Curiosidades Engraçadas da Noruega

O Reino da Noruega – sendo muito mais conhecido como apenas Noruega – é um país europeu que se encontra mais precisamente em uma área mais ao norte do continente que é chamada de Europa Setentrional e que é composta por alguns países nórdicos, como é o caso da Dinamarca, da Suécia, da Finlândia, das Ilhas Feroé, entre outros países, além de é claro, a própria Noruega.

A Noruega faz parte também da região ocidental da Península Escandinava e também do arquipélago artigo de Svalbard, pertencimento esse que é garantido por um tratado de mesmo nome, que é o Tratado de Svalbard. Já a região não peninsular da Noruega faz fronteira com diversos países, como é o caso da Rússia, da Finlândia e da Suécia. Além de todos esses territórios, a Noruega reivindica ainda um pedaço de terra da Antártica, que hoje em dia é conhecido como Terra da Rainha Maud, mas que por enquanto essa reivindicação ainda não foi ganha. A região litorânea e costeira do país se estende tanto para o Mar de Barents, quanto para o Oceano Atlântico de maneira frontal.

As dez cidades mais populosas da Noruega são: Tonsberg, Tromso, Kristiansand, Porsgrunn-Skien, Drammen, Fredrikstad-Sarosborg, Stavanger, Trontêmio, Bergen e Oslo, sendo que elas estão ordenadas da menos para a mais populosa entre as dez. A religião que predomina – tanto nessas dez cidades, quanto no país como um todo – é a cristã protestante luterana e é por isso que grande parte da população norueguesa considera fazer parte da chamada Igreja da Noruega.

Porém, ainda que bastante frequentada, a participação frequente e fixa dos noruegueses em atividades religiosas não é alta, sendo que eles prezam muito mais pela participação nos sacramentos mais famosos, como é o caso do batizado, crisma, casamento e velório / funeral, já que esses são os mais conhecidos e legítimos quando se pensa nos aspectos culturais e sociais.

A língua falada oficialmente na Noruega é o norueguês, sendo que esse idioma possui origem germânica e compartilha várias semelhanças com o sueco e com o dinamarquês, por exemplo. Porém, o norueguês possui ainda duas ramificações, que são o nynorsk e o bokmal, sendo o segundo o mais falado pela população como um todo.

Sobre o modelo social, a Noruega conta com um estilo quase que exemplar, que é o Estado de bem estar social – muitas vezes conhecido também como modelo escandinavo. – Nesse estilo de organização a principal característica é que o Estado tem o papel de fazer a promoção de ações que melhoram a sociedade e também de organizar a economia do país. Além disso, esse sistema também é baseado e inspirado no chamado modelo nórdico, onde se preza muito pela oferta de ensino superior com subsídios, com um regime amplo e eficiente de previdência social e com a oferta da saúde universal.

Bandeira da Noruega

Bandeira da Noruega

Levando em consideração tudo o que já foi apresentado até aqui fica compreensível o fato de que desde o ano de 2001 a Noruega vem sendo considerada o país com maior índice de desenvolvimento de todo o mundo, isso sendo observado nos relatórios de desenvolvimento humano. Além desse fato, existe também o de que o país foi nomeado pela ONU – Organização das Nações Unidas como o melhor país para se viver, isso no ano de 2009. A Noruega já recebeu também vários outros títulos, como por exemplo, no ano de 2007, onde a Noruega foi considerada através do Índice Global da Paz como o país mais pacífico do mundo e ainda no ano de 2017, onde foi considerado o país mais feliz do mundo, ultrapassando a Dinamarca, que era quem ranqueava essa lista anteriormente.

Ainda que a Noruega seja um país que aderiu à União Europeia, os laços que ela mantém com os países constituintes são bastante positivos. E isso não acontece só com eles, mas também com outros países variados, como os Estados Unidos, por exemplo. Tudo isso faz com que a Noruega seja considerada um país exemplar no que diz respeito a diplomacia e a cooperação internacional. O país já conseguiu intervir até mesmo em negociações de trégua com o Sri Lanka dos Tigres Tamil.

