando ao DNA por conta do seu comprimento, que vimos lá no início que é consideravelmente grande, ele precisa se “enrolar” para conseguir caber dentro da célula, digamos que ele fica “apertado”. E essa característica faz com que ele crie uma nova estrutura que é chamada de cromossomo. Cada ser vivo possui uma determinada quantidade de cromossomos, no caso do homem, esse número é de 46. E esses cromossomos são originados dos nossos pais, 23 são oriundos da mãe, enquanto os outros 23 do pai.

A Reprodução Humana: Detalhes

Todos nós sabemos que os homens e as mulheres possuem órgãos reprodutivos, o homem possui os testículos e as mulheres, o ovário. Em ambos, no caso do sexo feminino e masculino, eles possuem células chamadas de especializadas, isso porque elas são capazes de produzir gametas. Gametas são as células que possuem os 23 cromossomos, no caso o óvulo e o espermatozoide.

Então, a célula que já possui 46 cromossomos passa por um processo e produz mais 23 cromossomos e esse processo recebe o nome de meiose.

Dando continuidade ao processo de reprodução humana quando óvulo e espermatozoide estão unidos dentro do útero é formado o zigoto, que possui 46 cromossomos e podemos dizer que essa é a nossa primeira célula.

E seguimos com a reprodução humana, porque uma vez que foi “criado” o zigoto a partir dele as células começam a se multiplicar, criando outras células idênticas.

Para que cada uma das células crie outras duas, ela vai duplicando as estruturas que existem dentro da sua parte interna e isso inclui também o DNA. Esse processo também tem nome e é replicação, que significa que o DNA existente se autoduplica e quando a célula inteira se transforma em mais duas, o nome dado é de mitose.

Do Processo De Duplicação a Formação Dos Órgãos

Depois de passar pelo processo de duplicação, as células começam a “dar vida” a vários órgãos, como o fígado, o intestino, os ossos, o músculo, etc. Esse processo dura até que o todo o organismo esteja pronto, ele passa pelo processo de evolução e vai crescendo até chegar o momento de mais uma criança vir ao mundo.

Ao longo da nossa vida, quando o organismo está funcionando com nenhum interferência, que para nós são as doenças, quando uma célula sofre qualquer tipo de dano, ela imediatamente é reposta. Um exemplo, se uma célula do fígado por algum motivo é destruída ou eliminada, a célula idêntica percebe a falta e se multiplica para criar uma outra idêntica e substituí-la. Se trata de um processo muito bem sincronizado, organizado e coordenado. As doenças surgem quando essa “máquina” que é o nosso corpo não está funcionando bem e deixa espaço para “falhas”.

Quando se explica a reprodução humana dessa forma com todos os detalhes fica difícil vislumbrar a complexidade do funcionamento do corpo humano, que ao mesmo tempo, acontece de uma forma tão perfeita, que é inexplicável como é possível. O nosso corpo é como se fosse um grande quebra-cabeça que ganha vida e se movimenta, porém, que as peças devem ser encaixadas de forma correta  e nada pode ficar nem um milímetro fora do lugar. E como dá para observar esse “quebra-cabeça” começa a ser formado logo quando um  homem e uma mulher permitem o encontro das suas células reprodutivas, dando início a reprodução de uma nova vida, passo por passo, célula por célula.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.