Meso Ectomorfo

Biótipos

Existe uma teoria conhecida como “Biótipos corporais”, que também são conhecidas como somatótipos, onde por meio de estudos, suposições, hipóteses e especulações, foi solidificada uma ideia. Esses estudos foram feitos por um profissional fisiologista dos Estados Unidos, chamado William Herbert Sheldon, nos anos de 1940.

A ideia solidificada por esse profissional tornou possível com que a estrutura física e corpórea dos seres humanos fossem divididas em três principais tipos diferentes, sendo eles a endomorfia, a mesomorfia e a ectomorfia, sendo os dois últimos tipos, o assunto a ser abordado nesse artigo. Essa divisão feita pelas principais diferenças tonou as discussões a esse respeito muito mais ricas, e os novos estudos e trabalhos, bem mais fáceis.

Esses biótipos são definidos basicamente por questões físicas e genéticas, mas os fatores externos também exercem uma certa influencia, podendo modificar o estado inicial com o passar do tempo. Além disso, é válido deixar claro que as pessoas não podem ser restringidas a um único biótipo, mas sim a uma mistura deles, podendo um em específico se evidenciar mais.

Cada biótipo possui suas características principais, e elas serão tratadas abaixo. Uma breve exposição dos endomorfos – que são as pessoas que carregam as características endomorfas – é o fato de que eles são naturalmente pesados, e possuem maior facilidade em ganhar peso, além da maior propensão em adquirir massa gorda, do que massa magra. Como eles não são o foco desse artigo, não serão abordados muitos detalhes, mas em seguida serão apresentados os mesomorfos e os ectomorfos.

Características Dos Mesomorfos

A palavra “mesomorfo” é derivada do radical grego “mésos”, que representa “meio”, dando a entender que esse é o biótipo entre os dois extremos, ou seja, entre o endomorfismo e o ectomorfismo.

A mesomorfia é um biótipo considerado raro, e as principais características são o fato de o individuo mesomorfo possuir uma estrutura óssea larga e pesada, mas não tanto quando os endomorfos. Além disso, eles possuem geralmente a cintura mais fina e uma certa facilidade no ganho de massa magra, ainda que não possua um metabolismo muito rápido. Eles também tem uma tendência a não acumular gordura.

Biótipo Feminino - Mesomorfo

Biótipo Feminino – Mesomorfo

A dieta alimentar mais indicada para as pessoas que tem esse biótipo são as que contam com a ingestão média de carboidratos e gorduras, de modo que haja um bom fornecimento de energia. A quantidade de proteína a ser consumida é relativa, e deve ser estipulada de acordo com o objetivo e a genética da pessoa, a ingestão de água também é um fator bastante importante, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento muscular adequado.

Ectomorfos

Os indivíduos que possuem as características ectomorfas geralmente tendem a contar com um metabolismo mais acelerado e ter um apetite reduzido. Ele também possuem estrutura corporal e óssea menor, e menos massa e força.

As características acima costumam deixar as pessoas que visam ganhar massa magra desanimados para frequentar academia e realizar seus treinos, pois presumem que o crescimento muscular será muito lento, ou até mesmo impossível. Porém, ao se alinharem o treino e a alimentação de modo adequado, esse objetivo pode ser alcançado com todo o sucesso.

O mais indicado para os ectomorfos que visam o ganho de massa, é se adaptarem a registrar suas calorias, pois como eles sentem menos fome, podem acabar acreditando estar ingerindo a quantidade suficiente de calorias e no fim, pelo fato de o corpo já estar acostumado a fazer esse controle, eles acabam ingerindo uma quantidade calórica muito inferior.

Ao se desejar aumentar e potencializar a ingestão calórica, pode se tornar necessária alguma complementação, como shakes ou suplementos, por exemplo. Elas facilitam a ingestão ideal de calorias, mesmo quando não se tem a possibilidade ou vontade de se ingerir alimentos sólidos, além de ser uma boa opção para quando já se está saciado. Os melhores ingredientes para compor esses shakes são a pasta de amendoim, banana, leite de arroz, aveia, entre outras coisas.

Para os ectomorfos, também é indicada a redução de atividades aeróbicas, já que essas pessoas possuem um metabolismo mais acelerado, e essas atividade potencializam ainda mais esse fator, além de prezarem o gasto calórico, que não é indicado nesse caso. Se isso ocorre, os ectomorfos devem comer ainda mais, para suprir essas lacunas.

Exemplo de Dieta de Ectomorfos

Exemplo de Dieta de Ectomorfos

Os treinos que são indicados para esses indivíduos, ao contrário do que se pensa, não são aqueles totalmente pesados e quase insanos, esse podendo até causar o efeito indesejado, já que o organismo terá dificuldades para se recuperar totalmente desses treinos estressantes, o que só retarda o ganho de massa. Por outro lado, o que é mais indicado são os treinos mais leves e mais frequentes, que estimulam os músculos a se recuperarem totalmente, em pouco tempo.

É importante frisar que tanto a alimentação, quanto o treino na academia, deve ser acompanhada por profissionais, de modo a evitar quaisquer tipos de lesões, exageros ou prejuízos.

Um último fator ser adaptado – mas não menos importante – é o sono. É no momento do sono que o organismo se restitui e todas as partes do corpo se recupera, inclusive os músculos, tendões e ligamentos.  Nessa fase do dia, também acontece a liberação dos hormônios anabólicos. Tendo em vista o tamanho da importância do sono, é importante que os ectomorfos que desejam aumentar a massa muscular, se organizem para dormir pelo menos oito horas por noite, ou o mais perto disso, dentro das possibilidades. Um bom jeito de aproveitar o sono da melhor maneira possível, e potencializá-lo, é diminuir o uso dos celulares e das redes sociais ao se deitar, deixando o sono com maior qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.