Cortar Espelho Com Tesoura

Fazer pequenas tarefas em casa ao invés de levar a um profissional saem mais baratas, e podem ser resolvidas de forma mais rápida. É por isso que muitas pessoas se atraem a fazer serviços um tanto quanto perigosos e que eles não tem muita experiência sozinhos. Cortar espelho é uma delas, alguns podem pensar que o mais sensato (e na verdade o mais correto mesmo) é se levar em um vidraceiro e pagar para que ele corte o espelho da forma que a pessoa deseje, já outros optam por tentar fazer em casa para agilizar o processo.

Para se cortar um espelho, mesmo que em casa, você não poderá usar objetos cortantes comuns que temos em casa, como facas, tesouras, estiletes, lâminas simples, esses objetos além de não concluírem o trabalho, poderão quebrar o espelho causando ferimentos em quem esta manuseando. Nesse texto vamos dar algumas dicas para tentar cortar o espelho em casa de forma mais segura, para se evitar ao máximo possíveis acidentes. É importante lembrar que se for um espelho muito grande, ou um serviço muito difícil de realizar, o mais recomendado é levar a um profissional para que não cause danos tanto ao espelho como na pessoa que estará tentando realizar o serviço em casa.

Como já foi citado acima há algumas vantagens em se cortar um espelho em casa, porém o método que deve ser utilizado não consiste exatamente em cortar, pois quando falamos cortar remete ao que fazemos com uma tesoura por exemplo, o método utilizado consiste em arranhar no local que deseja partir o espelho e depois quebra-lo, de forma que não cause estilhaços, ou seja de forma controlada.

Para fazer esse serviço será necessária uma toalha, álcool, uma régua de metal ou material mais resistente, fita métrica, acessórios de proteção como óculos e luvas de borracha, e o objeto principal é um cortador de vidro ou cortador de espelho, você deverá ter um local com luz adequada, e uma superfície reta para se realizar o trabalho. O cortador de vidro pode ser encontrado facilmente em lojas de artesanato (os modelos mais simples), e lojas de ferragens (modelos mais elaborados), o cortador de vidro é um cabo pequeno, com a ponta presa a uma lâmina circular de carbureto (essa lâmina é chamada de roda de corte) ou de aço. As rodas de corte podem ter diâmetros variados, sendo as de menor diâmetro as usadas para trabalhos mais detalhados, se você pretende fazer um corte simples,  a lâmina de aço pode servir, já que ela é bem mais barata que uma de carbureto, já para trabalhos onde são muitos cortes, ou vários espelhos, invista em uma lâmina mais cara. Os cortadores de vidros tem diversos tipos de cabos, e também de lâminas, umas sendo mais apropriadas para cortes circulares, outras para corte reto, por isso que quando for comprar esse item já se deve ter na cabeça o que deseja fazer com o espelho que irá cortar, para que o vendedor lhe ofereça o melhor tipo de cortador para o serviço.

O primeiro passo é colocar os utensílios de proteção, tanto as luvas de borracha quanto os óculos são indispensáveis, as luvas pois é com as mãos que será manuseado o espelho, podendo sofrer ferimentos graves, o óculos é necessário pois durante a quebra do espelho pode se voar pequenos estilhaços, podendo atingir os olhos. Após isso deve-se fazer a limpeza do espelho, a superfície deve ficar limpa de forma impecável pois qualquer grão de poeira pode atrapalhar podendo estragar todo o serviço. Despeje o álcool na toalha e passe por todo o espelho, depois seque com uma toalha de microfibra. Depois o espelho deve ser colocado numa superfície onde não escorregue, e seja confortável para se fazer o trabalho. A fita métrica serve para ajudar a marcar onde você deseja, você deve marcar os pontos com canetinha.

Cortando Espelho Com Tesoura

Cortando Espelho Com Tesoura

Depois dos pontos marcados, você irá pegar a régua de metal para ligar os pontos marcados anteriormente. Essa é uma etapa que exige bastante atenção, e disciplina. Você deve segurar a régua com bastante força para ligar os pontos, de forma que o traço fique extremamente reto (pode-se usar giz branco ou canetinha). Depois de marcado o traço você irá riscar, para isso segure o espelho de forma que não seja possível ele se mover, e passe o cortador de vidro com força e precisão, há maior probabilidade de ocorrer tudo bem se você traçar a ranhura de uma vez só, começando em uma borda e acabando na outra, toda a ranhura deve ser feita segurando também a régua de metal, para maior precisão. Se você estiver realizando a ranhura de forma correta, durante a traçagem irá ouvir um ruído agudo, a ausência desse som significa que você não está exercendo a pressão necessária, se você estiver exagerando nela, notará pequenas lascas se acumulando, tente então manter a mesma pressão durante todo o processo.

Há duas maneiras de se realizar a quebra, a primeira, e provavelmente a mais fácil, consiste em segurar com as duas mãos o espelho, e quebrar realmente na área riscada, ele irá se partir, deve-se apoiar um polegar em cada lado e pressionar em um movimento “para dentro”, causando assim a separação. se o espelho for grande demais para segurar com as duas mãos, você deve apoia-lo em uma mesa, colocando a parte que será cortada para fora da superfície, de forma que quando você exercer uma pequena pressão sobre a borda, ela se partirá. Uma outra solução é utilizar um alicate destacador, para usa-lo há algumas instruções, deve-se posiciona-lo de forma que ele faça com que quando pressionado separe as duas partes do espelho. Você também pode dar leves batidas na parte em que que se irá dividir, o que facilitará para que se parta.

Depois de quebrado o espelho deve ser lixado, para que as bordas não possam cortar causando acidentes. Deve-se então lixar o local que foi cortado. Para um resultado ainda melhor, aplique selante de vidro ou algum tipo de verniz transparente, também pode usar esmalte para unhas transparente para um resultado parecido. Esses materiais são facilmente encontrados em lojas de ferragens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.