Sri Lanka dos Tigres Tamil

Exército do Sri Lanka 

A Noruega é ainda um dos países que mais contribuem financeiramente para a Organização das Nações Unidas, ajudando inclusive em missões que são internacionalmente reconhecidas, como a de Darfur, Afeganistão e Kosovo.

As subdivisões administrativas da Noruega – que é um Estado Unitário – são os condados, que também podem ser chamados de fylker e as comunas, que também são conhecidas como kommuners. Atualmente o país conta ainda como um regime monárquico, mais especificamente com uma monarquia constitucional hereditária, além também de ser uma democracia parlamentar, sendo que o chefe de estado de hoje é o Rei Haroldo V.

Por ser um país muito relevante em diversos aspectos, ele conseguiu instituir e fundar várias organizações, como as Nações Unidas, o Conselho Nórdico, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Conselho da Europa (COE). Além de participar de várias outras organizações, como é o caso do Espaço Econômico Europeu, da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

OCDE

OCDE

O clima predominante na Noruega é o oceânico ocidental alpino subártico, e isso da as características para o país contar com verões mais amenos e leves e com invernos bem rigorosos e pesados, marcados principalmente por vento forte e por neve. Porém, ao contrário dos outros países escandinavos, a Noruega conta com um litoral bastante extenso, o que faz com que até mesmo nos meses que se faz mais frio, é possível encontrar temperaturas médias positivas.

Se tendo em mente várias coisas a respeito desse país que é exemplar no que diz respeito a bem estar e qualidade de vida, já é possível passar a saber algumas curiosidades e fatos interessantes sobre ele. Elas serão apresentadas logo abaixo.

Curiosidades sobre a Noruega

Uma curiosidade sobre a Noruega tem a ver com a origem de seu nome, que pode até mesmo levar a discordâncias entre os etimologistas. Porém, a maioria deles afirma que o nome do país se da ao significado de “o caminho para o norte”, sendo assim uma adaptação do idioma nórdico antigo “nor veg”. É por isso que inicialmente o nome do país era Noregr, mas depois já se modificou para o que conhecemos atualmente.

Outra informação bastante curiosa é que a Noruega já foi considerada o melhor local do planeta para uma mulher ser mãe, e esse dado foi exposto devido a análise de vários fatores importantes nessa situação, como as taxas de mortalidade, tanto materna, quanto infantil e também as condições econômicas e o nível de escolaridade.

Um ponto que mais do que uma curiosidade, é algo exemplar e que deveria ser expandido por todo mundo é que a sociedade da Noruega é uma das que mais possui avanços no que diz respeito a igualdade de gênero, seja nos aspectos econômicos ou sociais. Isso se torna algo cultural, já que vai passando de entre as pessoas do país e diminuindo o machismo.

Mulheres Norueguesas

Mulheres Norueguesas

Além desse ponto exemplar que já foi citado acima, existe também o de que a Noruega possui uma das prisões que tratam os presos de uma forma mais humana de todo o mundo. Isso é possível de ser visto até mesmo nas prisões onde se encontram os criminosos mais perigosos. O foco do sistema penitenciário do país é na recuperação do individuo e não somente na sua punição e é exatamente por isso que sempre existe uma preocupação de se oferecer uma vivencia digna a eles. Problemas que existem aqui no Brasil, como, por exemplo, a superlotação, lá não é observado. Tudo isso se reflete no índice quase nulo de reincidências de um criminoso.

Já a respeito das curiosidades engraçadas, existe o fato de que grande parte dos pratos noruegueses são feitos a base de peixes, e um dos principais peixes utilizado é possui um nome engraçado, que é o peixe anjo. Outras carnes que são muito utilizadas são as carnes de rena e de tretaz. Ainda falando sobre gastronomia, sempre é bom comer um peixinho com cerveja, porém, essa bebida lá é bastante cara, custando cerca de trinta reais a garrafa. E isso não acontece somente com bebidas, já eu na Noruega se encontra um índice de impostos altíssimos.

Como foi possível observar a Noruega acaba sendo um país bastante curioso em vários aspectos, mas também extremamente exemplar para todos os outros países ao redor do mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.