CRC Conselho Regional de Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade é uma instituição existente em todos os estados da federação brasileira e que integram uma instituição maior que é o Conselho Nacional de Contabilidade, que tem, em conjunto, o objetivo de registrar e fiscalizar o exercício da profissão de contador.

Paraná

Paraná

História dos CRCs e do CRN e suas funções

Em 27 de maio de 1946 o Senhor Presidente da República Eurico Gaspar Dutra assinou o Decreto-lei nº 9.295 que criou o órgão colegiado que passou a representar a categoria regulamentando definitivamente a profissão de contador, fruto de um longo processo junto a sociedade e aos lideres políticos do pais, especialmente através do Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais fundado ainda em 1915. O sistema é formado pelo Conselho Nacional de Contabilidade – CRN ligado aos Conselhos Regionais de Contabilidade – CRC, radicados em todos os estados brasileiros. Aos CRCs cabe a função de proceder o registro de todos os profissionais, emitindo, depois de verificados todos os procedimentos formais, a carteira profissional que os habilita ao exercício da profissão. Cabe também ao CRC dos Estados brasileiros a fiscalização do exercício da profissão e a realização de programas para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento profissional dos contadores, além de promover cursos de atualização de acordo com a novas normas vigentes no país.

Conselho Regional de Contabilidade

Conselho Regional de Contabilidade

O contador e o mercado de trabalho

O contador é um profissional com formação acadêmica de bacharel em ciências contábeis, e as atribuições da categoria são definidas pela Resolução do Conselho nacional de Contabilidade, RCNC nº 560/83. O profissional com formação em ciências contábeis deverá ao sair da escola universitária estar capacitado para analisar, pesquisar e discernir sobre a rede de informações econômicas, financeiras e patrimonial de uma entidade, sempre utilizando de bom senso e parcimônia. Exige a capacidade de estar permanentemente se atualizando e estudando, pois a legislação que rege as transações fiscais, comerciais e tributárias estão constantemente sofrendo alterações. O mercado de trabalho para esta profissão é muito amplo e oferece inúmeras oportunidades de emprego na iniciativa privada e também na pública. Atualmente, qualquer empresa ou órgão público, seja de pequeno, médio ou grande porte, sempre precisará da figura do contador , seja como funcionário ou como profissional autônomo.

Minas Gerais

Minas Gerais

Possibilidades profissionais

O mercado globalizado de hoje exige que a qualificação do profissional em contabilidade avançada esteja apto a assumir novas responsabilidades, e é muito amplo o leque de possibilidades e áreas em que pode atuar. Algumas das possibilidades são como autônomo, empresário de contabilidade, auditor independente, auditor interno, consultor tributário, controller, auditor fiscal, perito contábil, membro de conselho fiscal, de administração e de comitês de auditoria, arbitro em câmaras especializadas, atuar na área acadêmica, membro em entidade de classe, e executivo, além de muitas outras opções, pois sua formação lhe dá uma ampla visão sobre o mercado financeiro e comercial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.